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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Tesouro Pirata

Tesouro Pirata

Será que você vai conseguir descobrir o segredo dos piratas? Fique atento(a) às imagens que vão aparecer na tela: encontre os desenhos na mesma ordem no tabuleiro. Descobrindo o padrão, você passa para a próxima fase! É muito legal. Venha brincar com a gente!

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Matemática
2º Ano
Álgebra

Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência

(EF02MA10)

Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O jogo de tabuleiro em estudo, professor, tem por objetivo identificar e marcar um padrão em sequências figurais em diferentes situações. O cenário é motivador, pois as crianças têm um certo encantamento por piratas, uma vez que esse personagem se aventura a fim de conquistar tesouros. Elas se sentem animadas a irem à caça também. Esse jogo vai estimular a percepção visual das crianças e despertá-las para a capacidade de nosso cérebro processar informação. A orientação espacial e atenção serão os eixos norteadores do jogo.

Objetivos para o aluno

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida;

Construir sequências figurais em diferentes situações utilizando um padrão estabelecido e criando padrões;

Criar tabuleiros com material reciclável;

Descrever características de construção de uma sequência em diferentes situações;

Compreender a construção de padrões através de figuras próximas da realidade vivenciada;

Resolver um problema buscando caminhos prováveis e justificando escolhas;

Interligar o estudo da matemática com o cotidiano e perceber a presença da Matemática em tudo que se faz;

Participar de jogos e brincadeiras, buscando vivenciar as emoções e desafios que são estabelecidos por essas atividades.

Objetivos para o professor

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida;

Construir sequências figurais em diferentes situações utilizando um padrão estabelecido e criando padrões;

Criar tabuleiros com material reciclável;

Descrever características de construção de uma sequência em diferentes situações;

Compreender a construção de padrões através de figuras próximas da realidade vivenciada;

Resolver um problema buscando caminhos prováveis e justificando escolhas;

Interligar o estudo da matemática com o cotidiano e perceber a presença da Matemática em tudo que se faz;

Participar de jogos e brincadeiras, buscando vivenciar as emoções e desafios que são estabelecidos por essas atividades.

Sugestão de abordagem para o professor

Professor, inicie a aula questionando sobre o que as crianças conhecem por padrão em uma sequência. A seguir, lance um desafio: criar uma sequência repetitiva através de desenhos respeitando um padrão estabelecido. Faça um mural com os desenhos. Depois, motive as crianças para jogarem o “Tesouro Pirata”.

Além de explorar o jogo online do canal, para reforçar os conhecimentos matemáticos, que tal levar para a sala de aula, professor, jogos com raciocínio com dados? Tem um jogo chamado “Morto” que trabalha a Matemática e diverte a criançada ao mesmo tempo, cujo objetivo é fazer mais pontos antes de perder todos os dados. Serão necessários lápis, papel, 5 dados e, se possível, um copinho para jogar os dados. Para dar início, professor, anote o nome de todos os participantes em um pedaço de papel e estabeleça a ordem do jogo. O jogador que for iniciar a partida receberá o copo e também os dados. Cada participante, levando-se em conta sua vez, jogará os 5 dados. Se na jogada os números 2 ou 5 não surgirem, a jogada será válida e soma-se todos os números que apareceram para marcar a pontuação. Porém, caso na jogada apareçam os números 2 ou 5, o participante não ganha nenhum ponto e tira os dados que revelam os dois números. Com isso, o número de dados vai diminuindo a cada rodada. Assim sendo, o jogador continua até perder o seu último dado. Nesse momento, então, ele diz a palavra “Morto!” e passa para o jogador seguinte. Vencerá quem fizer a maior pontuação.

Existem muitos jogos que são padrões e favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da orientação espacial e da atenção. Jogos que contêm cores, palitos de picolé coloridos, cotonetes, enfim, as crianças conseguem elaborar tabuleiros com a ajuda do professor e assimilar o conhecimento matemático de forma divertida. Registre no tabuleiro números ou figuras que representem o dia a dia da criança. Aproveitando o jogo online, as crianças podem representar no jogo, feito com sucata, imagens relacionadas à vida do “Pirata”.

Uma atividade muito interessante é a “Caça ao Tesouro”. Trata-se de um jogo de pistas. Os participantes têm missões que evoluem com a resolução de enigmas. Cada enigma ajuda a descobrir o próximo local onde está escondida a próxima pergunta do jogo. O jogo continua até a localização final do tesouro.

Decifrar o segredo dos enigmas de um “Caça ao Tesouro” é muito divertido! Essa brincadeira motiva muito as crianças e provoca uma grande interação. A carta do pirata e enigmas poderão ser impressos. Use a criatividade, professor, para criar o baú do tesouro. O “Caça Tesouro” pode ter diversos temas. As pistas poderão ser do conteúdo de Matemática ou outros conteúdos. Antes de iniciar a dinâmica, converse com a garotada sobre o espírito de equipe e também com relação à inclusão de todos.

Complementando o conteúdo

Professor, saiba que assim como a criatividade e a imaginação, o desenvolvimento do raciocínio lógico é fundamental para que o indivíduo se sinta completo, realizado. Jogos de tabuleiro desafiam a capacidade de síntese das crianças e organização, fazendo com que o cérebro se desenvolva para assimilar toda a experiência de funcionamento daquilo que se coloca à sua volta. Que tal exercícios que desafiam o cérebro? Não poderíamos falar de atividades que estimulam o raciocínio das crianças sem mencionar os jogos. Quando se fala em crianças pequenas, o essencial é oferecer jogos de sequência lógica e coordenação motora. As maiores, apreciam jogos de carta e tabuleiros. Seria muito bom as crianças jogarem Dominó, Ludo, Torrinha, enfim, para que as crianças desenvolvam suas habilidades e competências. O professor poderá realizar um evento, no caso, um dia de jogos, como se fosse uma oficina de jogos. As “Oficinas do Jogo” são uma excelente prática pedagógica para movimentar a criançada e estimular para uma aprendizagem mais significativa. A oficina poderá ser somente de jogos de tabuleiro ou até abrir espaço para jogos visando às atividades físicas. Fica aqui a proposta de um projeto interdisciplinar ou multidisciplinar. Essa atividade de jogos estimula a competitividade, propicia a integração, a descontração, enfim, dinamiza o processo de ensino e aprendizagem.

“O ato de jogar pressupõe algo prazeroso, alegre e espontâneo, tem um objetivo no final, o que lhe confere um sentido à ação. O jogo é movimento, associação, alternância, sucessão, mudança, podendo ser repetido a qualquer momento, uma de suas qualidades fundamentais.” (HUIZINGA 2000, p. 11)

Outros jogos do canal com a mesma temática:

Operação Pirata

https://www.escolagames.com.br/jogos/operacao-pirata

Operação Pirata 2

https://www.escolagames.com.br/jogos/operacao-pirata-2

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