Profissões

Ei, você já pensou no que quer ser quando crescer?

Sem os profissionais que trabalham todos os dias não teríamos nossa comida, energia elétrica, carros e até água na torneira! Por isso, entender mais sobre os trabalhos que as pessoas realizam no dia a dia é tão importante.

Venha descobrir sobre algumas profissões enquanto se diverte com vários quebra-cabeças! Monte o cenário juntando as peças e escolha o profissional que mais combina com ele. Vamos lá?

Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE07)

Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10)

Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

(EF01GE07)
A habilidade diz respeito a identificar, diferenciar e relatar atividades de trabalho existentes na escola (limpeza, ensino, segurança, direção) e no entorno da escola (padaria, mercado, farmácia, comércio em geral). Pode-se apresentar as características de diferentes profissões e atividades laborais, relacionando-as aos lugares onde são realizados os diversos tipos de trabalho. Pode-se, ainda, considerar as diferentes características do mundo do trabalho urbano e rural e apresentar o trabalho a partir da relação cotidiana do aluno — por exemplo, prevendo investigar quem produziu as roupas que veste e de qual material são feitas, quem construiu a escola, quem produz o alimento das refeições etc.

(EF02HI10)
Esta habilidade diz respeito a perceber, distinguir e avaliar as diferentes formas de trabalho exercidas pelas pessoas no entorno do aluno, como na escola (professor, diretor, zelador etc.), nos comércios em seus locais de vivência (trabalhadores de padarias, mercados etc.), entre outros. Essa percepção confere maior significado à aprendizagem de que todas as atividades de trabalho são valorosas e contribuem para o bem comum.