logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Missão Planeta Água

Missão Planeta Água

Imagine que você é um super herói e hoje a sua missão é acabar com o mau uso da água. Complete todas as fases e ajude a salvar o planeta!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Ciências
5º Ano
Matéria e energia

Propriedades físicas dos materiais

Ciclo hidrológico

Consumo consciente

Reciclagem

(EF05CI04)

Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da água, apesar do tema ser abordado sempre nesta data é importante que o trabalho sobre esse recurso seja constante. Proponha aos alunos atividades diferenciadas para que eles se sintam estimulados e sensibilizados sobre o assunto. Promova debates, palestras com profissionais da área e façam dos alunos disseminadores de sustentabilidade. Você pode iniciar o trabalho com esse jogo e em seguida desenvolver as diversas atividades que serão propostas aqui. Este jogo além de trazer um quiz com diversas perguntas importantes sobre a água, o jogo exigirá do participante raciocínio para resolver os problemas de vazamento de água pela cidade.

Objetivos para o aluno

Conscientizar sobre o consumo de água e da necessidade de preservar esse bem;

Aprender como economizar água no dia a dia;

Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido;

Avaliar a importância da água potável para o consumo humano;

Entender as propriedades da água;

Compreender os processos e etapas envolvidos no tratamento de água;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;

Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;

Objetivos para o professor

Produzir soluções sustentáveis de forma colaborativa;

Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água;

Conscientizar os alunos quanto ao uso sustentável e inteligente da água;

Promover discussões coletivas;

Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Promover uma roda de conversa e abordar as questões a seguir:

  1. Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?

  2. Como está a situação da água em nosso planeta?

  3. A água pode ser encontrada em quais estados?

  4. Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?

  5. É possível consumir a água dos oceanos?

  6. A água é importante? Por quê?

  7. De onde vem a água?

  8. A água pode acabar? O que aconteceria?

  9. É preciso economizar água? De que forma?

(Sugestão 2) As turmas podem iniciar esta aula assistindo a um filme que fala sobre a importância da água. Veja abaixo algumas das nossas recomendações:

  1. Acquaria (2013 – 1h43min)

  2. Wall-e (2018 – 1h43min)

(Sugestão 3) Trabalhar com os alunos poemas sobre a água, em seguida peça para eles construírem o seu poema. Segue algumas sugestões de poema.

  1. A água – Manuel Maria Barbosa du Bocage

  2. Os rios – João Cabral de Melo Neto

  3. Lição sobre a água – António Gedeão

  4. A falta d’água no mundo – João Batista Melo

(Sugestão 4) Trabalhar com os alunos as cartilhas a seguir. Peça para que os alunos façam uma leitura detalhada e posteriormente proponha desenhos e criação de narrativas sobre o documento.

https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/06/uma-aventura-para-ajudar-o-planeta/

http://www.governocidadao.rn.gov.br/smiv3/site/conteudos/midias/b02c0f7b450a8bc529879a5e5c322e83.pdf

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/AP/Anexos/Sebrae_Cartilha2ed_Gestao_Agua.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualidade_agua_consumo_humano_cartilha_promocao.pdf

http://brasildasaguas.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2013/05/CARTILHA-AGUA-CVRD.pdf

(Sugestão 5) Sugerir que os alunos construam materiais impressos propondo soluções para reaproveitamento da água. Peça para que eles divulguem o material produzido em toda a escola.

(Sugestão 6) Apresentar e discutir com os alunos o ciclo da água. Propor a montagem de um esquema ou maquete mostrando esse processo.

Complementando o conteúdo

Dados importantes sobre a água que podem ser usados em debates em sala de aula. Esses temas irão auxiliar na percepção sobre a utilização da água de forma prudente e racional.

  • Um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não têm acesso a água potável;

  • 40% dos habitantes do planeta (2.9 bilhões – a estimativa da população em 2013 foi de 7.3 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;

  • Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes;

  • Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

  • A agricultura, incluindo irrigação, pecuária e aquicultura, consome 69% da retirada anual de água em todo o mundo, já a indústria 19% e as residências particulares 12%.

  • Mais de 80% das águas residuais em todo o globo retornam ao meio ambiente sem tratamento. Por isso, diversas doenças relacionadas à água, sobretudo a cólera e a esquistossomose, permanecem sendo difundidas em muitos países em desenvolvimento.

Fonte: http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua/

Acesso em: 04/03/2021

Sugerimos também como material de apoio o documento a seguir:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cartilha_estudante.pdf