Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Quiz da higiene
Quiz da Higiene é um jogo online educativo e divertido para crianças, onde elas testam seus conhecimentos sobre hábitos de higiene. Com perguntas simples e interativas, o jogo ensina a importância da limpeza e do autocuidado de forma leve e envolvente. A cada resposta certa, a criança aprende e avança no jogo, reforçando hábitos saudáveis para o dia a dia!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 1º Ano | Vida e evolução |
Corpo humano Respeito à diversidade |
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. |

Dicas para o educador
No 1º ano, educador, as crianças estão assimilando aos poucos os hábitos visando à higiene do corpo e boca. Elas também têm que aprender sobre como preservar o espaço em que vivem. Os pais passam noções de higiene para os filhos o tempo todo e os professores também são responsáveis por esse processo de aprendizagem. Este plano de aula tem por objetivo propor o trabalho com a temática em estudo e reforçar a necessidade de se cuidar para evitar doenças. Cabe ao professor de Ciências, em uma “Roda de Conversa”, discutir com as crianças sobre hábitos de higiene necessários em nosso dia a dia para a preservação de uma boa saúde, bem como contemplar a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03). Uma aula-vídeo vai ilustrar melhor a temática. O professor tem como explorar a linguagem verbal e não verbal.
Antes de partirem para o game “Quiz da Higiene”, educador, pergunte às crianças se elas escovam os dentinhos todos os dias e com que frequência. Também questione sobre cuidar das orelhinhas e olhinhos, com relação a pentear os cabelos ao acordarem e sobre cortar as unhas, bem como mantê-las limpinhas. Quanto aos alimentos, indague sobre os cuidados que elas e familiares têm. Uma boa pergunta é sobre as precauções que tomam quando estão doentes: se ficam mais isoladas, se tentam não espirrar nas pessoas, se tomam remédios para que possam conter a enfermidade, enfim, a intenção é mostrar às crianças que precisamos nos cuidar e evitar a transmissão de doenças. Fale bastante, professor de Ciências, sobre a importância de elas lavarem as mãozinhas quando forem ao banheiro. Caso ache viável, recorde com seus alunos o período da pandemia. Nessa época, os cuidados com a higiene foram fundamentais para que muitas pessoas não fossem contaminadas e a partir de então todos ficamos mais cautelosos, mais cuidadosos com nossa saúde.
Vamos propor uma caça ao tesouro com materiais de higiene pessoal. O professor de Ciências poderá esconder no pátio da escola sabonete, pasta dental, shampoo, escova de dente, fio dental e outros produtos dentro do contexto para as crianças encontrarem. Nessa dinâmica, os alunos vão manusear os produtos e isso fará com que tenham memorização, e, consequentemente, reforçará a assimilação dos mesmos. A caça ao tesouro é uma dinâmica que estimula o raciocínio, auxilia no desenvolvimento motor, melhora a atenção, a capacidade de ouvir e seguir instruções, estimula a autonomia, interação e ainda proporciona bem-estar físico e mental. As crianças adoram se interagir e saírem das aulas teóricas, maçantes. Esse jogo também favorece a interpretação, uma vez que as crianças precisam decifrar as pistas.
Depois da dinâmica, as crianças estarão com mais embasamento e curiosas para executarem o game com quiz. No jogo online com perguntas e respostas sobre hábitos de higiene, as crianças vão se deparar com indagações que as farão refletir sobre uma vida saudável e com bem-estar. O jogo é bem lúdico e dinâmico. Após a criança escolher a alternativa correta, virá um texto complementar para reforçar o aprendizado. Coloque as crianças em dupla para realizarem o quiz do game. Essa interação colabora para que desenvolvam a socialização.
Objetivos para o aluno:
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
- Realizar um game com quiz de Ciências sobre hábitos de higiene;
- Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde;
- Cuidar da limpeza do ambiente doméstico;
- Desenvolver habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos de forma lúdica;
- Expressar-se através de pantomimas;
- Participar de atividades integradas para obter mais embasamento e interagir-se com o outro;
- Assimilar hábitos de higiene visando ao corpo e meio ambiente para uma boa saúde e prevenção de doenças;
- Compreender que a falta de higiene pessoal e ambiental causam prejuízos à saúde;
- Compartilhar experiências e vivências sobre hábitos de higiene em uma “Roda de Conversa”;
- Exercitar a empatia, a autoconfiança, a comunicação e também o autoconhecimento;
- Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.
Objetivos para o professor
- Possibilitar o aprendizado dos conteúdos visando aos hábitos de higiene através de game com quiz;
- Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
- Contemplar a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03);
- Apresentar o conteúdo em estudo através de uma aula-vídeo;
- Explorar a linguagem verbal e não verbal para passar o conteúdo;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Capacitar os alunos a reconhecerem a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental para prevenir doenças causadas por microrganismos;
- Promover a interação entre os alunos, compartilhando experiências e dúvidas relacionadas ao tema;
- Conscientizar as crianças na “Hora do Conto” sobre a importância visando à higiene do corpo, do ambiente doméstico e do meio ambiente à nossa volta;
- Trabalhar com obras literárias abordando o assunto em estudo;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
O TEATRO COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Cuidar do corpo é fundamental e também do meio ambiente à nossa volta. Através de uma peça teatral, educador, vamos levar nossas crianças para momentos de reflexão e conscientização. O teatro é uma ferramenta de conscientização, pois ele permite explorar e questionar questões sociais e políticas, ele promove o engajamento crítico e desenvolve habilidades artísticas. É possível, durante o trabalho com peça teatral, exercitar a empatia, a autoconfiança, a comunicação e também o autoconhecimento.
