Fábrica de palavras

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

Objetos de conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF12LP01)

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Objetos de conhecimento: Decodificação/Fluência de leitura

Atividades utilizadas no plano de aula

Fábrica de palavras

Que tal ajudar a fabricar novas palavras?

Conheça a Fábrica de Palavras do Escola Games! Venha se divertir: complete as palavras apresentadas com a letra que está faltando. Basta escolher uma das letras que aparecerão na esteira. Depois dessa fase, você poderá controlar o robô para encontrar palavras perdidas na fábrica! É pura diversão.

BestSchool Games character
Etapa Duração
1º e 2º ano 60 minutos

Objetivos

Engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem, promovendo a colaboração e a criatividade através do jogo Fábrica de Palavras.

Vocabulário alvo

• Computadores ou tablets com conexão à internet
  • Quadro brancos e marcadores
  • Fichas para registro
  • Cartas com as letras do alfabeto
  • Cartolinas e pincéis para atividades colaborativas

1. Para começar

• Jogue um jogo rápido de associação de palavras. Diga uma palavra e os alunos devem se revezar dizendo palavras relacionadas.
  • Introduza o conceito de uma ‘fábrica de palavras’ e pergunte aos estudantes o que acham que é.

2. Apresentação

1. Demonstre como jogar “Fábrica de palavras”, destacando as regras mais importantes (por exemplo, a cada letra errada escolhida, perde-se uma vida.).
  2. Discuta com os alunos a importância das palavras e como elas formam frases e histórias.
  3. Deixe que os alunos se aventurem no jogo livremente.

3. Prática

• Depois de jogarem o jogo, divide a turma em pequenos grupos.
  • Os alunos devem usar as cartas com as letras para formar palavras que se encaixem numa certa categoria (animais ou frutas, por exemplo.)
  • Faça rodízio das categorias para que cada grupo tenha a chance de trabalhar com várias delas.

4. Produção

• Proponha uma atividade colaborativa.
  • Distribua cartolinas e pincéis para os grupos.
  • Atribua um tema de palavras (por exemplo, "natureza") e peça a cada grupo para criar um pôster colaborativo de palavras com desenhos e palavras relacionadas ao tema.
  • Incentive a discussão e colaboração dentro de cada grupo.

5. Finalizando

• Reúna a turma e apresente o pôster colaborativo de palavras de cada grupo.
  • Discuta as diferentes palavras que exploraram durante as atividades interativas.
  • Reflita sobre o valor do trabalho em equipe e da criatividade na exploração de palavras.
  • Se desejar, atribua uma tarefa de escrita criativa em que os alunos incorporam algumas das palavras que formaram no jogo em frases curtas ou um parágrafo. Incentive-os a compartilhar suas criações na próxima aula.

Karol Oliveira

Graduanda letras - Português / Inglês na UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Certificado TOEFL.

Experiência no ensino da língua inglesa como língua estrangeira há 5 anos.