Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Meu Arraial
Prepare-se para muita diversão na roça com esta atividade supercolorida e criativa! Em "Meu Arraial", a criança pode montar o seu próprio arraial junino do jeitinho que quiser! São ícones animados, desenhos típicos, letras, números e muito mais para personalizar bandeirinhas, barracas, fogueiras, comidas e personagens.
Enquanto brinca e solta a imaginação, a criança desenvolve habilidades artísticas, coordenação motora e criatividade — tudo isso no clima alegre dessa festa tão especial.
🪗🌽🎈 Viva São João! Monte, brinque e celebre com o seu arraial dos sonhos!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Artes integradas |
Arte e tecnologia |
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. |

Dicas para o educador
Educador, nós, do canal da “Escola Games”, realizamos jogos com o intuito de estimular nossas crianças para criarem suas próprias artes e desenvolverem suas habilidades artísticas. Seguimos, sempre que possível, os parâmetros estabelecidos pela BNCC.
A BNCC propõe aos educadores um trabalho, na sala de aula, que estimule nossas crianças a elaborarem sua própria arte a fim de colocar em prática suas ideias, sentimentos e percepção de mundo. Ela incentiva para uma aprendizagem com culturas visuais e ferramentas tecnológicas. Sendo assim, preparamos um game supercriativo e dinâmico para as crianças do 1º ao 5º ano criarem um arraial bem representativo, com ícones animados, desenhos típicos de festa junina, letras, números e muito mais para personalizar bandeirinhas, barracas, fogueiras, comidas e personagens característicos. Será um sucesso essa atividade artística se utilizando de recursos digitais!
O game “Meu Arraial” possibilita à criança vivenciar a tradicional “Festa Junina” e também desenvolver sua criatividade, sua coordenação motora e noção espacial. Esse será um excelente momento didático para compartilhar com outras crianças a produção artística e socializar-se. O clima do game é de festa e alegria. Viva São João!
Os games facilitam a aprendizagem dos conteúdos educativos e contribuem para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Eles desafiam a mente das crianças e favorecem a memória. São inúmeros os benefícios visando ao mundo dos jogos online. Além de possibilitarem o entretenimento, os games colaboram para o desenvolvimento psicomotor infantojuvenil.
Objetivos para o aluno:
- Utilizar as habilidades artísticas para criar uma arte no game do canal que represente um arraial, uma linda festa junina;
- Identificar formas, números e letras disponíveis em várias cores e tamanhos no game para incrementar o desenho “Meu Arraial”;
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística;
- Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;
- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
- Realizar trabalhos manuais para expressar a criatividade e produzir artes espontâneas;
- Interpretar canções e poemas que retratam a nossa cultura, em especial, a festa junina;
- Reproduzir em cartolina o “Meu Arraial” elaborado no game em estudo;
- Socializar-se com os coleguinhas através de dinâmicas, aprender os conteúdos e ao mesmo tempo desenvolver laços afetivos.
Objetivos para o professor:
- Motivar para a execução de um game com espaço próprio para a criança criar com as ferramentas digitais seu próprio arraial;
- Possibilitar às crianças aprenderem através das competências digitais e saírem das aulas maçantes;
- Aprofundar a aprendizagem através da conexão entre diferentes conteúdos e áreas do conhecimento;
- Preparar atividades que desenvolvam a atenção e favoreçam a memória visual;
- Trabalhar os temas relativos às festas juninas através de atividades visando à movimentação;
- Estimular a localização espacial e agilidade mental;
- Estimular a autoestima e a autoconfiança das crianças na hora de criarem suas artes;
- Promover a socialização e o entretenimento das crianças;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças através de atividades lúdicas;
- Desenvolver habilidades motoras através de atividades que envolvam danças e movimentos típicos;
- Expor os trabalhos artísticos das crianças do 1º ao 5º ano;
- Trabalhar com textos poéticos sobre a temática em estudo;
- Criar um projeto interdisciplinar visando à valorização da arte e ampliação da linguagem;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
São muitas as sugestões para que os educadores abordem a temática nas atividades em aulas teóricas e principalmente práticas. As crianças menores gostam mais de dancinhas, poemas e trabalhos manuais. Pensamos em uma oficina de arte em que as crianças das séries iniciais possam confeccionar os personagens folclóricos e juninos com massinha. Tem até receita de massinha caseira: 1 xícara de sal, 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e meia de água, 3 colheres de sopa de óleo. Para colorir e dar mais vida à massinha caseira para crianças, professor, você deve usar corantes alimentícios (em gel ou em pó), suco em pó, ou até mesmo tinta guache, mas somente se a criança não tiver o hábito de colocar a massinha na boca. O corante alimentício é a melhor opção, pois é atóxico e adequado para o contato com alimentos. Para que a massinha seja conservada e dure mais tempo, educador, guarde-a em potes com tampa ou em sacos plásticos bem fechados, principalmente, na geladeira.
