Compartilhe com a sua turma:
Países da Copa Rússia 2018
A Copa do Mundo de Futebol FIFA 2018 foi um evento emocionante sediado pela Rússia, o maior país em extensão territorial do planeta, situado entre o Leste Europeu e a Ásia. A competição reuniu 32 países e ocorreu em 11 cidades russas, incluindo Moscou, Ecaterimburgo, Samara, Saransk, Cazã, Sochi, Kaliningrado, Volgogrado, São Petersburgo, Níji Novgorod e Rostov do Don. O mascote oficial da Copa foi o lobo Zabivaka, cujo nome em russo significa “aquele que marca gol”. Agora, que tal explorar os países participantes? Escolha um continente e descubra curiosidades incríveis sobre cada nação! Vamos lá, aperte o play! 🌍⚽🏆
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Educação Física | 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Brincadeiras e jogos |
Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana |
(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas. |
Dicas para o educador
(EF35EF03)
Descrever as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana pressupõe que os alunos devem se apropriar e saber utilizar os quatro tipos de linguagens propostas na habilidade: 1. Linguagem corporal: forma de comunicação não-verbal que abrange gestos, posturas, expressões faciais, movimentos do corpo, entre outros; 2. Linguagem oral: utilizando a fala e em presença de interlocutor;3. Linguagem escrita: na qual o contato com o interlocutor é indireto;4. Linguagem audiovisual: que utiliza as linguagens verbal, sonora e visual para transmitir uma mensagem. Explicar as características dessas práticas significa identificar quais as habilidades motoras e capacidades físicas necessárias, quais as regras, os materiais, os espaços ou o número de participantes, a fim de que tenham informações para planejar as modificações e adaptações às práticas para que todos participem. A importância dos jogos e brincadeiras como patrimônio histórico e como elemento de preservação das culturas estabelece relações com as aprendizagens prévias da habilidade (EF35EF01).