Compartilhe com a sua turma:

Palavras e desenhos
Para os animais, os sentimentos, os objetos, os tipos de pessoas, enfim, para dar nome a tudo que existe neste mundo, sempre há uma ou mais palavras!
Nesse jogo infantil vamos associar corretamente as palavras ao desenho mostrado. Durante a partida ouça com atenção a pronúncia correta das palavras.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético e da ortografia |
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. |
Língua Portuguesa | 1º Ano 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Decodificação/Fluência de leitura |
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |

Dicas para o educador
(EF01LP08)
Trata-se de habilidade desenvolvida, progressivamente, pelo uso da linguagem em situações de leitura e escrita de textos diversos. À medida que os estudantes avançam na compreensão do sistema de escrita, vão realizando análises fonológicas cada vez mais ajustadas, tanto na palavra quanto na sílaba, até chegar ao fonema.
(EF12LP01)
A habilidade pode orientar a leitura de duas maneiras: a) quando se trata de alunos que estão em processo de construção do sistema, por meio da leitura colaborativa de textos conhecidos de memória, realizando ajuste do texto falado ao seu registro gráfico; b) quando se trata dos alunos que já compreenderam o sistema (o que pode ocorrer até o final do 2º ano), com precisão na decodificação.