Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Som Legal

Som Legal

Sanfona, guitarra, piano, bateria...

Hoje a brincadeira veio com muito som.

Deslize as faixas para montar os instrumentos musicais e conhecer um pouco mais sobre cada um deles! Solta o som!!!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Artes

Tema

Instrumentos musicais

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

04 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Desenvolver a discriminação e a percepção visual;
  • Saber o que são instrumentos musicais;
  • Conhecer alguns instrumentos musicais e suas características principais;
  • Memorizar o som de alguns instrumentos musicais;

Objetivos para o professor

  • Despertar nos alunos o interesse em aprender sobre os instrumentos musicais;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de expressão artística.

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Caso a escola possua instrumentos musicais, leve os alunos para conhecê-los. Permita que os alunos toquem no instrumento, conheça o som de cada um, seu formato, suas diferenças e semelhanças. Caso a escola não possua instrumentos agende uma visita ao Conservatório de Música da sua cidade ou a eventos de música que podem acontecer durante o ano.

(Sugestão 2) Você também pode montar uma banda com os alunos convidando o professor de artes ou algum professor de musicalização da sua cidade para ministrar as primeiras aulas.

(Sugestão 3) Leve caixa de som para a sala de aula com diversas músicas de estilos variados, peça para os alunos identificarem os instrumentos presentes nas músicas. Escolha música com a presença clara de instrumentos como por exemplo, música clássica, rock, moda de viola...

(Sugestão 4) Solicite que os alunos elaborem um instrumento musical em casa com a ajuda dos pais, utilizando materiais do cotidiano, como palitos, caixas, vasilhas e etc.

(Sugestão 5) Solicite que os alunos construam um mural com as fotos dos seus artistas favoritos.

(Sugestão 6) Coloque os alunos sentados em círculo e apresente músicas de diversos estilos. A cada estilo de música colocado peça para que eles façam um desenho sobre o sentimento que foi despertado naquele momento. Repita o processo com todos os estilos musicais. Em seguida, peça para que eles compartilhem com o colega seus desenhos e sentimentos.

(Sugestão 7) Promova concursos de dança em parceria com professor de artes e educação física.

Complementando o conteúdo

A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Após trabalhar em sala de aula com o jogo de montar instrumentos os alunos estarão mais interessados em conhecer estes objetos. Esse estímulo precisa continuar sendo trabalhado e desenvolvido, por isso permita que os alunos façam perguntas, levem suas músicas e artistas preferidos para mostrar em sala de aula. Assim a criança pode ir aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros por meio de semelhanças.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/somLegal/