Compartilhe com a sua turma:

Circolando por Minas Gerais
Vamos conhecer as belezas de Minas Gerais? Esse estado grande, cheio de belezas naturais e maravilhas como o pão de queijo, lindas igrejas e cachoeiras. Conheça várias cidades históricas e brinque com quebra-cabeças superdivertidos. Vamos lá?
| Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades | 
|---|---|---|---|---|
| Matemática | 1º Ano | Álgebra | Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências | (EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. | 
| História | 3º Ano | As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município | O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive | (EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive. | 

Dicas para o educador
(EF01MA09)
Organizar e ordenar objetos se relaciona com observar um conjunto de objetos do cotidiano, identificar um padrão (forma, cor, tamanho etc.) e aplicar o padrão observado na organização de sequências.
(EF03HI02)
Esta habilidade consiste em escolher fatos coletados de diferentes fontes (relatos orais, fotografias antigas, documentos, objetos etc.) que dizem respeito à história da cidade ou da região. Depois, deve-se registrar essas informações, em seu caderno, por exemplo. Isso exige do aluno sistematizar e organizar a informação, dando-lhe um sentido inteligível.  Consultar fontes e selecionar informações são habilidades específicas da História que o aluno começou a desenvolver no 2º ano (nas habilidades EF02HI04, EF02HI05 e EF02HI09) e que, aqui, no 3º ano, aprofundam-se com a habilidade de registrar.

































































