Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Sistema Solar

Sistema Solar

Venha ser o comandante da nave Escola Games e viaje pelos 8 planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Seja cauteloso e guie a nave pelo Sistema Solar para conhecer mais sobre cada um dos planetas.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Geografia

Ciências

Tema

Sistema solar

Série

3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano

Idade

08 a 12 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer o Sistema Solar;
  • Nomear os planetas que fazem parte do Sistema solar;
  • Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia;
  • Conhecer as características dos planetas do Sistema Solar, comparando-as com a Terra;
  • Identificar os planetas que compõem o sistema solar e suas características;
  • Evidenciar a amplitude e complexidade do universo;
  • Desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Levar os alunos a refletir sobre o cuidado e preservação do nosso planeta, já que este é o único lugar do Sistema Solar possível para abrigar vida;
  • Fazer com que os alunos compreendam o que é sistema solar, sua formação e demais características;
  • Complementar o estudo sobre Sistema solar apresentando aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;
  • Trabalhar habilidades motoras (controlar a nave espacial utilizando o teclado);

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. No caso do trabalho em duplas, as crianças deverão se revezar para comandar a nave espacial.

Durante o jogo, entregue aos alunos uma folha para que registrem as principais informações sobre cada planeta. Os colegas deverão trocar ideias e escolher a melhor forma de registrar essas informações sem fazer a simples cópia do conteúdo na tela. Use este registro para outras atividades em sala.

(Sugestão 2) Proponha um quiz com as perguntas a seguir. Você também pode montar a brincadeira de “passa ou repassa” formando times. Ainda com as perguntas você fazer a brincadeira do Sistema Solar estourado, colocando uma pergunta em cada balão. Cada aluno deverá estourar um balão e responder à pergunta correspondente.

• Quantos planetas formam o nosso sistema solar?

• Escreva o nome de três outros corpos celestes que compõem o sistema solar, além dos oito planetas:

• Qual é o planeta que está mais próximo do sol?

• Podemos perceber a presença do planeta Vênus à noite, ao olhar para o céu? Como ele se apresenta?

• Como também é conhecido o planeta Netuno?

• Quantos satélites Urano tem ao seu redor?

• Qual é o nome do planeta que está mais distante do sol?

• Qual era o planeta considerado mais distante do sol, chamado também de Planeta Anão?

• Qual é o menor planeta do sistema solar?

• Qual é o nome do planeta em que vivemos?

• Qual o planeta que possui algumas semelhanças com a terra? Por que?

• Do que é composto o planeta Júpiter?

• Qual é o planeta com o maior número de satélites?

(Sugestão 3) Montagem de maquetes do sistema solar, utilizando bolinhas de isopor, tinta guache, glitter e caixa de papelão.

(Sugestão 4) Utilizando uma bola de isopor e uma lanterna apresente aos alunos as fases da Lua.

(Sugestão 5) Montar caça-palavras com os planetas e outros componentes do Sistema Solar.

(Sugestão 6) NEBULOSA NO POTE: Materiais: 1 pote ou garrafa de vidro, Água, Anilina, suco em pó ou outro corante, Glitter, Algodão. Como fazer: Encha o pote ou garrafa com água até metade, coloque a anilina, pó do suco ou o corante e mexa. Coloque um pedaço de algodão e aperte para absorver. Jogue o glitter, feche o pote ou a garrafa e agite bem, até tudo ficar misturado. Coloque mais algodão e jogue corante de outra cor que escolher. Preencha o restante com água, feche e agite.

(Sugestão 7) LANTERNA DE ESTRELAS. Materiais: lanterna, tesoura, cartolina, lápis e furador ou objeto pontiagudo. Como fazer: Pesquise na internet constelações e imprima o arquivo (as imagens das constelações deve conter apenas pontos e não desenhos). Faça o molde das estrelas na cartolina e amarre em frente a luz da lanterna. Em seguida posicione o lanterna em ambiente escuro e você verá a constelação.

(Sugestão 8) Fabricar um quebra-cabeça utilizando as imagens dos planetas e outros objetos do sistema solar, como satélites, asteroides, cometas.

(Sugestão 9) Convidar os alunos e distribuir uma imagem de cada um dos planetas do Sistema Solar, bem como imagens do planeta anão Plutão, da Lua e outros astros. Convidar os alunos a colocarem-se em diferentes pontos da sala de aula, cada um segurando a imagem de um destes astros. Reservar para si a imagem do Sol. Sempre que mencionar o nome de um astro, os restantes alunos da turma deverão juntar-se à volta do colega que segura na mão essa imagem.

(Sugestão 10) Utilizando tinta guache solicite que os alunos façam pinturas dos planetas e astros do Sistema Solar.

(Sugestão 11) Solicitar que os alunos pesquisem uma curiosidade sobre o Sistema Solar. Ao terminar a pesquisa promova a socialização entre os alunos e sua busca levantada.

(Sugestão 12) Elaboração de um minidicionário astronômico. Peça para os alunos pesquisarem o significado, definição e características dos astros (listar o maior número possível). Em seguida, reúna esse material e juntamente com os alunos faça a confecção de um minidicionário. Para deixar o trabalho ainda mais bonito, faça um dicionário ilustrado com fotografias ou pinturas dos próprios alunos.

(Sugestão 13) Contar lendas, mitos e teorias sobre o Universo.

Complementando o conteúdo

O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol.

O sol é a estrela mais próxima da Terra.

As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz.

Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui, que até Agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão.

Os planetas menores e mais próximos do sol são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas maiores e mais distantes do sol são planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. É isto mesmo são planetas que são formados basicamente por hidrogênio e hélio!

Com exceção da Terra todos os planetas têm nomes de deuses da mitologia grega e romana.

Fonte de pesquisa: http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-solar.html

Abaixo segue o link de 5 protocolos experimentais para o desenvolvimento de atividades práticas sobre o Sistema Solar.

https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/os_planetas_5814855815d713.pdf

https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/20171214135425_dimensoes_da_terra_e_da_lua_3898670195c4b1.pdf

https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/onde_cabem_os_planetas_4983157325d713.pdf

https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/qual_e_a_influencia_do_sol_10721226195d70.pdf

https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/sol_terra_lua_outros_4264392785d713.pdf

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/