Casa Mágica

Acabamos de entrar em uma casa muito maluca! Suas salas estão cheias de armadilhas, quanto mais andamos, mais ficamos perdidos! A nossa única aliada é uma bússola, que vai nos orientar até a saída. Observe as dicas e faça as escolhas corretas para não ficar preso para sempre! Atividade educativa de geografia com os pontos cardeais.

Ciências
Terra e Universo

Pontos cardeais, calendários, fenômenos cíclicos e cultura

(EF04CI10)

Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.

Formas de representação e pensamento espacial

Sistema de orientação

(EF04GE09)

Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.

(EF04CI10)
Comparar, nesta habilidade, envolve analisar, categorizar e estabelecer correspondência sobre as informações a respeito dos pontos cardeais, obtidas pelo uso de uma bússola para sua localização ou orientações no ambiente, ou pela observação das sombras obtidas pelo uso de gnômon.

(EF04GE09)
A habilidade consiste em conhecer e aplicar os pontos cardeais para a localização em seus espaços de vivência, nas paisagens rurais e urbanas, em desenhos e representações cartográficas. A partir de um mapa simples do bairro, por exemplo, espera-se que o aluno possa localizar, utilizando os pontos cardeais, casas, escola, estabelecimentos comerciais, entre outros componentes físicos.