Ficha para o professor
Venerável Elfo, seja bem-vindo de volta à ilha.
Os Totens Guardiões da Natureza adormeceram e os monstros de lixo invadiram o nosso paraíso. Precisamos acordar os Totens e restabelecer o equilíbrio da natureza.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Ciências
Tema
Ambiente
Série
3º Ano - 4º Ano - 5º Ano
Idade
08 a 11 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Proponha que as crianças joguem em duplas e troquem ideias durante o jogo, sobre as informações que aparecem e sobre as estratégias que poderão utilizar para encontrar todos os TOTENS. Os alunos deverão se revezar para guiar o ELFO.
(Sugestão 2) Ao clicar sobre os TOTENS, é importante que as crianças leiam o texto e façam algum registro sobre ele. Pode pedir para anotar as informações principais, por exemplo. Outra ideia é a proposta de um questionário para que encontrem as respostas à medida que forem clicando em cada um dos TOTENS.
(Sugestão 3) Promover campanha na escola: “Por um ambiente mais limpo!”. Fazer cartazes e passar de sala em sala. Orientar as crianças durante o recreio para que não joguem lixo no chão.
(Sugestão 4) Oficinas ecológicas (propor atividade de oficinas relacionada à Educação Ambiental, como por exemplo, o boneco de meia e alpiste).
(Sugestão 5) Planejar excursão a um parque da cidade ou área ambiental.
(Sugestão 6) Confeccionar brinquedos com materiais que seriam descartados no lixo (bilboquê de garrafa pet, pés de lata, peteca de jornal, etc).
(Sugestão 7) Plantar sementes (de girassol, por exemplo) em canteiros ou vasinhos. Acompanhar o crescimento.
(Sugestão 8) Construir horta e plantar junto com as crianças.
(Sugestão 9) Criar textos sobre o Meio Ambiente – uma música, uma poesia.
(Sugestão 10) Montar e apresentar uma peça de Teatro sobre o Meio Ambiente e apresentar aos colegas de outras turmas.
(Sugestão 11) Levar as crianças para assistirem ao vídeo “Produção e consumo do lixo” (YouTube), para analisar a mudança dos padrões de consumo e produção de lixo.
(Sugestão 12) Produzir contos curtos a partir de charges que abordam o tema.
(Sugestão 13) Roda de história: “Papo de sapato” – Pedro Bandeira. O livro mostra a conversa entre pares de sapatos, cheios de histórias para contar, em um lixão da cidade. É uma lição de cidadania.
(Sugestão 14) Trabalhar com músicas como, “Planeta Água” de Guilherme Arantes, para análise, interpretação e reflexão.
(Sugestão 15) Trabalhar com os alunos o conceito dos 3 ou 5 R’s.
Complementando o conteúdo
O tema PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, sugere a criação de um Projeto Interdisciplinar e por isso o professor deverá pesquisar e listar as diversas possibilidades de abordagem deste tema para criar um Projeto amplo e completo.
Durante e após o desenvolvimento do projeto algumas perguntas devem ser esclarecidas como, por exemplo:
- O que é poluição?
- Quais são os tipos de poluição que mais se destacam?
- O que a poluição pode causar?
- O que é flora?
- Quais os principais inimigos da flora?
- Por que várias espécies de animais estão ameaçadas de extinção?
- Cite algumas espécies de animais que estão ameaçadas de extinção:
- O que é fauna?
- O que é mata ciliar?
- As matas ciliares são importantes? Para que elas servem?
- Como se chama o melhor método de destinação do lixo e por que ele é considerado o melhor?
Etapa 1 do projeto:
- Fazer uma avaliação diagnóstica sobre o que os alunos sabem sobre o assunto.
Etapa 2:
- Fazer uma pesquisa de campo para identificar os problemas ambientais locais (escola, cidade e bairro).
Etapa 3:
- Desenvolver com os alunos um projeto para tentar resolver o problema detectado. Essa etapa não precisa necessariamente envolver a execução do projeto, a parte mais importante é estimular e despertar nossos alunos essa sensibilidade frente aos impactos antrópicos do meio ambiente.
O projeto pode ser uma maquete, um desenho ou um pequeno texto.
CONHEÇA OUTROS JOGOS ECOLA GAMES QUE ABORDAM A TEMÁTICA DE MEIO AMBIENTE:
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
Ciências
EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/ilhaElfo/