Carregando...
Carregando...
Compartilhe com a sua turma:
O professor Urso está com tudo pronto para o grande dia: o Desafio dos Antônimos! Com um sorriso largo e uma pilha de cartões coloridos, ele convida os pequenos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental a mergulharem no mundo fascinante dos opostos. A missão? Encontrar o antônimo perfeito para completar o quebra-cabeça linguístico. A atividade não é apenas divertida, mas também uma aventura educativa, ajudando os alunos a expandirem seu vocabulário e a pensarem de forma crítica.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação |
(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia). |
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação |
(EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-. |
(EF01LP15)
Esta habilidade prevê reconhecer relações de sinonímia e antonímia por comparação de palavras a partir de uma determinada relação. É importante que a relação seja apresentada em textos, para que o sentido das palavras seja apreendido na acepção adequada.
(EF02LP10)
Esta habilidade avança em relação à (EF01LP15), pois, por um lado, propõe analisar a diferença entre os sinônimos no que se refere ao contexto de uso; por outro, solicita formar o antônimo por prefixação definida. Essa tarefa supõe desconstruir a ideia de que os sentidos entre sinônimos são sempre idênticos. Além disso, apresenta ao aluno uma das possibilidades de formação do antônimo, a partir do acréscimo de um prefixo dado.