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Ficha pedagógica

O Gato Preto e o passarinho preso

O Gato Preto e o passarinho preso

Oi, galerinha! Eu sou o Gato Preto mais sapeca que existe. Gosto muito de pular em cima das coisas e no telhado. De vez em quando, eu passeio à noite e fico encantado com a beleza da lua. Saio escondido para passear na rua. Não gosto muito de chuva. Fico muito arrepiado só de pensar em tomar uma chuvinha. Miauuuuuuuuuuuu!!! Gosto de mingau. Sou um bonito animal. Sou amigo do Gato de Botas. Ele é muito legal.

Quando vejo um passarinho, fico muito doido para comê-lo. Sou bem sapequinha. Às vezes, sou meio tímido, fico envergonhado, mas logo passa e corro atrás dos bichinhos de novo. Ufaaaaa!!! Escorrego e caio. Cabummmm!!!!! Uns acham que sou malvado. Porém, quem me conhece, sabe que sou apenas um animalzinho assustado e que gosta de muitooooooooooo carinho. Querem me conhecer melhor????!!!! Leiam a história “O Gato Preto e o Passarinho Preso”. Será que o gato tem mesmo Sete Vidas??!!!

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Dicas para o educador

Com ilustrações irreverentes e narrativa bem dinâmica, a obra literária em estudo leva a criança para um universo muito interessante, pois ela dialoga com a curiosidade natural das crianças. O humor, as imagens atraentes, as rimas, as onomatopeias, enfim, possibilitam ao leitor a aquisição de determinadas habilidades que irão culminar com a escrita mais precisa e comunicativa. O Gato Preto, personagem protagonista, rouba as cenas revelando suas descobertas e aventuras.

Para o autor, a leitura precisa ser divertida e prazerosa desde cedo para que as crianças sempre associem ler e conhecer a prazer. As obras literárias têm que aguçar a curiosidade das crianças e levá-las a imaginar e criar novos horizontes. O Gato de Botas surge na obra para contextualizá-la aos demais Contos de Fada. As rimas articuladas pela escrita e as sonoras também fazem parte dessa narrativa. As onomatopeias dão expressão à construção do texto e sentido aos sons que proporcionam vida às circunstâncias e personagens.

O professor de Literatura tem inúmeras possibilidades para aproveitar a obra em suas aulas, desde dramatização à declamação de poemas sobre o gato. Levar esse personagem para a sala de aula vai causar muito interesse na criançada. Seria bom sugerir que cada aluno leve a imagem de um gato para descrevê-lo. Montar um painel com as imagens seria muito sugestivo. Colocar música, durante uma aula de pintura enquanto os alunos desenham e pintam a imagem de um gato, com certeza, será um momento muito divertido. Seria muito bom deixar que as crianças ouçam a música “O Cravo brigou com a Rosa” para relacionarem ao trocadilho feito na narrativa e possam descobrir o humor que consiste nessa estratégia e brincadeira com a escrita.

O passarinho, preso na gaiola e alvo do gato, desperta a sensibilidade das crianças. O Gato Xadrez, a Vaca Amarela, o padre e os demais personagens vão enriquecendo o enredo da história, dando-lhe uma significativa movimentação. O leitor vai se encantando pelo contexto da história e soltando sua imaginação a cada cena.

O professor de Ciências pode propor uma pesquisa para os alunos levando-se em conta os animais e insetos que fazem parte dessa história mágica. Descobrir sobre a vida de um sapo ou grilo pode ser bem motivador para a garotada que tem curiosidade. O respeito pelos animais e sua preservação pode ser um tema excelente para despertar o senso de solidariedade e a empatia das crianças.

De acordo com a BNCC, as práticas digitais de leitura de textos literários aproximam os estudantes dos recursos tecnológicos da realidade virtual e os capacitam a compartilhar críticas e impressões com os demais leitores. Sendo assim, o professor precisa levar o mundo virtual às turmas e intensificar suas aulas com artifícios que promovam a aprendizagem.

