logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Meu cãozinho

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Objetos de conhecimento: Apreciação estética/Estilo

Atividades utilizadas no plano de aula

Meu Cãozinho

Meu Cãozinho

https://www.escolagames.com.br/jogos/meu-caozinho

Os pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.

No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?

Então vamos lá escolher o seu pet preferido!

BestSchool Games character
Ano Duração
1º e 2º 50 - 65 minutos

Objetivos

  • Montar um quebra-cabeça online sobre espécies de pets;
  • Valorizar os animais e respeitá-los;
  • Exercitar a escrita, leitura, imaginação e criatividade através da produção de texto poético;
  • Apreciar versos e a sonoridade característica do texto poético a fim de sensibilizar-se mais;
  • Elaborar paródias para recriar poemas de uma forma divertida;
  • Explorar a biografia da grande escritora Ruth Rocha;
  • Realizar atividades interdisciplinares para atingir os objetivos propostos;
  • Persuadir o leitor através da produção de cartazes e utilizar material reciclável;
  • Trabalhar a linguagem verbal e não verbal.

Conteúdo

A produção do texto poético.

Recursos didáticos

Computador, lápis de cor, papel sulfite, cartolina, cola, tesoura, revistas usadas, material reciclável, etc.

Metodologia

Aplicação de exercícios impressos, produção de textos poéticos, paródias e cartazes, atividades em grupo, jogo online e pedagógico, etc.

Avaliação

Poderá ser avaliada a participação das crianças em todas as atividades ou ser proposta uma produção de texto poético valendo nota para verificar se as crianças ampliaram o vocabulário e assimilaram novas palavras, conhecimentos.

1. Jogo Meu Cãozinho e o poema

Antes de iniciar o jogo proposto, professor, leia as instruções que o antecedem com seus educandos. O jogo possibilita ao aluno a escolha de um pet bem fofinho para adoção. Ele poderá dar um nome ao cãozinho e tem mais de 60 raças para que possa optar. Que legal escolher o sexo do animalzinho, o gênero! Há um poema lindo para acompanhar cada pet definido durante o jogo.

Que sensacional! Vai ser um jogo muito legal. Ao definir seu pet e nome, virá um poeminha e será a hora de jogar. Logo após, aparecerão partes de um pet para ser montado, ou seja, trata-se de um quebra-cabeça. Ao completar o quebra-cabeça, há possibilidade de jogar novamente. As crianças vão adorar o quebra-cabeça fundamentado com poemas. Após o jogo, será muito importante motivar os alunos para a produção de textos poéticos.

Explique às crianças qual a diferença entre poesia e poema, pois elas sempre confundem.

Dê uma folha sulfite a cada criança para reproduzir o seu cãozinho do jogo online e também para que possa fazer um poema com duas ou mais estrofes. Recorde com sua turma a estrutura do poema. Ressalte a importância das rimas e sonoridade presentes na leitura de um texto poético.

Seria essencial falar com seus alunos sobre a importância dos cães na vida das pessoas, despertar a sensibilidade das crianças e conscientizá-las para a preservação das espécies de animais, enfim, esse assunto dá uma aula muito boa.

Antes de partirem para os desenhos e prática de produção de texto poético, faça um círculo com a garotada e proponha uma discussão: “Como preservar melhor a vida dos animais de um modo geral, mas em especial, dos doguinhos?”. Anote as sugestões das crianças para que depois possam produzir cartazes a respeito da temática.

2. Paródia com poeminha

O poema tem o poder de nos sensibilizar, emocionar, de nos transportar para outros contextos, universos e de nos educar acerca da complexidade da vida humana. Sendo assim, o contato das crianças com o poema é muito importante e pode ser meio mágico, potencializar um interesse pela leitura que durará a vida toda. Pensando em tudo isso, vamos propor a seguir uma produção de texto, uma paródia. Será uma brincadeira para favorecer a escrita de poema e criatividade. Então, vamos lá!

Leia com as crianças o poema a seguir de Ruth Rocha e proponha uma brincadeira: a produção de uma paródia. Os alunos vão trocar as crianças do poema em estudo por pets e reproduzirem o texto. Terão que usar a criatividade para fazerem adequações.

Exemplo:

São dois cachorrinhos lindos Mas muito diferentes! Um é todo tímido, O outro é todo contente.

Veja, professor, o poema a seguir para se embasar e orientar melhor seus alunos para a atividade de produção textual. Antes, fale um pouquinho com as crianças sobre a escritora e poetisa Ruth Rocha. Ela é uma das melhores escritoras de nosso país e merece ser valorizada. Defensora dos “Direitos das Crianças”, ela mudou a Literatura Infantil dando voz às crianças. Conte para os alunos o início da carreira dessa excelente escritora e evolução na Literatura, mencione algumas de suas obras. Será um momento muito legal e de troca.

Pessoas são Diferentes, de Ruth Rocha

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes…

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Atividade em grupo:

Exponha os poemas das crianças pela sala de aula. Isso possibilitará a leitura e apreciação de todos. Elas vão se interagir e descobrir as habilidades e competências dos coleguinhas. Será um momento muito especial. Caso queira, professor, convide os pais para prestigiarem também os poemas.

3. Produção de cartazes

O cartaz é um tipo de produção textual que possibilita ao redator uma função informativa e também apelativa. Ele é o canal para conscientizarmos as pessoas visando às suas práticas. Através dos cartazes, as pessoas passam mensagens significativas que podem interferir positivamente no modo de pensar e agir das pessoas.

Que tal, educador, incentivar seus alunos para a produção de cartazes que vão ajudar a conscientizar a todos sobre a importância dos pets em nossas vidas? Convide o professor de Artes para que possam realizar uma atividade interdisciplinar. Os alunos vão adorar essa atividade em grupo. Divida-os em até 6 grupos de no mínimo 3 crianças.

O objetivo maior da produção de cartaz é convencer alguém, persuadir o receptor a adquirir um produto, por exemplo, ou uma ideia. Faça a exposição dos cartazes pelo corredor da escola para atingir um público maior. A comunidade educativa vai gostar muito e será uma oportunidade de reflexão e mudança de atitude.

Para passar de maneira eficaz a mensagem pretendida, o cartaz tem que ter como característica:

  • Utilização de verbos no imperativo;
  • Utilização de linguagem verbal e não verbal;
  • Texto curto e sugestivo, adequado ao público;
  • Criatividade;
  • Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores);
  • Utilização de figuras de linguagem;
  • Slogans (frases) curtos e atrativos.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.

Já a linguagem não verbal se utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

Além da linguagem verbal e não verbal há a linguagem mista (ou híbrida). A linguagem mista utiliza as duas modalidades de linguagem para emitir uma mensagem, ou seja, a linguagem verbal e não verbal.

Explique os tipos de linguagem para seus alunos, professor, pois isso vai favorecer a produção de cartazes mais chamativos, criativos e convincentes.

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Marivalda Alves Timóteo

Marivalda Alves Timóteo

Licenciatura plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em gestão do currículo e competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de filosofia para crianças, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br