Jogos educativos do 1º ao 5º ano de Língua Portuguesa - Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

ANO

Crianças pequenas

COMPONENTE

Artes integradas
Ciências
Vida e evolução
Terra e Universo
Matéria e energia
Brincadeiras e jogos
Ensino Religioso
Manifestações religiosas
Identidades e alteridades
Formas de representação e pensamento espacial
Conexões e escalas
O sujeito e seu lugar no mundo
Mundo do trabalho
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
As questões históricas relativas às migrações
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O lugar em que vive
A comunidade e seus registros
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Registros da história: linguagens e culturas
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Oralidade
Escrita (compartilhada e autônoma)
Grandezas e medidas
Geometria
Álgebra
11 resultados

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Competências específicas:

Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.

Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.

Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.

Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.