Ficha para o professor
Com as orelhas compridas e com pelo branquinho
O amigo da páscoa é bom coelhinho
Nesse game você deve ajudar coelhinho a encontrar seu parzinho
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
Tema
Páscoa
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:
1. O que vocês sabem sobre a páscoa?
2. Qual é o animal que aparece nessa época?
3. De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?
4. Onde são produzidos?
5. Quais outros símbolos da páscoa você conhece?
6. Qual a relação do coelho e do ovo com a páscoa?
(Sugestão 2) Roda de conversa sobre a importância da páscoa na nossa vida e como surgiu esse dia tão importante;
(Sugestão 3) Apresentação dos símbolos da páscoa com seus significados;
(Sugestão 4) Pintura dos símbolos com confecção de cartazes para exposição na escola;
(Sugestão 5) CAÇA AOS OVOS DE PÁSCOA: reúna os alunos e instrua a montar ovos de páscoa de brinquedo (utilize bolinhas de isopor ou papel para preencher a parte de dentro do ovo, para a parte externa utilize papel celofane. Esconda os ovos pela escola e divida a turma em equipes, quem encontrar mais ovos de páscoa ganha a brincadeira.
(Sugestão 6) FÁBRICA DE CHOCOLATE: fabrique com os alunos ovos de páscoa, palitinhos de fruta e chocolate ou doces que sejam viáveis quanto ao espaço e aquisição de materiais;
(Sugestão 7) Fazer pintura nos rostos dos alunos com desenhos de coelhinhos;
(Sugestão 8) Confecção de máscaras ou tiaras de coelho;
(Sugestão 9) Confeccionar cartões de páscoa para pais ou para os coleguinhas da escola;
(Sugestão 10) Confecção de quebra-cabeça com os símbolos da páscoa;
Complementando o conteúdo
A Páscoa é uma data importante do ponto de vista social, espiritual e cultural. É um momento de reflexão e respeito, no entanto, ela se tornou uma data extremamente comercial. É importante que seja realizado na escola projetos que visem explicar o real motivo da Páscoa. Esses projetos podem envolver a contação de histórias, encenação por meio de teatros, filmes, utilização de jogos online, entre outros. Desta forma a criança terá oportunidade de desenvolver sua capacidade de senso crítico e de reflexão, sua empatia e respeito ao próximo, sem, no entanto, perder a fantasia e o prazer por essa comemoração. Como sugestão para o desenvolvimento desse tema indicamos o livro “O coelhinho não era de Páscoa, da autora Ruth Rocha. O livro está disponível no link abaixo:
https://www.aprenderebrincar.com/2016/03/livro-o-coelhinho-que-nao-era-de-pascoa.html
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
MATEMÁTICA
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/pascoaEmVersos/