Jogo dos 5 erros

Ei, você é atencioso? É bom para prestar atenção nos pequenos detalhes? Então esse jogo é perfeito para você! Vamos brincar de Jogo dos 5 erros. Você verá duas imagens na tela e terá de descobrir 5 diferenças entre elas. É preciso foco e dedicação. Vamos nessa?

Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Este é mais um jogo desenvolvido pelo Escola Games que integra diversas a área de ciências exatas, fomentando a capacidade de concentração, memorização e coordenação motora. Os jogos dos 7 erros aplicados em sala de aula ajudam a desenvolver a capacidade de raciocínio do aluno. A atenção e o cuidado requeridos com essas atividade contribuem para uma melhor avaliação do professor sobre o desempenho do aluno em solucionar problemas práticos de observação.

Identificar semelhanças e diferenças por meio da análise visual (tamanho, forma, cor) entre os animais;

Fazer associações;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Estimular a percepção;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Exercitar a memória e a concentração no processo de identificação e comparação entre as imagens;

Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;

Oferecer, de maneira lúdica e dinâmica, recursos que instiguem as crianças à percepção de similaridade e de diferença;

Encontrar as diferenças entre as duas imagens quase idênticas;

Desenvolver a capacidade de raciocínio do aluno;

Possibilitar a integração entre diferentes áreas de conhecimento;

Possibilitar o desenvolvimento de diferentes estratégias de abordagem da realidade seja por meio de comparação;

(Sugestão 1) Elaborar jogo dos 7 erros de acordo com a temática trabalhada em cada disciplina, promovendo um trabalho interdisciplinar.

(Sugestão 2) Jogo de cartas: solicitar que os alunos levem dois baralhos para a aula. Peça para que eles reúnam as cartas de acordo com alguns critérios: símbolos, números, cores, e etc.

(Sugestão 3) Atividade imprimíveis de Jogos dos Erros:

acesso em 05 de Maio de 2021

(Sugestão 4) Atividade imprimíveis sobre o Jogo dos 7 erros da Turma da Mônica.

acesso em 05 de Maio de 2021

(Sugestão 5) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos. (Sugestão 4)

(Sugestão 7) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.

(Sugestão 8) Jogos de dominó.

(Sugestão 9) Utilizar jogos de tabuleiro.

(Sugestão 10) Promover trabalho interdisciplinar com os professores de português utilizando caça-palavras, palavras cruzadas, cantigas e contação de histórias. Essas são atividades que estimulam e desenvolvem a memorização e atenção.

APRENDIZAGEM IMPLÍCITAS RELACIONADAS AO JOGO DOS 7 ERROS

Durante atividades simples como diferenciar erros entre uma imagem e outra, várias áreas cerebrais são ativadas. As funções cognitivas estão envolvidas neste tipo de atividade, popularmente conhecidas como jogo dos 7 erros, sendo que apesar de parecer algo tão simples, o indivíduo ao realizar este tipo de exercício realiza várias aprendizagens implícitas. Por exemplo:

1. Para identificar os objetos que você vê: você faz uso de seu lóbulo occipital (em vermelho).

2. Para analisar as relações espaciais entre os objetos que você vê: isso envolve seu occipital e lobo parietal (em verde).

3. Para lembrar que você vê numa imagem e compará-lo com o que você vê na outra, você tem que usar sua memória de curto prazo: envolvendo seu frontal (em azul) e lobo parietal.

4. Para anotar os locais onde você vê a diferença: envolve principalmente o lobo frontal localizado na parte da frente do cérebro (testa), onde o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.

FONTE: Ana Lúcia Hennemann

Disponível em: https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2013/10/jogo-dos-7-erros-aprendizagens.html

Acesso em: 05 de Maio de 2021