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Robô Pega Letras

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF12LP01)

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Objetos de conhecimento: Decodificação/Fluência de leitura

Atividades utilizadas no plano de aula

Robô pega letras

Robô pega letras

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O Robô Pega Letras precisa de ajuda para coletar as letrinhas das palavras que aparecem na tela. Mas atenção: você precisa coletar as letras certas, senão volta para o começo do jogo. Vamos treinar seu conhecimento das letras e esquivar dos perigos, como as empilhadeiras e prensas. Vamos jogar?

BestSchool Games character
Idade Duração
6 a 8 anos 50 - 60 minutos

Objetivos

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer palavras através de “completá-las” com letras;
  • Melhorar a coordenação mão-olho e a coordenação motora fina;
  • Aumentar o vocabulário e as habilidades de soletrar dos alunos.

Vocabulário alvo

Palavras simples adequadas às idades dos alunos

Material necessário

  • Computadores ou tablets com conexão à internet
  • Imagens impressas do vocabulário-alvo
  • Quadro branco ou cartolinas com pincéis apropriados

1. Para começar

  • Comece a aula com uma atividade física para dar energia aos alunos. Peça para que se levantem e façam exercícios simples, como polichinelos ou alongamentos.
  • Pergunte quais são suas palavras favoritas ou objetos que iniciem com suas letras preferidas.
  • Converse com os alunos sobre a importância das letras e palavras nas nossas vidas. Deixe que expressem suas opiniões.

2. Apresentação

  • Mostre aos alunos as imagens impressas das palavras presentes no jogo.
  • Peça para que identifiquem as letras nas palavras e peça para que as leiam.
  • Explique que irão jogar um jogo em que precisam procurar e pegar letras para formar aquelas palavras.

3. Prática

  • Mostre o jogo aos alunos.
  • Demonstre, rapidamente, como jogar e como mover o personagem nas plataformas para caçar as letras e formar palavras.
  • Peça para que leiam em voz alta as palavras que eles formarem.

4. Produção

  • Organize uma atividade offline com letras recortadas.
  • Escolha uma das palavras do jogo e “escreva-a” com as letras recortadas.
  • Depois, peça aos alunos que escolham palavras que encontraram no jogo e as montem.
  • Esse momento pode se tornar uma competição saudável se você marcar o tempo para os alunos ou até se dividi-los em grupos.
  • Permita que criem palavras aleatórias com as letras disponíveis.

5. Finalizando

Reúna os alunos e converse sobre o que aprenderam durante a aula.

Faça perguntas como:

  • “Quais palavras você encontrou no jogo?”
  • “Você pode escrever uma palavras usando as cartas com letras?”

Encoraje-os a praticarem a leitura e escrita de palavras em casa com o jogo.

Dica

Essas são algumas das palavras que podem aparecer no jogo. Sugerimos que escolha entre essas para realizar a atividade proposta na seção “produção”.

Abelha Agulha Âncora Anel Anjo
Anzol Apito Apontador Árvore Avião
Bala Banana Banco Bandeira Bandeja
Barco Bebê Bexiga Bicicleta Binóculo
Blusa Bola Bolo Bolsa Boné
Boneca Borboleta Borracha Botão Brinco
Bule Cachorro Cadeado Cadeira Caderno
Calça Calculadora Cama Camelo Câmera
Caminhão Caneta Canoa Capacete Caramujo
Carro Carteira Casa Cavalo Celular
Cenoura Chapéu Chave Chinelo Chocolate
Chupeta Chuveiro Cinto Cobra Coelho
Cogumelo Colar Colher Cometa Computador
Copo Coração Corneta Dado Despertador
Dinossauro Dominó Dragão Elefante Envelope
Enxada Espada Estrela Fada Feiticeira
Flauta Flor Fogueira Foguete Folha
Formiga Galinha Garfo Garrafa Gato
Girafa Golfinho Gorila Grilo Helicóptero
Igreja Índio Jacaré Jarra Joaninha
Lâmpada Lancheira Lanterna Lápis Laranja
Leão Limão Livro Lobo Lua
Lupa Luva Maçã Macaco Mala
Mamadeira Martelo Melancia Menina Menino
Mochila Moeda Morango Moto Navio
Óculos Onça Ovos Pacote Palhaço
Panda Pandeiro Pão Papagaio Parafuso
Pássaro Pato Peixe Pente Perfume
Piano Pião Pincel Pintinho Pipa
Pneu Polvo Porco Prato Prego
Presente Queijo Rádio Rato Régua
Relógio Robô Sacola Sanduíche Sanfona
Sapato Sapo Sereia Serrote Sino
Sol Sorvete Tamanduá Tambor Tartaruga
Telefone Televisão Tênis Tesoura Tigre
Tomate Torneira Travesseiro Trem Tucano
Urso Uva Vaca Vassoura Vela
Violão Xícara Zebra

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Karol Oliveira

Karol Oliveira

Graduanda letras - Português / Inglês na UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Certificado TOEFL.

Experiência no ensino da língua inglesa como língua estrangeira há 5 anos.

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