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Ficha para o professor

Festa de Halloween

Festa de Halloween

Qual seu personagem de Halloween favorito? Frankstein, bruxas ou Jack O’Lantern?

Seja lá qual for é hora de soltar a imaginação e criar o que quiser nesse game que promete muitos doces e travessuras.

Após desenhar você poderá compartilhar sua obra com todos seus amigos.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Matemática

Artes

Tema

Língua escrita: usos e formas

Processos de Leitura

Alfabetização

Arte Visual: produção do aluno em Arte Visual

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

04 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Participar de brincadeiras, danças e atividades de Halloween.
  • Conhecer outras culturas;
  • Conhecer a história do Halloween;
  • Conhecer as letras do alfabeto;
  • Diferenciar as letras do alfabeto;
  • Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
  • Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;
  • Reforçar o conteúdo de sala de aula;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver a capacidade de expressão pelo desenho;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras trabalhadas e associá-las à escrita de outras palavras;
  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Desenvolver raciocínio lógico;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar o tema Halloween;
  • Apresentar aos alunos a história do Halloween;
  • Promover momentos de descontração;
  • Possibilitar ao aluno identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 9 e cores;
  • Estimular e estimular a criatividade;
  • Aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico das crianças;
  • Trabalhar coordenação motora com as habilidades do mouse;
  • Apreciar as artes visuais.
  • Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Criar monstrinhos de Halloween utilizado materiais recicláveis (exemplo: criar um fantasma utilizando rolo de papel higiênico e atadura.

(Sugestão 2) Montar um piquenique com receitas “macabras” (bolacha roxa, suco verde fluorescente, bolo e doce de abobora).

(Sugestão 3) Pescaria de olhos (substitua os peixes do tradicional jogo da pescaria por olhos de brinquedo).

(Sugestão 4) Montagem de um painel com os principais personagens de Halloween.

(Sugestão 5) Montar uma caixa sensorial de Halloween. (Coloque itens como feijão, gomas de mascar, massinhas de modelar e etc). Com venda nos olhos os alunos devem adivinhar o que tem dentro da caixa.

(Sugestão 6) Fazer pinturas artística de Halloween.

(Sugestão 7) Construir um esqueleto articulado usando canudos.

(Sugestão 8) Desenhar máscara de monstros.

(Sugestão 9) Criar uma fantasia assustadora.

(Sugestão 10) Fazer a receita de sangue falso e utilizar no dia do Halloween.

(Sugestão 11) Construir fantasmas de Marshmallows e guloseimas.

(Sugestão 12) Estudar sobre a origem do Halloween.

(Sugestão 13) Fazer uma abóbora vulcão (é uma adaptação do experimento do vulcão em erupção utilizando bicarbonato de sódio).

(Sugestão 14) Promover momentos de contação de histórias de terror.

Complementando o conteúdo

A origem do Halloween

Muito antes de a Igreja chegar à Irlanda e ao Reino Unido, eram os celtas que viviam lá, 2.000 anos atrás. O ano novo deles foi em 1º de novembro e eles celebraram o Samhain (“fim do verão”) na noite anterior, em 31 de outubro. Samhain era um festival pagão, as pessoas dançavam ao redor de fogueiras e usavam fantasias, as plantações eram queimadas e os animais sacrificados. O povo celta acreditava que naquela noite os mortos estavam mais perto do que nunca do mundo dos vivos, e fantasmas, tanto maus quanto bons, se juntariam a eles por uma noite.

Trajes foram usados para evitar os maus espíritos. Se os fantasmas confundissem uma pessoa com um dos seus, eles os deixariam em paz. Outra forma de apaziguar os mortos era oferecer alguns doces.

Os festivais romanos comemorando o falecimento dos mortos e, mais tarde, as influências cristãs, mudaram o festival de Samhain. A celebração do Dia de Todos os Santos tinha tradições semelhantes e foi realizada em 1º de novembro. Samhain e “All-hallows-véspera” (você já consegue ver a origem da palavra Halloween?), Um antigo nome para a véspera de Todos os Santos, gradualmente se tornou a mesma coisa.

Fonte: https://www.queensgatecollege.es/the-origin-of-halloween/

Acesso em 26 de Outubro de 2021.

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

ALFABETO DE SABÃO

APRENDENDO O ALFABETO

HORA DE PINTAR O ALFABETO

LETRINHAS

PESCA LETRAS

BRINCANDO COM AS VOGAIS

URSINHO A, E, I, O, U

Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:

FORMAS GEOMÉTRICAS

AVENTURA GEOMÉTRICA

FORMAS E DESENHOS

Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:

EU SEI CONTAR

Para o trabalho com cores, utilize:

JOGO DAS CORES

E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:

ESTOURA BALÃO

CORAL DIDÁTICO

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

MATEMÁTICA

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

ARTES

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/festaDeHalloween/