Jogos educativos do 1º ao 5º ano de Arte - Artes integradas

Manifestações religiosas
Identidades e alteridades
Geografia
Formas de representação e pensamento espacial
Conexões e escalas
O sujeito e seu lugar no mundo
Mundo do trabalho
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
As questões históricas relativas às migrações
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O lugar em que vive
A comunidade e seus registros
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Registros da história: linguagens e culturas
Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Oralidade
Escrita (compartilhada e autônoma)
Matemática
Números
Grandezas e medidas
Geometria
Álgebra
12 resultados

Artes integradas

Competências específicas:

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.