Páscoa em versos

Quem aí ama Páscoa, chocolate e coelhinhos?

Você? A gente também!

Venha se divertir com o jogo Páscoa em Versos. Vamos brincar de jogo da memória: descubra as cartas com desenhos iguais e ganhe um lindo poema sobre a Páscoa.

Oralidade

Produção de texto oral

(EF01LP19)

Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

Língua Portuguesa
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Formação do leitor literário

(EF02LP26)

Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Língua Portuguesa
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Apreciação estética/Estilo

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Formas de composição de textos poéticos

(EF12LP19)

Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

O objetivo do jogo é memorizar imagens de coelhinhos e seus ovos de páscoa, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio, principalmente para crianças, através da criação de relações entre imagem e sequência das cartas dispostas. Além do desenvolvimento de raciocínio lógico ao encontrar a carta correspondente a criança será apresentada a um lindo poema sobre a páscoa, com várias rimas divertidas. É um jogo com regras simples, que permitem desenvolver tanto habilidades de matemática quanto de língua portuguesa.

Conhecer o significado de “Páscoa”;

Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;

Valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa;

Explorar objetos relacionados à páscoa;

Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;

Desenvolver a função simbólica;

Desenvolver a leitura e interpretação de texto

Desenvolvimento da memória fotográfica;

Desenvolver atenção, concentração e o raciocínio lógico;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Construir a ideia de competição e a importância de saber ganhar ou perder;

Aproveitar o tema “Páscoa” para trabalhar atitudes de respeito, amor e partilha;

Desenvolver a imaginação e a criatividade através de textos, poemas e contos;

Incentivar a socialização por meio de atividade em duplas;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

(Sugestão 1) Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:

1. O que vocês sabem sobre a páscoa?

2. Qual é o animal que aparece nessa época?

3. De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?

4. Onde são produzidos?

5. Quais outros símbolos da páscoa você conhece?

6. Qual a relação do coelho e do ovo com a páscoa?

(Sugestão 2) Roda de conversa sobre a importância da páscoa na nossa vida e como surgiu esse dia tão importante;

(Sugestão 3) Apresentação dos símbolos da páscoa com seus significados;

(Sugestão 4) Pintura dos símbolos com confecção de cartazes para exposição na escola;

(Sugestão 5) CAÇA AOS OVOS DE PÁSCOA: reúna os alunos e instrua a montar ovos de páscoa de brinquedo (utilize bolinhas de isopor ou papel para preencher a parte de dentro do ovo, para a parte externa utilize papel celofane. Esconda os ovos pela escola e divida a turma em equipes, quem encontrar mais ovos de páscoa ganha a brincadeira.

(Sugestão 6) FÁBRICA DE CHOCOLATE: fabrique com os alunos ovos de páscoa, palitinhos de fruta e chocolate ou doces que sejam viáveis quanto ao espaço e aquisição de materiais;

(Sugestão 7) Fazer pintura nos rostos dos alunos com desenhos de coelhinhos;

(Sugestão 8) Confecção de máscaras ou tiaras de coelho;

(Sugestão 9) Confeccionar cartões de páscoa para pais ou para os coleguinhas da escola;

(Sugestão 10) Confecção de quebra-cabeça com os símbolos da páscoa;

A Páscoa é uma data importante do ponto de vista social, espiritual e cultural. É um momento de reflexão e respeito, no entanto, ela se tornou uma data extremamente comercial. É importante que seja realizado na escola projetos que visem explicar o real motivo da Páscoa. Esses projetos podem envolver a contação de histórias, encenação por meio de teatros, filmes, utilização de jogos online, entre outros. Desta forma a criança terá oportunidade de desenvolver sua capacidade de senso crítico e de reflexão, sua empatia e respeito ao próximo, sem, no entanto, perder a fantasia e o prazer por essa comemoração. Como sugestão para o desenvolvimento desse tema indicamos o livro “O coelhinho não era de Páscoa, da autora Ruth Rocha. O livro está disponível no link abaixo: