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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Eu amo a escola

Eu amo a escola

“Eu amo a escola” é um jogo educativo online que convida crianças a explorar o mundo da arte e da criatividade. Com uma biblioteca rica em desenhos, imagens de fundo e ícones, os pequenos artistas podem compor suas próprias telas em homenagem às suas escolas. No jogo, cada criação é uma celebração da aprendizagem e da expressão individual. E como curiosidade, o jogo destaca o dia 15 de março, o Dia da Escola, incentivando os jogadores a criar uma peça especial para marcar esta data significativa.

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

No dia 15 de março, professor, comemora-se o “Dia da Escola”. Nós, do canal da Escola Games, gostaríamos de dar sugestões para que você possa, educador, dar oportunidade às crianças de trabalharem com o tema de maneira lúdica, de um jeito dinâmico, através do game que lançamos. Para nós, a escola é uma instituição muito importante, pois preza pela formação intelectual e moral de nossas crianças.

Inicie a aula perguntando às crianças se elas acham a escola essencial e o porquê. Ouça a opinião delas e vá intermediando a discussão.

Em seguida, dialogue com as crianças deixando claro que a educação transforma vidas. Explique às mesmas que se elas não frequentarem a escola, futuramente, terão menos oportunidades no mercado de trabalho e aquelas com estudo vão se dar melhor.

Argumente sobre o respeito, o diálogo e a cooperação no ambiente escolar, diga que eles são essenciais para a evolução de todos com relação aos aprendizados.

Paulo Freire, pensador influente do contexto da educação, afirma que o aluno deve ser o grande protagonista da sua aprendizagem na escola e ele deve contribuir com suas habilidades na interação com o outro. Segundo ele, para não ocorrer um processo de ensino vertical, faz-se necessário motivar os alunos para as trocas, respeitando as vivências de cada um. Considerando essa linha de pensamento, professor, reforce durante a discussão com as crianças o quanto é importante na escola se realizar um trabalho de parceria. Deixe claro que na escola tem que haver um ensino democrático e com igualdade. Ressalte que todas as crianças têm direito à educação.

Logo após, apresente à turma um direito visando ao contexto escolar que consta no “Estatuto da Criança”:

“Toda criança e adolescente têm direito à educação, para o seu desenvolvimento pessoal, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício da cidadania. Esse direito deve garantir que tenham condições de acesso e permanência igualitários na escola, que sejam respeitados pelos seus educadores, que possam contestar critérios de avaliação, podendo se expressar e recorrer às instâncias escolares”.

PRODUZINDO CARTAZES DENTRO DA TEMÁTICA EM ESTUDO

Após o diálogo com as crianças, elas estarão bem embasadas para produzirem cartazes sobre a importância da escola quanto à formação do cidadão. O professor de Arte poderá promover uma oficina de produção artística, sugerir às crianças que usem material reciclável, tinta, canetinhas, enfim, o material que acharem mais favorável para a elaboração de cartazes criativos. Quanto às mensagens expressas nos cartazes, os alunos podem criar slogans enfatizando o quanto a escola transforma a sociedade para melhor.

Ao partirem para o jogo online “EU AMO A ESCOLA”, a arte produzida nos cartazes será aproveitada pelas crianças. O game apresenta uma biblioteca ampla e muito versátil, com desenhos, imagens e ícones. As crianças vão se divertir bastante com as inúmeras possibilidades que o jogo oferece para criarem seus desenhos, explorarem sua criatividade e ao mesmo tempo homenagearem a sua escola.

O jogo possibilita às crianças do 1º ao 5º ano o desenvolvimento de suas potencialidades. Com as crianças maiores, o professor poderá aprofundar o assunto no sentido de ter boas relações no ambiente da escola, uma vez que os alunos do quinto ano já são mais críticos e criam mais atritos.

Os professores têm que aproveitar os recursos tecnológicos e digitais para incrementarem as aulas. Os games, além do entretenimento, passam conhecimentos e ampliam as habilidades artísticas. O jogo aqui em estudo, por exemplo, poderá despertar em uma criança o gosto pela pintura em tela. Os jogos favorecem a criatividade, a atenção, a concentração, a agilidade, a percepção visual, dentre outras habilidades.

