logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Meu cãozinho

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF02LP26)

Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Objetos de conhecimento: Formação do leitor literário

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Objetos de conhecimento: Apreciação estética/Estilo

Atividades utilizadas no plano de aula

Meu Cãozinho

Meu Cãozinho

https://www.escolagames.com.br/jogos/meu-caozinho

Os pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.

No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?

Então vamos lá escolher o seu pet preferido!

BestSchool Games character
Ano Duração
1º e 2º 50 - 65 minutos

Objetivos

  • Montar um quebra-cabeça online sobre espécies de pets;
  • Valorizar os animais e respeitá-los;
  • Exercitar a escrita, leitura, imaginação e criatividade através da produção de texto poético;
  • Apreciar versos e a sonoridade característica do texto poético a fim de sensibilizar-se mais;
  • Persuadir o leitor através da produção de cartazes;
  • Trabalhar a linguagem verbal e não verbal.
  • Utilizar revistas velhas e material reciclável na produção de cartazes;
  • Favorecer a produtividade e autonomia das crianças nas atividades em grupo;
  • Produzir cartuns a fim de criticar a postura das pessoas com relação aos maus-tratos com os animais;
  • Analisar e interpretar texto poético para desenvolver certas habilidades e competências.

Conteúdo

A produção do texto poético

Duração

2 aulas ou mais a depender do perfil da turma.

Recursos didáticos

Computador, papel sulfite, lápis de cor, cartolina, cola, pincel atônico, tesoura, revistas usadas e material reciclável.

Metodologia

Interpretação e produção de texto poético, bem como cartazes, elaboração de cartuns, atividades em grupo e discussão da temática em estudo, realização de jogo online e pedagógico, etc.

Avaliação

Poderá ser avaliada a participação das crianças em todas as atividades ou ser proposta uma produção de texto poético valendo nota para verificar se as crianças ampliaram o vocabulário e assimilaram novas palavras, conhecimentos.

1. Jogo Meu Cãozinho, o poema e a produção de cartazes

Antes de iniciar o jogo proposto, professor, leia as instruções que o antecedem com seus educandos. O jogo possibilita ao aluno a escolha de um pet bem fofinho para adoção. Ele poderá dar um nome ao cãozinho e tem mais de 60 raças para que possa optar. Que legal escolher o sexo do animalzinho, o gênero! Há um poema lindo para acompanhar cada pet definido durante o jogo. Que sensacional! Vai ser um jogo muito legal. Ao definir seu pet e nome, virá um poeminha e será a hora de jogar. Logo após, aparecerão partes de um pet para ser montado, ou seja, trata-se de um quebra-cabeça. Ao completar o quebra-cabeça, há possibilidade de jogar novamente. As crianças vão adorar o quebra-cabeça fundamentado com poemas. Após o jogo, será muito importante motivar os alunos para a produção de textos poéticos.

Explique às crianças qual a diferença entre poesia e poema, pois elas sempre confundem.

Dê uma folha sulfite a cada criança para reproduzir o seu cãozinho do jogo online e também para que possa fazer um poema com duas ou mais estrofes. Recorde com sua turma a estrutura do poema. Ressalte a importância das rimas e sonoridade presentes na leitura de um texto poético. Seria essencial falar com seus alunos sobre a importância dos cães na vida das pessoas, despertar a sensibilidade das crianças e conscientizá-las para a preservação das espécies de animais, enfim, esse assunto dá uma aula muito boa.

Antes de partirem para os desenhos e prática de produção de texto poético, faça um círculo com a garotada e proponha uma discussão: “Como preservar melhor a vida dos animais de um modo geral, mas em especial, dos doguinhos?”. Anote as sugestões das crianças para que depois possam produzir cartazes a respeito da temática. Essa será uma atividade complementar. Os alunos farão cartazes relacionados à proteção dos animais, em especial, dos cães, pois muitos são abandonados pelas ruas e ficam à mercê das situações de descaso, passam fome, sede e frio. Os alunos vão criar slogans (frases curtas) para sensibilizarem os leitores. Explorar a linguagem verbal e não verbal. Utilizar revistas velhas e material reciclável para a produção dos cartazes.

2. Produção de cartum

Essa será uma atividade muito interessante. Os alunos vão trazer para os cartuns a temática em estudo. Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Os alunos do 2º ano conseguem realizar a atividade com mais facilidade do que os menores. Professor, explique às crianças que o termo cartum é uma forma aportuguesada do termo inglês cartoon (cartão) e que tem origem na palavra italiana cartone. Utiliza-se de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e as onomatopeias. O principal elemento do cartum será o pet. Através do cartum a criança expressa sua opinião e passa uma mensagem simbólica.

Em um mural, exponha os cartuns das crianças. Oriente-as para que através dos desenhos e mensagens possam incentivar pessoas à prática do bem com os doguinhos. Ressaltar que os animais não podem ser maltratados, que devemos amá-los e respeitá-los. Seria bom esclarecer para os alunos que o cartum não retrata algo ou uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade.

3. Interpretação de texto poético

Na chácara do Chico Bolacha
o que se procura
nunca se acha!

Quando chove muito,
O Chico brinca de barco,
porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.

Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.

Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.

Outras coisas, ninguém procura,
porque não acha.

Coitado do Chico Bolacha!


Autora: Cecília Meireles

Responda às questões sobre o poema: Na chácara do Chico Bolacha.

  1. Qual é a autora do texto poético em estudo?
  2. No texto, há um verso que menciona um cachorrinho. Qual é esse verso? Qual a característica dada ao cachorrinho e o que significa?
  3. Você cuidaria com carinho de um pet coxo? Por quê?
  4. Qual o nome do cachorrinho do poema de Cecília Meireles?
  5. O que significam as palavras enxada e inchada? Procure o significado no dicionário.
  6. Como você imagina o Chico Bolacha? Faça um desenho que o represente de acordo com a sua imaginação.
  7. Na chácara do Chico Bolacha tem um cachorrinho coxo. Ser coxo dificulta a locomoção. Na sua opinião, o houve com ele para ficar assim?
  8. Como podemos agir para que os animais vivam com mais dignidade?
  9. Pesquise sobre a autora do poema e faça um texto que conte sua história e trajetória de vida na Literatura.

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Marivalda Alves Timóteo

Marivalda Alves Timóteo

Licenciatura plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em gestão do currículo e competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de filosofia para crianças, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br