Compartilhe com a sua turma:
Povos indígenas
Seja bem-vindo(a) à grande história dos povos originários do Brasil e das Américas: os povos indígenas!
Neste jogo educativo, você aprenderá tudo sobre a história, a cultura, a arte e as heranças ancestrais para a nossa sociedade. Explore o passado e, com isso, entenda o presente desses povos tão importantes para a nossa história. Ao entender sua jornada, temos mais respeito e consciência com nossos irmãos índios. Ao passar por todo o conteúdo, responda ao quizz.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
História | 5º Ano | Registros da história: linguagens e culturas |
As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias |
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. |
Dicas para o educador
(EF05HI07)
Esta habilidade consiste em perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social e que, por isso, podem ser ou não representativos de todos os grupos que compõem a sociedade. A habilidade é complexa, pois exige pensamento subjetivo para compreender a produção do conhecimento histórico. Para esse grupo etário, basta que o aluno perceba que a escrita (ou o documento escrito) não é a única fonte da História, e a reconstituição do passado dos diversos grupos que compõem a sociedade pode ser feita por meio de outros tipos de fontes, como relatos orais, lendas, rituais, formas de saber e fazer, objetos, fotos e construções.