Objetivos para o aluno

  • Explorar o mundo da arte e criatividade através do game;
  • Compor suas próprias telas em homenagem às suas escolas;
  • Desenvolver habilidades importantes, como investigação, expressão, experimentação e trabalho em equipe;
  • Reconhecer a importância da escola visando à formação dos cidadãos;
  • Respeitar o espaço da escola e ter consciência de suas ações na preservação do local;
  • Participar de discussões, campanhas, brincadeiras e peças teatrais para desenvolver suas habilidades e competências;
  • Vivenciar experiências educacionais mais felizes e significativas através das brincadeiras.

Objetivos para o professor

  • Contribuir para a ampliação do entendimento sobre os jogos eletrônicos como sendo um objeto de conhecimento importante da unidade temática;
  • Propiciar o desenvolvimento das habilidades artísticas através do jogo online;
  • Promover ações que levem à reflexão das crianças, professores e funcionários sobre a importância do ambiente limpo na escola e preservação do patrimônio público;
  • Sensibilizar alunos, professores e funcionários para que possam compreender a importância de um ambiente limpo, saudável e seus benefícios;
  • Elaborar atividades para as crianças exporem a opinião e interagirem-se;
  • Envolver a imaginação e o senso de curiosidade das crianças com perguntas;
  • Realizar campanhas educativas e preventivas;
  • Criar roteiro de peça teatral com a participação das crianças;
  • Usar brincadeiras populares como estratégias de ensino;
  • Oferecer atividades lúdicas para as crianças se sentirem à vontade para criar e manifestar seus sentimentos.

Sugestão de abordagem para o professor

É fato que os games aumentam a motivação pelos estudos. Vale a pena investir nos jogos. Levar os alunos mais vezes à sala de informática para sair da aula padronizada é fundamental, pois eles dão preferência às atividades mais dinâmicas. Sendo assim, os jogos eletrônicos não podem ser ignorados no ambiente escolar. Pelo contrário, eles precisam ser inseridos na aprendizagem dos conteúdos.

Uma forma de abordagem do jogo mais interessante, professor, será pedir para as crianças reproduzirem no caderno de desenho uma arte da tela do jogo. É preciso encorajar a aprendizagem através de aulas práticas e mais produtivas. Esse tipo de atividade faz com que as crianças deem asas à imaginação.

Para comemorar o “Dia da Escola”, professor, faça um projeto visando aos cuidados com o ambiente escolar. Essa sugestão é muito boa para conscientizar as crianças. O professor de Arte poderá convidar o de Ciências para juntos elaborarem esse projeto interdisciplinar e dividirem as tarefas. Na aula de Ciências, as crianças vão aprender sobre os cuidados referentes aos lugares e às pessoas, em especial, com relação ao espaço da escola, onde a criança passa grande parte de seu dia. O professor deverá apresentar em um telão frases que levem à reflexão e discussão, como:

O QUE É PRESERVAÇÃO AMBIENTAL?

A ESCOLA É DE TODOS. COMO CUIDAR MELHOR DESSE PATRIMÔNIO PÚBLICO?

OS PROFESSORES MERECEM RESPEITO E RECONHECIMENTO? POR QUÊ?

COMO VALORIZAR OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM NA LIMPEZA DA ESCOLA?

QUAIS OS PROBLEMAS REFERENTES À DECOMPOSIÇÃO E ACÚMULO DO LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR?

O QUE É VANDALISMO NA ESCOLA?

As questões propostas aqui para discussão possibilitarão às crianças momentos de troca e vivências. O importante é que elas reconheçam o quanto podem colaborar para que a escola seja sua segunda família. Como elas ajudam a cuidar de suas próprias casas, também terão que contribuir para a preservação do espaço escolar.

CAMPANHA: “QUEM AMA, CRIANÇA, CUIDA!”

Organize a turma em grupos de cinco alunos para juntos percorrerem a escola e catarem todos os lixos encontrados. A ideia, professor, é desenvolver na criança um sentimento de cuidado, de preservação do ambiente em que se vive, sensibilizar alunos, professores e funcionários da escola. Deverão usar luvas e cada criança carregar uma sacolinha para nela colocar o lixo.

O nome da campanha é justamente para estimular o sentimento de amor pelo espaço da escola e tocar o coração da criançada. Ao pronunciar a frase da campanha, o slogan, a criança já começa a entender que devemos cuidar de tudo que nos faz bem, transferindo esse sentimento para o contexto escolar.

Além da coleta de lixo para manter o ambiente da escola limpo, vale ressaltar que as mesinhas, cadeiras, banheiros, enfim, devem ser preservados, cuidados.

Ao final da campanha, as crianças têm que assimilar os cuidados visando à preservação da escola e também do meio ambiente.