Objetivos para o aluno

Perceber a Literatura não só como arte da palavra, mas também como instrumento de interação social, meio de transmissão de cultura, dos conhecimentos e ensinamentos de certa comunidade;

Compreender e explorar características do texto em estudo;

Exercitar a escrita e oratória;

Evoluir na escola e no ambiente familiar;

Participar de projetos que favoreçam suas habilidades e competências;

Construir significados com relação ao texto literário lido tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Objetivos para o professor

Colocar as crianças em contato com as diferentes dimensões de linguagem;

Identificar atividades que desenvolvam a linguagem oral, socializando assim, as crianças;

Estimular o gosto da turma pelos textos literários;

Promover a aprendizagem através das práticas digitais de leitura;

Capacitar os alunos para serem leitor-fruidor (capaz de perceber a polissemia dos textos);

Criar o “Cantinho da Leitura” na sala de aula;

Ensinar o aluno a utilizar metáforas e onomatopeias para se expressar;

Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando o vocabulário e a organização de pensamentos;

Realizar projetos multidisciplinares que ajudem os alunos a compreender as relações entre as áreas de ensino.;

Criar conexões entre as áreas de conhecimento para estimular o corpo e a mente do aluno a elaborar soluções que sejam aplicáveis na vida real.

Sugestão de abordagem para o professor

Os professores têm uma grande aliada para desenvolver habilidades em seus alunos: a leitura. Não só o professor de Português precisa estimular nos educandos o gosto por leitura, mas todos os profissionais da educação. Uma das coisas que tem ajudado a deixar a Literatura ao alcance de mais alunos é o meio digital. Hoje é possível ler um livro por meio de aplicativos de celular e pagar valores muito menores quando comparados aos livros físicos. Além disso, é possível armazenar várias obras em um único dispositivo e carregá-las para qualquer lugar. O aluno pode ler uma historinha dentro do carro quando estiver viajando. Isso é fantástico! Por isso é muito importante estimular os alunos para a leitura virtual. As imagens colaboram também para a formação de leitores sensíveis e críticos. Propomos aqui um projeto multidisciplinar que tenha como foco a importância da leitura. É perceptível a evolução do aluno, tanto na escola quanto no ambiente familiar, no que diz respeito à autonomia, análise crítica e melhora da sua participação nas aulas quando introduzidos os projetos multidisciplinares.

O livro “O Gato Preto e o Passarinho Preso” vai possibilitar uma pesquisa com relação ao mundo animal, que pode ser efetivada na aula de Ciências. O professor de Matemática pode elaborar probleminhas e contas envolvendo o Gato e demais personagens. Os professores de Português, Redação e Literatura entram com as produções de textos verbais e não verbais. O professor de Teatro pode elaborar uma peça tendo o Gato Preto como protagonista e inserir outros personagens da obra, fazendo assim, uma adaptação. Caso achem interessante, vocês podem realizar uma festa à fantasia em que os alunos se caracterizem dos personagens da obra em estudo. Podem usar máscaras produzidas em uma oficina de arte. São muitas as estratégias para aproveitar a obra literária sugerida. Aqui estão algumas ideias. Esperamos que vocês as coloquem em prática!

Complementando o conteúdo

A Literatura lúdica é estimulante e faz com que a criança saia de uma rotina monótona e vivencie realidades que vão além das teorias e exercícios estruturais, por isso cabe aos professores a realização de projetos que possam facilitar o desenvolvimento intelectual e moral do aluno.

Caso em sua sala, professor, não tenha o “Cantinho da Leitura”, que tal proporcionar à turma? As crianças que terminarem as atividades podem escolher um livro ou gibi para ler sem incomodar os demais. Basta ter um espaço na sala onde se possa colocar um tapete, almofadas e uma caixa com livros. Peça aos alunos que doem livros os quais já leram. Esse pode ser um projeto excelente para estimular ainda mais para a leitura. Todos os professores poderão aproveitar esse cantinho, colocando na caixinha, livros relacionados aos conteúdos trabalhados.

A reprodução coletiva da história “O Gato Preto e o Passarinho Preso” pode ser uma estratégia muito interessante para situar as crianças dentro do contexto da narrativa. Nesse momento, é importante explicar para os alunos que é necessário respeitar a vez de cada um se expressar.