Festa de Halloween

Vamos fazer muitas travessuras com os principais personagens do Halloween, a festa das bruxinhas! Você tem um personagem favorito? Você pode montar um desenho bem bonito e mostrar para toda a sua família. Venha desenhar com a gente no joguinho da Festa de Halloween!

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Traços, sons, cores e formas
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Halloween é um dos feriados favoritos das crianças. Ele é perfeito para soltar a imaginação. Existem tantos temas diferentes como aranhas, morcegos, fantasmas, abóboras, múmias, bruxas e Frankenstein. Nesse game as crianças poderão soltar a imaginar criando e compartilhando seus desenhos fantástico de Halloween.

Participar de brincadeiras, danças e atividades de Halloween.

Conhecer outras culturas;

Conhecer a história do Halloween;

Conhecer as letras do alfabeto;

Diferenciar as letras do alfabeto;

Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;

Reforçar o conteúdo de sala de aula;

Desenvolver a criatividade;

Desenvolver a capacidade de expressão pelo desenho;

Desenvolver habilidades de leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras trabalhadas e associá-las à escrita de outras palavras;

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver raciocínio lógico;

Trabalhar o tema Halloween;

Apresentar aos alunos a história do Halloween;

Promover momentos de descontração;

Possibilitar ao aluno identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 9 e cores;

Estimular e estimular a criatividade;

Aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico das crianças;

Trabalhar coordenação motora com as habilidades do mouse;

Apreciar as artes visuais.

Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

(Sugestão 1) Criar monstrinhos de Halloween utilizado materiais recicláveis (exemplo: criar um fantasma utilizando rolo de papel higiênico e atadura.

(Sugestão 2) Montar um piquenique com receitas “macabras” (bolacha roxa, suco verde fluorescente, bolo e doce de abobora).

(Sugestão 3) Pescaria de olhos (substitua os peixes do tradicional jogo da pescaria por olhos de brinquedo).

(Sugestão 4) Montagem de um painel com os principais personagens de Halloween.

(Sugestão 5) Montar uma caixa sensorial de Halloween. (Coloque itens como feijão, gomas de mascar, massinhas de modelar e etc). Com venda nos olhos os alunos devem adivinhar o que tem dentro da caixa.

(Sugestão 6) Fazer pinturas artística de Halloween.

(Sugestão 7) Construir um esqueleto articulado usando canudos.

(Sugestão 8) Desenhar máscara de monstros.

(Sugestão 9) Criar uma fantasia assustadora.

(Sugestão 10) Fazer a receita de sangue falso e utilizar no dia do Halloween.

(Sugestão 11) Construir fantasmas de Marshmallows e guloseimas.

(Sugestão 12) Estudar sobre a origem do Halloween.

(Sugestão 13) Fazer uma abóbora vulcão (é uma adaptação do experimento do vulcão em erupção utilizando bicarbonato de sódio).

(Sugestão 14) Promover momentos de contação de histórias de terror.

A origem do Halloween

Muito antes de a Igreja chegar à Irlanda e ao Reino Unido, eram os celtas que viviam lá, 2.000 anos atrás. O ano novo deles foi em 1º de novembro e eles celebraram o Samhain (“fim do verão”) na noite anterior, em 31 de outubro. Samhain era um festival pagão, as pessoas dançavam ao redor de fogueiras e usavam fantasias, as plantações eram queimadas e os animais sacrificados. O povo celta acreditava que naquela noite os mortos estavam mais perto do que nunca do mundo dos vivos, e fantasmas, tanto maus quanto bons, se juntariam a eles por uma noite.

Trajes foram usados para evitar os maus espíritos. Se os fantasmas confundissem uma pessoa com um dos seus, eles os deixariam em paz. Outra forma de apaziguar os mortos era oferecer alguns doces.

Os festivais romanos comemorando o falecimento dos mortos e, mais tarde, as influências cristãs, mudaram o festival de Samhain. A celebração do Dia de Todos os Santos tinha tradições semelhantes e foi realizada em 1º de novembro. Samhain e “All-hallows-véspera” (você já consegue ver a origem da palavra Halloween?), Um antigo nome para a véspera de Todos os Santos, gradualmente se tornou a mesma coisa.

Fonte: https://www.queensgatecollege.es/

Acesso em 26 de Outubro de 2021.

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

ALFABETO DE SABÃO

APRENDENDO O ALFABETO

HORA DE PINTAR O ALFABETO

LETRINHAS

PESCA LETRAS

BRINCANDO COM AS VOGAIS

URSINHO A, E, I, O, U

Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:

FORMAS GEOMÉTRICAS

AVENTURA GEOMÉTRICA

FORMAS E DESENHOS