logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Memo Água

Memo Água

Você sabia que mais da metade do nosso corpo é feito de água?

Sim, é isso mesmo. Esse importante recurso natural é indispensável para a nossa vida no Planeta Terra. Vamos brincar de jogo da memória nessa atividade e aprender tudo sobre a água!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Ciências
5º Ano
Matéria e energia

Propriedades físicas dos materiais

Ciclo hidrológico

Consumo consciente

Reciclagem

(EF05CI04)

Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O Memo água foi elaborado com o objetivo de mostrar os diversos usos da água, sua importância e, onde ela é encontrada. Além disso, o jogo apresenta conceitos e definições importantes para a compreensão e estudo em Educação Ambiental.

O jogador quando encontra a imagens correspondentes recebe um pequeno texto com informações essenciais para o desenvolvimento de atividades relacionadas a água.

Oriente que os alunos façam observações e anotações sobre os tópicos apresentados no jogo.

Objetivos para o aluno

Entender os diversos usos da água;

Compreender que a água faz parte de tudo que nos rodeia;

Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;

Compreender a influência do ser humano nos diversos usos da água;

Avaliar a importância da água potável para o consumo humano;

Reconhecer a água como fonte de energia;

Compreender de que maneira o homem polui a água nas reservas naturais, assim como seu papel na preservação desse bem;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;

Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;

Objetivos para o professor

Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água;

Promover discussões coletivas;

Promover reflexões acerca da importância da água;

Apresentar aos alunos os usos da água;

Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Promover uma roda de conversa e abordar as questões a seguir:

  1. Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?

  2. Como está a situação da água em nosso planeta?

  3. A água pode ser encontrada em quais estados?

  4. Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?

  5. É possível consumir a água dos oceanos?

  6. A água é importante? Por quê?

  7. De onde vem a água?

  8. A água pode acabar? O que aconteceria?

  9. É preciso economizar água? De que forma?

(Sugestão 2) Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.

(Sugestão 3) Elaborar um gráfico de pizza contendo os dados de porcentagem da distribuição de água no planeta Terra.

(Sugestão 4) Analisar a importância da água para a vida, trabalhando com o vídeo da música “Planeta Água” (Guilherme Arantes) e analisar a letra.

(Sugestão 5) Apresentar aos alunos o vídeo a seguir, em seguida promover um debate ou a construção de cartazes.

https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis&t=1s&ab_channel=anagovbr

(Sugestão 6) Propor a construção de uma maquete apresentando as etapas de tratamento de água.

(Sugestão 7) Construir um mural na escola com os alunos da turma e apresentar a importância da conscientização da escola sobre o assunto. Se preferir imprima o infográfico a seguir.

https://www.behance.net/gallery/32638365/Infografico-Consumo-de-Agua-Petrobras

Complementando o conteúdo

Ao apresentar a quantidade de água presente no planeta Terra muitos alunos se perguntarão como a água pode acabar se mais de 70% do planeta é água. Após explicar que apenas uma parcela muito pequena dessa água é potável você também pode mostrar algum vídeo ou infográfico sobre o processo de dessalinização da água, explicando para os alunos as vantagens e desvantagens desse processo.

É necessário explicar também o ciclo da água para que os alunos possam compreender que a água não desaparece, ou seja, ela não acaba. O que vai acontecer é a qualidade da água ser reduzida cada vez mais até não conseguir ser tratada ou retornar para os lenções freáticos potável novamente.

Sugerimos os materiais a seguir para consulta do assunto.

https://www.behance.net/gallery/32638365/Infografico-Consumo-de-Agua-Petrobras

https://www.youtube.com/watch?v=4omXADhYmb0&ab_channel=BandJornalismo