Povos indígenas

Bem-vindos aos territórios dos povos originários do Brasil e das Américas!

Neste jogo interativo, alunos e professores percorrerão uma jornada incrível por suas histórias, culturas, conhecimentos e nossas heranças ancestrais, além de descobrir as consequências da colonização europeia sobre eles. Mas, o mais legal será explorar mundos misteriosos e conhecer o passado e o presente de diversos povos. Vamos aprender sobre seus costumes, suas expressões artísticas únicas e os desafios atuais para que estes povos, continuem existindo, com respeito e dignidade. E não se esqueçam: dia 19 de abril é o DIA DOS POVOS INDÍGENAS, uma data especial para honrar e refletir sobre a importância e o seu futuro.

E depois dessa jornada, testem seus conhecimentos no desafiante ‘QUIZ DOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL’. Boa sorte e divirtam-se aprendendo!

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

(EF05HI07)

Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

(EF05HI07)
Esta habilidade consiste em perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social e que, por isso, podem ser ou não representativos de todos os grupos que compõem a sociedade. A habilidade é complexa, pois exige pensamento subjetivo para compreender a produção do conhecimento histórico. Para esse grupo etário, basta que o aluno perceba que a escrita (ou o documento escrito) não é a única fonte da História, e a reconstituição do passado dos diversos grupos que compõem a sociedade pode ser feita por meio de outros tipos de fontes, como relatos orais, lendas, rituais, formas de saber e fazer, objetos, fotos e construções.