O Gato Preto e o passarinho preso

Oi, galerinha! Eu sou o Gato Preto mais sapeca que existe. Gosto muito de pular em cima das coisas e no telhado. De vez em quando, eu passeio à noite e fico encantado com a beleza da lua. Saio escondido para passear na rua. Não gosto muito de chuva. Fico muito arrepiado só de pensar em tomar uma chuvinha. Miauuuuuuuuuuuu!!! Gosto de mingau. Sou um bonito animal. Sou amigo do Gato de Botas. Ele é muito legal.

Quando vejo um passarinho, fico muito doido para comê-lo. Sou bem sapequinha. Às vezes, sou meio tímido, fico envergonhado, mas logo passa e corro atrás dos bichinhos de novo. Ufaaaaa!!! Escorrego e caio. Cabummmm!!!!! Uns acham que sou malvado. Porém, quem me conhece, sabe que sou apenas um animalzinho assustado e que gosta de muitooooooooooo carinho. Querem me conhecer melhor????!!!! Leiam a história “O Gato Preto e o Passarinho Preso”. Será que o gato tem mesmo Sete Vidas??!!!

Com ilustrações irreverentes e narrativa bem dinâmica, a obra literária em estudo leva a criança para um universo muito interessante, pois ela dialoga com a curiosidade natural das crianças. O humor, as imagens atraentes, as rimas, as onomatopeias, enfim, possibilitam ao leitor a aquisição de determinadas habilidades que irão culminar com a escrita mais precisa e comunicativa. O Gato Preto, personagem protagonista, rouba as cenas revelando suas descobertas e aventuras.

Para o autor, a leitura precisa ser divertida e prazerosa desde cedo para que as crianças sempre associem ler e conhecer a prazer. As obras literárias têm que aguçar a curiosidade das crianças e levá-las a imaginar e criar novos horizontes. O Gato de Botas surge na obra para contextualizá-la aos demais Contos de Fada. As rimas articuladas pela escrita e as sonoras também fazem parte dessa narrativa. As onomatopeias dão expressão à construção do texto e sentido aos sons que proporcionam vida às circunstâncias e personagens.

O professor de Literatura tem inúmeras possibilidades para aproveitar a obra em suas aulas, desde dramatização à declamação de poemas sobre o gato. Levar esse personagem para a sala de aula vai causar muito interesse na criançada. Seria bom sugerir que cada aluno leve a imagem de um gato para descrevê-lo. Montar um painel com as imagens seria muito sugestivo. Colocar música, durante uma aula de pintura enquanto os alunos desenham e pintam a imagem de um gato, com certeza, será um momento muito divertido. Seria muito bom deixar que as crianças ouçam a música “O Cravo brigou com a Rosa” para relacionarem ao trocadilho feito na narrativa e possam descobrir o humor que consiste nessa estratégia e brincadeira com a escrita.

O passarinho, preso na gaiola e alvo do gato, desperta a sensibilidade das crianças. O Gato Xadrez, a Vaca Amarela, o padre e os demais personagens vão enriquecendo o enredo da história, dando-lhe uma significativa movimentação. O leitor vai se encantando pelo contexto da história e soltando sua imaginação a cada cena.

O professor de Ciências pode propor uma pesquisa para os alunos levando-se em conta os animais e insetos que fazem parte dessa história mágica. Descobrir sobre a vida de um sapo ou grilo pode ser bem motivador para a garotada que tem curiosidade. O respeito pelos animais e sua preservação pode ser um tema excelente para despertar o senso de solidariedade e a empatia das crianças.

De acordo com a BNCC, as práticas digitais de leitura de textos literários aproximam os estudantes dos recursos tecnológicos da realidade virtual e os capacitam a compartilhar críticas e impressões com os demais leitores. Sendo assim, o professor precisa levar o mundo virtual às turmas e intensificar suas aulas com artifícios que promovam a aprendizagem.