Hora de Pintar Monstrinhos

Os monstrinhos voltaram!!! Agora com várias opções, formas e cores para você soltar a imaginação. Pinte o máximo de monstrinhos que conseguir e mostre que aqui o artista é você!

Preto e branco? Colorido como o arco-íris? Use sua imaginação. Vale tudo na hora de brincar e se divertir.

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Traços, sons, cores e formas
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança desenvolva criatividade e aprimore a sua coordenação motora. As atividades que envolvem a pintura e o desenho têm um papel importante nesses estímulos. Por meio deste jogo ela poderá conhecer novas cores, novas formas e texturas, podendo explorar o mundo artístico desde criança. O jogo é simples, dinâmico e de fácil uso, possibilitando a criança pintar monstrinhos divertidos usando toda sua criatividade e imaginação.

Ampliar seu conhecimento de mundo por meio da manipulação de diferentes cores, formas e técnicas de pintura;

Entrar em contanto com diversas formas de expressão artística;

Desenvolver e estimular a atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Desenvolver a criatividade;

Despertar nos alunos o interesse em aprender artes;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de expressão artística e socioemocionais;

• Utilizar barbante para fazer desenhos em folha A4, em seguida peça para os alunos pintarem os espaços do desenho delimitados pelo barbante.

• Imprima formas/desenhos e peça para os alunos colorirem. Utilize tinta guache, giz de cera, cola com glitter, lápis de colorir, entre outros recursos.

• Monte exposições com desenhos e pinturas dos alunos.

• Monte um mural mensal dentro da sala de aula onde todos os meses são escolhidos um tema específico, por exemplo, mês dos números, mês das letras, mês do sistema solar, mês dos esportes e etc. Os temas podem ser sugeridos pelos alunos ou sorteio.

• Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Coloridos” – Palavra Cantada.

• Brincar com a mistura de cores usando copos (transparente) com água e corante alimentício de cores variadas.

• Fazer picolés coloridos. Guardar os palitinhos e pintar com tinta guache, utilizando-os para fazer objetos e montar desenhos na folha A4.

• Utilização de livros para colorir. Esse item pode ser solicitado na lista de materiais complementares ou sugerido durante a reunião de pais.

• Fazer pinturas em quadros, cartolinas e papelão utilizando pincéis.

• Realizar desenhos livres.

• Montar um mural coletivo onde os alunos possam usar sua imaginação realizando seus desenhos.

• Usando recordes coloridos de revistas velhas peça para os alunos montarem um desenho, estilo mosaico.

• Usando bolinhas de papel crepom e cola peça para os alunos completarem algum molde ou desenho.

A pintura, para as crianças, é um modo de expressão. Ela é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois ela trabalha com a coordenação motora, agilidade e percepção espacial. Ela abrange também o autoconhecimento, o domínio sobre as próprias emoções e a capacidade de desenvolver um olhar observador e crítico ao nosso mundo. Como a sua expressão verbal não está completamente desenvolvida, as crianças conseguem exprimir-se melhor através dos desenhos. É durante a infância, que elas terão os primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo ao educador e aos pais valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas demonstram nas suas produções. É importante compreender, motivar e incentiva-las a pesquisarem e explorarem coisas novas. A interação com o mundo das formas, cores, desenhos e objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea.

Conheça outros jogos, em nosso site, que possuem objetivos semelhantes:

Hora de Pintar Natal

Hora de Pintar Animais