Jogos educativos do 1º ao 5º ano de Educação Física - Brincadeiras e jogos

Manifestações religiosas
Identidades e alteridades
Geografia
Formas de representação e pensamento espacial
Conexões e escalas
O sujeito e seu lugar no mundo
Mundo do trabalho
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
As questões históricas relativas às migrações
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O lugar em que vive
A comunidade e seus registros
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Registros da história: linguagens e culturas
Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Oralidade
Escrita (compartilhada e autônoma)
Matemática
Números
Grandezas e medidas
Geometria
Álgebra
3 resultados

Brincadeiras e jogos

Competências específicas:

Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.

Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.