Compartilhe com a sua turma:
África Caça-Palavras
Vamos explorar, de forma lúdica, como a cultura africana está presente no nosso dia a dia. Palavras de origem africana, pratos deliciosos, ritmos cheios de ginga e danças marcantes aparecem escondidos no caça-palavras, convidando o jogador a descobrir a influência negra na linguagem, na culinária, na música e na dança do Brasil. Enquanto se divertem, os alunos ampliam o vocabulário, valorizam a cultura afro-brasileira e fortalecem o respeito à diversidade.
| Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
|---|---|---|---|---|
| Geografia | 4º Ano | O sujeito e seu lugar no mundo |
Território e diversidade cultural |
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. |
| Geografia | 4º Ano | O sujeito e seu lugar no mundo |
Processos migratórios no Brasil |
(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
| História | 4º Ano | As questões históricas relativas às migrações |
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960 |
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
| História | 5º Ano | Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social |
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas |
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. |

Dicas para o educador
(EF04GE01)
Esta habilidade consiste em que o aluno selecione, com os colegas e o professor, elementos das culturas indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc. que participam do cotidiano das famílias e da escola (como em hábitos ou comidas típicas, por exemplo), e que são parte da cultural local, regional e brasileira. Para isso, deve levantar as origens das famílias, de grupos sociais presentes no bairro de entorno da escola e os principais grupos formadores da cidade e de outras regiões, identificar os grupos constituintes da formação populacional do Brasil, relacionando-os aos fluxos migratórios, bem como reconhecer a contribuição que cada um trouxe para a cultura e para os hábitos e costumes locais.
(EF04GE02)
Descrever as migrações dos povos que ajudaram a formar a sociedade brasileira significa conhecer os fluxos populacionais migratórios dos grupos europeus, asiáticos, africanos e latino-americanos que vieram para o Brasil. A habilidade consiste em compreender a dinâmica interna de migração no Brasil, associando-a ao crescimento das cidades e à ocupação de novas fronteiras agrícolas.
(EF04HI10)
Esta habilidade consiste em apontar os fluxos migratórios para o Brasil ao longo da História (indígenas, portugueses, africanos, italianos, japoneses etc.) e explicar sua herança cultural para a sociedade brasileira (língua, valores, costumes etc.). Para esse grupo etário, basta que o aluno tenha uma visão histórica mais panorâmica da formação da sociedade brasileira, identificando os diversos fluxos migratórios, sua cronologia e os motivos da migração para o Brasil, reconhecendo, enfim, a multiplicidade étnica da sociedade.
(EF05HI04)
Com esta habilidade, deve-se entender o que é cidadania e relacioná-la com o respeito às diferenças sociais, culturais e aos direitos humanos. Deve-se compreender que a cidadania é a condição de quem vive em sociedade como participante dela (por isso, o cidadão tem direitos) e como membro que aceita as regras (por isso, tem deveres).





