Cores de Halloween

BbBbbuuu…O fantasma do Halloween chegou! Vamos brincar de trazer cores para essa festa das bruxas? Escolha entre os desenhos de vampiro, fantasma, abóbora, caveira e muito mais. Vamos colorir e nos divertir de montão!

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Traços, sons, cores e formas
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Você sabia que, no Brasil, o Halloween acontece no dia 31 de outubro? Isso mesmo! É uma festa muito divertida e as crianças podem se fantasiar de fantasmas, monstros, bruxas, zumbis, morcegos, gatos, caveiras, vampiros, múmias, enfim, personagens que representam temas sombrios. As pessoas enfeitam suas casas com abóboras com rosto e velas dentro. As crianças podem se fantasiar e baterem à porta das pessoas utilizando uma frase bem popular: “Doce ou travessura?”. Em inglês, “Trick ou treat”. A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Essa festa foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX, tornando-se um sucesso.

Este versátil jogo de cores te levará para um universo mágico, alegre e muito agradável. Divirta-se e viaje no mundo da imaginação e das cores! Que tal se fantasiar depois e fazer um álbum com lindas fotografias e dar de presente a uma pessoa querida? Fica aqui a dica!

Deparar-se com um jogo que revele parte de outras culturas;

Desenvolver a coordenação motora;

Utilizar as cores dentro de um contexto divertido e imaginário;

Estabelecer uma correlação entre personagens e sua representatividade em mais de uma cultura, contextualizando-os no Brasil;

Vivenciar imagens que estejam dentro da temática proposta;

Assimilar conhecimento se divertindo e empregando cores que correspondam às personagens;

Interagir-se com outras crianças a fim de realizar o desafio proposto;

Estudar de forma lúdica os símbolos que representam o contexto do Halloween.

Possibilitar uma aula às crianças onde possam se interagir e conhecer personagens folclóricos através de jogos e encenações;

Revelar um universo colorido às crianças dentro de um contexto em que se vivencie culturas diferentes;

Realizar um projeto, envolvendo duas ou mais disciplinas, para que se possa transmitir conhecimento e desenvolver determinadas habilidades e competências;

Elaborar uma oficina de artes que leve os alunos a criarem com sucata seus próprios personagens;

Despertar na turma o respeito para com as tradições de outras localidades e também pela diversidade religiosa;

Oferecer novas óticas para interpretar a realidade;

Trabalhar a linguagem oral e escrita;

Desenvolver senso crítico, capacidade de interpretação e abstração;

Realizar um trabalho interdisciplinar.

Primeiramente, sonde os alunos para saber se têm algum conhecimento prévio sobre o Halloween e depois apresente a eles esse universo fantástico relacionado ao mundo da imaginação.

Vale ressaltar que o Halloween possibilita ao educador trabalhar conceitos essências como vida e morte, espiritualidade, bem como respeito para com as religiões existentes. Faz-se necessário um olhar crítico e diferenciado para o multiculturismo. Essa festa favorece o trabalho de forma lúdica em se tratando de temas difíceis.

Há um universo rico visando às lendas e mitos que capta o interesse dos alunos. Sendo assim, seria muito bom abordar essa temática em projetos que envolvam várias disciplinas. Além do jogo de cores, confeccionar fantoches e fantasiar-se serão estratégias muito interessantes para a abordagem do tema.

O tema em estudo é muito propício para que seja realizada uma festa à fantasia. Os personagens do Halloween são muito inspiradores. A turma vai ficar muito motivada e isso fará com que gostem de participar das aulas. O ‘Jogo de Cores Halloween’ será a primeira estratégia para motivar a garotada para esse fantástico mundo imaginário.

Os professores também podem realizar uma oficina de artes, pois os educandos poderão elaborar seus próprios personagens com material sucata. Na aula de Redação ou Português, poderá ser feita uma produção de texto em grupo com os personagens criados na aula de Artes.

Caso seja viável, dependendo da condição socioeconômica dos alunos, os professores poderão programar uma festa onde possam reproduzir as tradições e costumes do Halloween como encerramento e culminância de um projeto.