Jogo do plural

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF05LP03)

Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Objetos de conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

Atividades utilizadas no plano de aula

Jogo do plural

Vamos testar os seus conhecimentos das palavras? O Jogo do Plural vai te apresentar uma palavra e perguntar qual é o seu plural, que é a forma da palavra que indica mais de um. Você terá 3 tentativas para acertar e se ainda tiver dificuldades, a professora te mostrará a resposta. Vamos lá?

BestSchool Games character

• Desenvolver a observação, a atenção e o raciocínio.
  • Recordar a classificação das palavras quanto à sílaba tônica;
  • Estimular a percepção auditiva;
  • Aprender de forma lúdica através de jogos e brincadeiras;
  • Realizar a correlação das palavras visando ao singular e plural;
  • Investir na “Informática Educativa”.

Plural das Palavras e classificação da sílaba tônica.

Duração

Uma aula e meia

Recursos didáticos

Lousa, computador, baralho de palavras, caderno, lápis, borracha, etc.

Avaliação

Poderá ser aplicada uma avaliação tradicional ou valorizar o empenho das crianças nas atividades.

1. Classificação da sílaba tônica

Professor, você já sabe que a sílaba tônica é a sílaba emitida com mais ênfase, sendo que em cada palavra há apenas uma sílaba tônica. Passe essa noção aos alunos. Faça uma brincadeira oralmente. Pronuncie umas palavras e pergunte à turma qual é a sílaba tônica, a mais forte e o porquê. Nessa hora, será necessário revisar o conteúdo “classificação das palavras quanto à sílaba tônica”. Explique também que uma sílaba considerada a mais fraca, chamada de átona. Diga aos alunos que a palavra que requer acento já é mais fácil identificar a sílaba tônica, ou seja, será a sílaba com acento gráfico, como por exemplo, caráter. Recorde com a criançada que toda proparoxítona é acentuada, como por exemplo, árvore. Reforce que essa é uma regrinha básica.

Utilize a lousa para recordar com a turma a classificação das palavras quanto à tonicidade:

De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Oxítona é quando a última sílaba da palavra é a tônica. Exemplos: café, cipó, metrô, cascavel, etc.

Paroxítona é quando a penúltima sílaba da palavra é a tônica. Exemplos: caráter, tênis, vírus, alcateia, etc.

Proparoxítona é quando a antepenúltima sílaba da palavra é a mais forte e toda proparoxítona é acentuada (regra básica). Exemplos: mecânico, relâmpago, árvore, atômico, etc.

Professor, no exercício a seguir, serão acrescentadas palavrinhas do jogo online. Será ótimo para a fixação da ortografia dessas palavras e uma forma de aproveitar melhor o contexto do jogo.

Que tal trabalhar com o plural de algumas palavras e classificá-las quanto à tonicidade?

Exemplo: anéis – oxítona

a) macacos -
b) chapéus –
c) copos –
d) leões –
e) girafas –
f) lápis –
g) flautas –
h) limões –
i) violões –
j) tamanduás –
k) óculos –
l) jacarés –
m) tênis –
n) binóculos –
o) réguas –

2. Jogo do plural Escola Games

Chegou o momento de explorar o jogo visando ao plural do Canal da Escola Games. Trata-se de um game interativo e muito divertido. Vá com seus alunos para a sala de informática, professor. Leia as instruções que antecedem ao jogo aqui proposto. Os alunos podem jogar individualmente ou até em dupla. O jogo é formado a partir de palavras de fácil assimilação e também de outras mais complexas, que requerem mais atenção para fixação da ortografia. As imagens que complementam a palavra ao ser pluralizada são fantásticas e favorecem o aprendizado. O professor precisa sair da rotina da sala de aula para inovar e estimular mais a criançada para o aprendizado significativo. Muito se fala em Informática Educativa e nós acreditamos nesse processo, por isso estamos sempre utilizando os jogos como ferramenta de ensino.

3. Jogo do singular e plural

O jogo de baralho ajuda muito na memorização da escrita das palavras. Que tal fazer um baralho com palavras do jogo online, professor? Faça um baralho com palavras no singular e outro com as mesmas palavras no plural para que os alunos façam a correlação.

Segundo Vygotsk, a brincadeira colabora para o desenvolvimento da língua escrita na medida em que a simbolização do jogo abre espaço para a expressão gráfica e artística (desenho).

A seguir, sugestões para realizar a atividade com sucesso. Siga os passos, professor(a)!

1. Faça as cartas de baralho contendo palavras do jogo online no singular e plural.
  2. As cartas podem ser embaralhadas como em um jogo comum, conforme manda a tradição.
  3. Cada criança receberá 10 cartas.
  4. O aluno que der início ao jogo deverá comprar uma carta e verificar se é possível formar palavras visando ao singular e plural da mesma.
  5. Se as cartas combinarem, serão baixadas na mesa, mas, caso contrário, passa-se a vez para a próxima criança.
  6. Ao terminar de baixar, o jogador deverá jogar uma carta na mesa e o próximo jogador poderá comprar a carta deixada pelo anterior, ou então, comprar do monte para tentar baixar suas combinações.

Crie suas próprias estratégias, professor! Aqui são apenas dicas para que tenha uma prévia noção, mas procure inovar e ousar. Caso queira preservar o baralho, plastifique-o e guarde-o em um lugar seguro, como em uma caixinha de sapato ou papelão.

Marivalda Alves Timóteo

Licenciatura plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em gestão do currículo e competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de filosofia para crianças, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.