Complementando o conteúdo

Para que as crianças possam comemorar com alegria o “Dia da Escola”, propomos brincadeiras populares como a “Dança das Cadeiras”. Através de brincadeiras e jogos, as crianças têm a oportunidade de desenvolver a autoconfiança, a autonomia, a linguagem, a concentração e várias competências. Os jogos também proporcionam às crianças hábitos de persistência, perseverança, cooperação e o desenvolvimento de tarefas, funções e desafios. O lúdico, presente nas brincadeiras, favorece a interação e aprendizado. A criança explora seus sentimentos e desenvolve a autodisciplina.

DANÇA DAS CADEIRAS

É uma brincadeira popular muito divertida que movimenta a criançada.

Os participantes têm que ficar em pé, rodando e dançando em volta das cadeiras ao som de uma música animada. O professor deverá parar a música e todos terão que acomodar-se nas cadeiras, porém uma será retirada e automaticamente uma criança ficará sem cadeira. Quem não conseguir uma cadeira para sentar-se, consequentemente, sairá da brincadeira. Ganhará a criança que conseguir se sentar todas as vezes e ficar com a última cadeira. Coloca-se as cadeiras levando-se em conta o número de participantes, mas deixando sempre uma criança sem.

Ao terminar a brincadeira, que tal dar de presente para o vencedor um livro, professor? As crianças adoram ser presenteadas.

Caça ao tesouro: materiais escolares

Professor, você vai precisar de alguns materiais escolares para utilizar na brincadeira: apagador, giz, caderno, livro, borracha, agenda e outros a seu critério. Seria bom uns 10 objetos para a busca ficar mais interessante e desafiadora.

Primeiramente, imprima as folhas contendo as imagens dos objetos escolares a serem encontrados. Entregue uma para cada aluno. Escolha um espaço seguro para esconder os objetos.

As crianças sairão à procura dos objetos assim que o professor apitar.

À medida em que os alunos forem encontrando os objetos, deverão marcar um X nesse elemento na folha.

A criança que encontrar todos os objetos escolares será a vencedora.

Essa brincadeira promove o desenvolvimento de várias habilidades, como por exemplo, a observação, a percepção visual, a coordenação motora, desenvoltura, autoconfiança, enfim, é uma atividade ótima para promover o trabalho em equipe.

Que tal uma montagem de peça teatral referente ao tema?

Peça: “A Escolinha do Professor Raimundo”

O “Dia da Escola” é uma data que merece um evento com a família e nada melhor do que assistir a uma peça teatral. As crianças do 4º e 5º ano poderão montar uma peça cômica com a ajuda do professor. Sugerimos como temática a “Escolinha do Professor Raimundo”. As falas têm que ser fundamentadas dentro dos assuntos explorados visando aos cuidados com a escola. Para ser o professor Raimundo, faz-se necessário um aluno expressivo e engraçado. Os outros personagens podem ser adaptados de acordo com a realidade da escola. Que tal ter na peça um personagem denominado “Cascão”? As crianças vão conhecer esse personagem famoso de Maurício de Sousa. Rolando Lero é um personagem interessante para fazer parte do elenco por ser um aluno puxa-saco do professor. Marina da Glória também, uma menina bonita que sempre erra as perguntas e o professor releva. Muito bom inserir o personagem Agnaldo Peixoto, o aluno cantor sem talento algum. A peça também pode conter elementos que não pertençam à original. Não será possível agregar à peça teatral todos os personagens da “Escolinha do Professor Raimundo”, pois são muitos. Sendo assim, tem que selecionar os mais interessantes para que possam ser adaptados ao contexto. Acrescentar personagens novos será uma ótima estratégia para aproveitar os talentos da turma.

O teatro trabalha várias habilidades. A criança pode expressar suas emoções e auxiliar outras crianças por ser um trabalho de equipe. Ele estimula o aumento da confiança e melhora a autoestima, amplia as relações e desenvolve muito a criatividade.

A “Escolinha do Professor Raimundo” é sucesso até hoje e as crianças vão adorar encenar a peça. A linguagem tem que ser adaptada às crianças visando à faixa etária e ao mesmo tempo ter comicidade. O professor será essencial na montagem do roteiro, porém as crianças têm que dar sugestões e opiniões.

Encerrar as atividades relativas ao game com uma peça teatral vai ser uma excelente estratégia para homenagear a escola de uma forma democrática e dinâmica.

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