Ficha para o professor
Quando uma lâmpada queima para onde ela vai?
Você sabia que este objeto pode poluir o meio ambiente?
Venha descobrir mais sobre elas e seja um agente ambiental.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
Tema
reciclagem
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar a montagem de lixeiras de coleta seletiva para a sala de aula.
(Sugestão 2) Montar um cartaz com a classificação dos resíduos sólidos.
(Sugestão 3) Fazer uma pesquisa sobre o tempo de decomposição dos principais resíduos sólidos encontrados no descarte doméstico.
(Sugestão 4) Leitura do Livro Escola Games “Amigos do Meio Ambiente
Disponível em: https://www.escolagames.com.br/livros/amigosDoMeioAmbiente/
(Sugestão 5) Fazer uma roda com os alunos e abordar as questões norteadoras a seguir:
1. O que fazemos com o nosso lixo?
2. Qual o impacto causado pelo lixo?
3. Quais os meios de destinação do lixo?
4. Por que devemos pensar antes de comprar algo?
5. Qual a diferença de lixo e resíduos sólidos?
6. O que é lixo orgânico?
7. O que pode ser produzido a partir do lixo orgânico?
8. Qual é o material utilizado na fabricação do vidro?
9. O que podemos evitar com a reciclagem do papel?
10. Quantos anos o plástico leva para desaparecer completamente do meio ambiente?
11. Como se chama a ação de separar os diferentes resíduos e enviar para serem reciclados?
12. Quais as diferenças entre lixo e resíduo?
13. Qual a cor da lixeira onde descartamos os resíduos de metal?
14. Quais os recipientes de plástico que podemos descartar nas lixeiras vermelhas?
15. Quais os benefícios da Coleta Seletiva?
(Sugestão 6) Abordar com os alunos os que são os 7R’s.
(Sugestão 7) Montar uma oficina com brinquedos e outros objetos construídos com papel, papelão, PET e etc.
(Sugestão 8) Realizar uma sessão de cinema com o filme: “Lorax: Em busca da Trúfula perdida”. Em seguida, fazer a discussão com os alunos. Você ainda pode solicitar que os alunos elaboram um desenho ou uma história em quadrinho.
(Sugestão 9) Organizar um grupo na sala de aula (Agentes Ambientais), cuja responsabilidade é fiscalizar o descarte incorreto dos resíduos sólidos, além disso, pode ser observados vazamentos, desperdício, entre outros. É interessante que seja feito crachás e identificações para os alunos. Faça o revezamento dos grupos a cada 15 dias
(Sugestão 10) Trabalhe com os alunos os demais jogos Escola Games que trabalham com esse viés ambiental.
Complementando o conteúdo
O objetivo dos R’s da sustentabilidade era a criação de soluções ambientais, já que a sociedade se mostrava altamente consumidora, produtora de grande quantidade de lixo e não fazia a destinação correta dos resíduos.
Os 3 R’s foram os primeiros a serem abordados nessa perspectiva ambiental. E eles significam: reciclar, reutilizar e reduzir.
Com o tempo percebemos que poderíamos ir além e 2 R’s foram acrescentados: Reaproveitar e o Repensar.
Atualmente ampliamos ainda mais esses cuidados com o meio ambiente e com isso acrescentamos mais 2 R’s. Totalizando 7.
Repensar
Respeitar
Responsabilizar
Recusar
Reduzir
Reaproveitar
Reciclar
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
MATEMÁTICA
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
CIÊNCIAS
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/oCaminhoDaLampada/