A Caveira Clarapatus

A Caveira Clarapatus é uma história de fantasia e humor que conta as aventuras de Dorinha, uma menina que ganha de presente uma caveira falante. A caveira se chama Clarapatus e diz que era o guardião das florestas antes de ser amaldiçoada por uma bruxa. Dorinha e Clarapatus se tornam amigos e conhecem outras criaturas mágicas, como o vampiro Amadeu, o lobisomem Léo e a múmia Petra. Eles também descobrem que os enfeites da cozinha de Dorinha são animados e adoram brincar. Juntos, eles vivem situações divertidas, assustadoras e emocionantes, explorando o mundo da imaginação. A Caveira Clarapatus é uma história que fala sobre amizade, natureza e magia, escrita por Magali Queiroz e ilustrada por Jarbas Domingos. É uma história para crianças de todas as idades que gostam de se divertir e se emocionar com as palavras.

Professor, como toda obra literária, esta promove o pensamento crítico e desenvolve inúmeras habilidades. A partir da leitura da obra em destaque, a criança cria um cenário meio mágico em sua imaginação. Como na história tudo começa levando-se em conta uma brincadeira, sugerimos que na sala de aula seja criado um espacinho para a leitura da obra, discussão e brincadeiras também.

Que tal elaborar perguntas a respeito do livro em estudo ou atividades visando à escrita e também produção artística? A seguir, algumas dicas:

1. Quais são os personagens mais importantes da narrativa apresentada? Por quê?
  2. Há outros personagens que contribuem para o enredo da narrativa? Cite, pelo menos, três.
  3. Como se chama a autora do livro “A Caveira Clarapatus”? Quem criou as ilustrações dessa obra literária?
  4. Qual parte da história mais te agradou? Justifique sua resposta.
  5. A caveira se assustou quando a menininha convidou-a para brincar? Por quê?
  6. Quem era a Caveira Clarapatus antes de ser enfeitiçada pela bruxa?
  7. Quem é Amadeus e qual seu grande defeito?
  8. O que acontece com o Lobisomem Léo em dia de lua cheia?
  9. Quem é a Múmia Preta? Descreva-a detalhadamente e faça um desenho que a represente.
  10. Os amiguinhos de Clarapatus gostam de assustar crianças? Justifique sua resposta com um trecho do livro.
  11. Quais os enfeites de cozinha que também estavam na caixa de brinquedo? Quem se apresentou primeiro?
  12. Como se chama o galo? De que brincadeira ele queria brincar? Justifique sua resposta com um trecho do livro.
  13. Dorinha, como toda criança, tinha muita imaginação e montou um castelo. Como você acha que ficou esse castelo? Faça um desenho bem bonito para representar o castelo dela. Capriche!
  14. Dorinha enfeitou a Caveira Clarapatus. Deu-lhe um cavalo, um chapéu de cavaleiro e uma espada. Fez uma cabana com seu cobertor e chamou seus novos amiguinhos para brincar. Nossa, que legal! Imagine Dorinha com seus amigos debaixo da cabana e faça um cartaz bem criativo. Se quiser, poderá usar material sucata na confecção dos personagens, tinta, enfim, use sua criatividade e os recursos que tiver ao seu alcance.
  15. Após brincar na cabana com seus amiguinhos até anoitecer, Dorinha sentiu medo? Responda à pergunta registrando um trecho do livro.
  16. Ao acordar no dia seguinte, embora estivesse chovendo muito, Dorinha estava animada. Por quê?
  17. Você gostou da história “A Caveira Clarapatus” e recomenda-a às crianças que ainda não a leram? Justifique sua resposta produzindo um pequeno texto.
  18. O livro da Caveirinha Clarapatus nos faz pensar em um corpo humano. Afinal, antes de ser caveira, ela foi uma pessoa, um ser humano. Na sua opinião, quais os cuidados que devemos ter com o nosso corpo para obter uma vida mais saudável?