Nossa ideia é uma peça teatral em que as crianças possam expressar o que sabem sobre os cuidados com o corpo e meio ambiente ao mesmo tempo. Elas vão se utilizar de pantomimas para passarem a mensagem. A pantomima é uma arte cênica que recorre à mímica como forma de expressão artística. Professores de outros conteúdos podem colaborar com os ensaios e também levar o assunto para as suas aulas. Na aula de Língua Portuguesa, os alunos poderão interpretar narrativas e poesias sobre a temática em estudo. O professor de Geografia tem como abordar a preservação dos espaços naturais. Enfim, há como desenvolver essa proposta dentro de um projeto multidisciplinar. Cabe ao professor de Ciências elaborar a peça juntamente com as crianças. Elas precisam opinar também e dar sugestões. Quanto à apresentação do dia da peça, o professor de Artes deverá assumir as responsabilidades.
O importante, ao final da peça, é deixar claro que precisamos nos cuidar para que tenhamos uma boa saúde, para evitar doenças transmissíveis e para uma vida com mais qualidade.
Quanto ao roteiro da peça, as crianças têm que produzi-lo para que fique dentro da realidade delas. Os alunos do 1º ano são muito criativos e expressivos. O professor de Ciências irá acompanhar e intermediar essa produção textual. O professor de Português pode revisar os aspectos linguísticos.
Para que possam usar fantasias, que tal criá-las a partir de material reciclável, educador?
Uma ideia muito boa é usar caixas de papelão e enfeitá-las com produtos de higiene.
Assuntos a serem evidenciados na peça:
- Escovar os dentes e usar fio dental para evitar cáries, gengivite e halitose;
- Não compartilhar escovas de dente;
- Cuidar dos cabelos e das unhas;
- Usar roupa limpa;
- Cuidar da limpeza do ambiente doméstico;
- Lavar os alimentos antes de consumi-los;
- Tomar banhos frequentes para remover sujeira, bactérias e excesso de óleo da pele.
Quanto ao meio ambiente, a oferta de água potável e o saneamento básico são imprescindíveis para a saúde da população. As crianças também poderão abordar essas questões na peça teatral com uma linguagem mais simples, própria para o entendimento delas.
Demos aqui algumas sugestões para a composição da peça teatral. Os professores podem ampliar a proposta e adequá-la às crianças do 1º ano.
Complementando o conteúdo
APRENDENDO SOBRE HIGIENE NA HORA DO CONTO!
Educador, sabemos que a higiene é uma das melhores maneiras para estimular as defesas do nosso organismo a fim de combater as doenças transmissíveis. Sendo assim, incluir hábitos na rotina, por mais simples que sejam, são essenciais para prevenir problemas e aumentar a qualidade de vida. Para convencer as crianças dessa realidade, conte histórias que transmitam mensagens incluindo bons hábitos de higiene referentes ao corpo, ao ambiente doméstico e ao meio ambiente em que se vive. Os anos iniciais do ensino fundamental são uma ótima oportunidade para introduzir as noções de saúde.
As crianças têm que compreender que a falta de higiene pessoal e ambiental causam prejuízos à nossa saúde. A “Hora do Conto” será fundamental para trabalhar esse assunto através da contagem de histórias.
O livro “Não quero… Tomar banho” é uma boa dica para trabalhar a temática em estudo na “Hora do Conto”. Da autora Ana Oom, publicado pela FTD Educação, em 2021, esse livro narra a história de Mafalda, uma menina que não gosta de tomar banho. Até que um dia, ao chegar à escola, ela é surpreendida por um evento que a faz refletir sobre a importância desse hábito de higiene.
Educador, inclua outros livros abordando a importância de se preservar o ambiente doméstico limpinho e também que foquem na necessidade de conservação dos espaços naturais e públicos. Como por exemplo, explique às crianças para não jogarem lixo nas ruas e as consequências dessa ação. A “Hora do Conto” será um momento de estudo e reflexão, servirá também para provocar uma tomada de decisão e mudança de postura.
A “Hora do Conto” é um momento meio mágico que ocorre dentro da biblioteca ou cantinho da sala de aula, pois muito além de ampliar a capacidade de imaginação, a criatividade, possibilita à criança o desenvolvimento oral e escrito, assim como transmite conhecimento, valores e amplia o desenvolvimento cognitivo e emocional. Não somente o professor de Literatura terá que usufruir desse momento, mas os educadores de todas as disciplinas. As crianças podem aprender Ciências, Geografia, Matemática, enfim, através de contos.