logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Unicórnio Mágico

Unicórnio Mágico

Chegou a hora de brincar com as cores em um mundo mágico, cheio de energias boas! Venha brincar de colorir com o Unicórnio mágico e encantado. Escolha as cores e deixe o desenho bem bonito, do jeito que você gostar. Aperte o play e vamos colorir juntos!

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Traços, sons, cores e formas
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Sabe-se que um “Conto de Fadas” é um tipo de história em que nos deparamos com personagens fantásticos do folclore, como dragões, fadas, reis, rainhas, princesas, príncipes, gigantes, gnomos, animais falantes, unicórnios ou bruxas. São histórias cheias de encantamentos. No jogo em estudo, temos o unicórnio como personagem central e à sua volta um mundo imaginário que toca a sensibilidade das crianças. É muito importante, para uma criança, sonhar com um mundo encantado e viajar no universo da leitura para a construção do conhecimento de forma lúdica. Os Contos de Fada constituem-se de narrativas curtas, cujas histórias giram em torno de uma temática central e cujo objetivo é transmitir conhecimentos e valores culturais de uma geração a outra.

Quanto à Literatura Infantil, os inúmeros contos contribuem com a prática pedagógica, no caso, estimulando para a imaginação, curiosidade, sensibilidade, fantasia, além de incentivar a criança a ser mais criativa e a entender seus sentimentos, entre eles, o medo. Ao colorir as imagens e deparar-se com o unicórnio, a criança perceberá o perfil desse personagem que a princípio gera um receio, mas é dócil e sensível ao mesmo tempo. Para ilustrar melhor a temática, o professor poderá contar outras histórias que têm relação com o mundo imaginário e motivar para a produção de textos verbais (predomina a escrita) e não verbais. Lembrando que os textos de linguagem não verbal são aqueles que utilizam outros elementos para construir sentido, como os sons, as cores, as formas, as imagens, etc. São exemplos de linguagem não verbal as placas de trânsito ou outras sinalizações, que, por meio de imagens, comunicam suas mensagens. No entanto, grande parte dos textos, possui linguagem mista, isto é, mais de um tipo de linguagem. Comumente, utilizam-se imagens como fotos ou ilustrações para contribuir no sentido de textos escritos. No jogo online em que o unicórnio se revela através das cores, há predominância do texto não verbal, mas a criança pode utilizá-lo para partir para a produção verbal ou mista. Fica a critério do educador aproveitá-lo em oficinas de produção de texto ou encenações.

Vale ressaltar que os jogos educativos online favorecem a formação global dos alunos e promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Eles propiciam a criatividade, o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a empatia, a capacidade de trabalhar em equipe. O Jogo online “Unicórnio Mágico” dá espaço para que várias atividades sejam realizadas na escola. Basta que os professores se disponham a realizar um projeto que aborde as disciplinas que estejam dentro da temática em estudo. Levar os alunos à Biblioteca da escola para pesquisar esse animal mitológico será bem interessante. Isso vai despertá-los para o jogo e atividades que serão desenvolvidas.

Objetivos para o aluno

Lidar com jogos online que desenvolvam suas habilidades e competências, motivando-o para um contexto imaginário;

Participar de eventos que envolvam mais de uma disciplina;

Concentrar-se em atividades que levem ao aprendizado de forma lúdica;

Interagir-se com colegas e família educativa a fim de torna-se um cidadão do bem;

Conhecer as diferentes linguagens e diferentes formas de expressão;

Ser protagonista de sua aprendizagem;

Expor oralmente o que aprendeu apoiando-se em diferentes recursos;

Criar novos registros a partir das várias leituras realizadas durante a pesquisa;

Contextualizar e problematizar a temática a ser investigada;

Dramatizar histórias infantis e explorar os diversos tipos de linguagem, como a plástica, corporal, musical e dramática;

Melhorar a expressão escrita e oral através da leitura de Contos de Fada.

Objetivos para o professor

Possibilitar aos alunos a produção de texto verbal e não verbal;

Desenvolver habilidades e competências dentro de um contexto imaginário e artístico que conduza para a produção textual;

Apresentar as características do texto que se manifestam de várias formas, com estruturas e linguagens diferentes, intenções, contextos, público-alvo e autoria variáveis;

Levar os alunos a experimentarem diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, encenações, etc);

Apresentar à turma o universo imaginário dos Contos de Fada, porém dando ênfase ao personagem do unicórnio;

Possibilitar a pesquisa em sala de aula no sentido de entregar ao estudante a possibilidade de tornar-se protagonista de sua aprendizagem;

Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa;

Promover o hábito da leitura, buscando transformar o aluno em um leitor assíduo e capaz de imprimir significados e sentidos a cada leitura;

Garantir uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;

Viabilizar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação através da leitura de Contos de Fada;

Realizar um projeto multidisciplinar e convidar os pais para participarem.

Sugestão de abordagem para o professor

Além do professor de Artes e Português, o de Ciências poderá aproveitar o jogo online para propor uma pesquisa sobre o chifre do unicórnio, pois ele tem poderes mágicos de acordo com a mitologia. Segundo Thomas Bulfinch, em seu livro A Idade da Fábula, os unicórnios eram um alvo e um problema para os caçadores, já que seu chifre era movido de acordo com a vontade do animal, funcionando como uma espécie de espada em sua defesa. Era no chifre que residia toda a sua força, servindo ainda como uma fonte de segurança ao animal.

O professor de Literatura poderá perguntar às crianças se elas gostariam de ter um chifre de unicórnio. Com certeza a resposta será sim. A partir daí, possibilitar a elas o poder de escolher um pedido para ser realizado pelo chifre do unicórnio. Será uma aula muito interessante. As crianças poderão escrever em um papelzinho esse pedido e depois ler para as outras. Será um momento de interação muito significativo. O professor tem que intermediar esse momento, sugerindo à turma, que peça coisas positivas, que estejam relacionadas a um mundo melhor ou aos sonhos e objetivos de cada um. Depois dessa dinâmica, que tal incentivar a garotada para criar o seu chifre encantado se utilizando de material reciclável? Poderá ser realizada uma exposição dos chifres encantados para enfeitar um cantinho da sala de aula.

Complementando o conteúdo

São inúmeras as possibilidades que levam à profundidade da temática em estudo. Os educadores poderão montar um projeto MULTIDISCIPLINAR. Os projetos multidisciplinares fazem parte de uma proposta pedagógica da escola que tem por objetivo ajudar o aluno a compreender as relações entre as áreas de ensino, favorecendo a máxima qualidade do aprendizado, bem como o desenvolvimento de suas habilidades. É possível realizá-lo a partir da Educação Infantil e concretizá-lo junto ao Fundamental I. Será um projeto para ser apresentado em um dia especial. O Unicórnio Mágico será o tema central do projeto e a magia vai predominar no dia das apresentações. Todas as produções e desenhos serão apresentados nesse dia. Os alunos podem produzir narrativas e poemas para serem declamados. Dentre as narrativas produzidas pelos educandos, uma poderá ser escolhida para uma peça de teatro. Ficam aqui boas dicas para transformar o espaço da escola em um ambiente prazeroso que favoreça o conhecimento. Um professor poderá se caracterizar com a fantasia de unicórnio para alegrar o ambiente no dia do evento. Os pais devem ser convidados para esse momento. A parceria entre a escola e os pais se faz fundamental para o sucesso do aprendizado e responsabilidade social.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br