O espaço para a realização dessa atividade prática precisa ser o melhor e mais agradável lugar da escola, pois as crianças têm que ficar à vontade e precisam de materiais variados para criarem sua arte, como: palito de picolé, tampinhas, botões de roupas, colheres, potinhos etc. Após a produção com massinha da arte temática, vamos propor uma bela exposição dos trabalhinhos para apreciação da “Comunidade Educativa”. Pode ser na hora do recreio ou no pátio, professor, quando os alunos forem para casa, pois os pais poderão visualizar os trabalhos artísticos de suas crianças.
Para realizar com as crianças maiores uma aula prática também, gostaríamos de propor uma produção de arte com material reciclável. Os alunos vão confeccionar os personagens juninos se utilizando de material sucata, como caixinhas de papelão ou de leite, palitos de sorvete, latinhas, tampinhas ou botões, pedacinhos de papel colorido ou de tecido, garrafa pet, rótulos etc.
Ao transformar materiais simples em personagens, as crianças aprendem a usar a imaginação e a criatividade para dar vida aos próprios projetos. Ao usarem material sucata, as crianças aprendem sobre reciclagem e reutilização. Nesse tipo de aula, os alunos também vão reconhecer a importância com relação à preservação do meio ambiente. O professor de Ciências, caso tenha disponibilidade, deverá dar uma aula sobre o assunto e ajudar a desenvolver a proposta artística, ou seja, ele fará uma parceria com o educador de Artes. Juntos vão dar oportunidades às crianças de assimilarem conhecimentos e colocá-los em prática.
Educador, ao invés de ensinar os conteúdos de forma isolada, o trabalho integrado visa às relações entre as disciplinas a fim de estimular a percepção e compreensão das crianças.
Complementando o conteúdo
Para complementar o estudo sobre a tradicional “Festa Junina”, vamos sugerir ao professor de “Artes” uma atividade visando à confecção de cartazes. O desafio será desenhar em uma cartolina o arraial criado no game do canal. Será uma arte que vai retratar o desenho feito pela criança no jogo online. Essa atividade pode ser adaptada para as crianças de todas as séries, do 1º ao 5º ano. Ao final desse trabalho, cabe ao professor realizar uma exposição das artes. As crianças maiores poderão utilizar “tinta” em seu desenho, uma vez que são mais maduras e conscientes. Para as crianças menores, educador, que tal trabalhar com recortes e papel crepom ou camurça? O papel camurça tem uma superfície aveludada e as crianças adoram.
As crianças precisarão de uma cartolina ou papel cartão. Além de tesoura, cola, pincel atômico, canetinhas, tinta, lápis comum e de colorir, borracha, régua etc. Os materiais devem ser solicitados com antecedência. O ideal é mandar um bilhete para os pais ou um recadinho na agenda, educador, pedindo-lhes que auxiliem seus filhos quanto à organização do material a ser usado na aula de produção artística.
Para essa aula ser um sucesso, o professor precisa organizar o espaço no qual as crianças vão trabalhar e criar sua arte. Uma música de “Festa Junina” será necessária para tornar o ambiente mais agradável e característico. Para que não ocorra indisciplina, é fundamental fazer uma “Roda de Conversa” com os alunos e passar as orientações necessárias.
O professor de Língua Portuguesa, após exposição dos cartazes, vai motivar suas crianças para uma produção de texto poético sobre “Festa Junina”. O desenho do game e da cartolina será a motivação maior para a produção do texto, mas sugerimos que o educador mostre às crianças outros desenhos e imagens dessa festa popular tão cativante. Ao ter contato com poemas e seus jogos de palavras, professor, o educando vai aos poucos ampliando a forma como vê o mundo e tudo à sua volta, tornando-se uma criança mais crítica e autoconfiante. As rimas e as poesias, além de serem deliciosas, apresentam inúmeras vantagens para as crianças desde que entram no Infantil, porque os poemas desenvolvem a linguagem oral e escrita, a memória, o vocabulário, o repertório e os vínculos afetivos.
O professor de “Artes” e o de “Linguagem”, ao se reunirem, com critério e muita criatividade, vão criar um projeto interdisciplinar. Aqui constam algumas sugestões didáticas, porém cabe aos mesmos enriquecer o planejamento, levando-se em conta, principalmente, o perfil de cada turma. A ideia é sempre contextualizar o “Meu Arraial” do jogo online. Dar mais vida ao desenho elaborado durante a atividade com o game em estudo. Para encerrar as atividades, as crianças maiores podem declamar os poemas em uma noite especial denominada “Noite de Luau Junino”. As crianças vão usar roupas características de “Festa Junina”, declamar seus poemas e outros textos de autores renomados.
Já as crianças menores, sugerimos uma festinha junina com direito às dancinhas e comidas típicas. Os educadores podem montar um palco ornamentado com personagens e elementos próprios das festas juninas para as crianças dramatizarem seus poeminhas.
As Artes Integradas são uma ótima novidade da BNCC. A intenção é fazer com que a criança “explore as relações entre as diferentes linguagens e suas práticas, permitindo que em uma mesma proposta as corporalidades, visualidades, musicalidades, espacialidades e teatralidades estejam presentes de maneira concomitante”.