Meu caõzinho

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF02LP26)

Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Objetos de conhecimento: Formação do leitor literário

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Objetos de conhecimento: Apreciação estética/Estilo

Atividades utilizadas no plano de aula

Meu Cãozinho

Os pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.

No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?

Então vamos lá escolher o seu pet preferido!

BestSchool Games character
Idade Duração
5 a 8 anos 45 - 60 minutos

• Ensinar crianças sobre cuidado e responsabilidade com animais de estimação;
  • Aprimorar as habilidades de resolução de problemas através de quebra-cabeças;
  • Ensinar sobre empatia e compreensão com animais;
  • Desenvolver coordenação motora fina e habilidades cognitivas.

Material necessário

• Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Imagens impressas de ações de cuidado com animais.

1. Para começar

Inicie a aula conversando com os alunos sobre os animais de estimação que têm em casa. Deixe que compartilhem suas experiências com seus animaizinhos ou com seus animais favoritos.

2. Apresentação

• Mostre imagens de ações de cuidado com animais, como alimentar, limpar/banhar, e brincar.
  • Converse com os alunos sobre a importância de cuidarem dos animais de estimação e o porquê de ser essencial atender às suas necessidades.

3. Prática

• Mostre aos alunos o jogo “MEU CAÕZINHO” nos computadores ou tablets.
  • Oriente aos alunos para escolherem um dos animaizinhos e montarem o quebra cabeça. Deixe que façam com todos os pets que estão disponíveis, se quiserem.
  • Depois, mostre aos alunos os animais do jogo impressos e recortados. Peça para que cada aluno escolha um para “adotar”. Certifique-se que há suficiente para todos. Explique aos estudantes que o filhote escolhido vem com responsabilidades e que terão que ‘cuidar’ deles no próximo momento da aula.

4. Produção

• Planeje uma atividade offline usando as imagens de ações de cuidado com os animais.
  • Peça que os alunos relacionem as atividades de cuidado com as imagens. Se os alunos forem mais velhos, imprima também descrições das atividades para que as relacionem com as imagens corretas.
  • Discuta com os alunos a importância de cada uma daquelas ações.
  • Permita que escrevam ou desenhem sobre as suas experiências com o filhote adotado. Depois, proporcione tempo livre para que compartilhem com seus colegas as informações sobre seus filhotes.

5. Finalizando

Reúna os alunos e converse sobre o que aprenderam naquele momento.

Faça perguntas como:

• "Quais são algumas das responsabilidades de cuidar de um animal de estimação?"
  • "Como você pode cuidar do seu filhote adotado?"

Encoraje os alunos a praticarem responsabilidade e empatia com os animais que vivem ao seu redor. Deixe os “filhotes” impressos na sala de aula e peça para que os alunos cuidem deles diariamente.

Karol Oliveira

Graduanda letras - Português / Inglês na UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Certificado TOEFL.

Experiência no ensino da língua inglesa como língua estrangeira há 5 anos.