Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Páscoa em versos

Páscoa em versos

Com as orelhas compridas e com pelo branquinho

O amigo da páscoa é bom coelhinho

Nesse game você deve ajudar coelhinho a encontrar seu parzinho

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Matemática

Tema

Páscoa

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer o significado de “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa;
  • Explorar objetos relacionados à páscoa;
  • Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
  • Desenvolver a função simbólica;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto
  • Desenvolvimento da memória fotográfica;
  • Desenvolver atenção, concentração e o raciocínio lógico;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Construir a ideia de competição e a importância de saber ganhar ou perder;

Objetivos para o professor

  • Aproveitar o tema “Páscoa” para trabalhar atitudes de respeito, amor e partilha;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade através de textos, poemas e contos;
  • Incentivar a socialização por meio de atividade em duplas;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:

1. O que vocês sabem sobre a páscoa?

2. Qual é o animal que aparece nessa época?

3. De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?

4. Onde são produzidos?

5. Quais outros símbolos da páscoa você conhece?

6. Qual a relação do coelho e do ovo com a páscoa?

(Sugestão 2) Roda de conversa sobre a importância da páscoa na nossa vida e como surgiu esse dia tão importante;

(Sugestão 3) Apresentação dos símbolos da páscoa com seus significados;

(Sugestão 4) Pintura dos símbolos com confecção de cartazes para exposição na escola;

(Sugestão 5) CAÇA AOS OVOS DE PÁSCOA: reúna os alunos e instrua a montar ovos de páscoa de brinquedo (utilize bolinhas de isopor ou papel para preencher a parte de dentro do ovo, para a parte externa utilize papel celofane. Esconda os ovos pela escola e divida a turma em equipes, quem encontrar mais ovos de páscoa ganha a brincadeira.

(Sugestão 6) FÁBRICA DE CHOCOLATE: fabrique com os alunos ovos de páscoa, palitinhos de fruta e chocolate ou doces que sejam viáveis quanto ao espaço e aquisição de materiais;

(Sugestão 7) Fazer pintura nos rostos dos alunos com desenhos de coelhinhos;

(Sugestão 8) Confecção de máscaras ou tiaras de coelho;

(Sugestão 9) Confeccionar cartões de páscoa para pais ou para os coleguinhas da escola;

(Sugestão 10) Confecção de quebra-cabeça com os símbolos da páscoa;

Complementando o conteúdo

A Páscoa é uma data importante do ponto de vista social, espiritual e cultural. É um momento de reflexão e respeito, no entanto, ela se tornou uma data extremamente comercial. É importante que seja realizado na escola projetos que visem explicar o real motivo da Páscoa. Esses projetos podem envolver a contação de histórias, encenação por meio de teatros, filmes, utilização de jogos online, entre outros. Desta forma a criança terá oportunidade de desenvolver sua capacidade de senso crítico e de reflexão, sua empatia e respeito ao próximo, sem, no entanto, perder a fantasia e o prazer por essa comemoração. Como sugestão para o desenvolvimento desse tema indicamos o livro “O coelhinho não era de Páscoa, da autora Ruth Rocha. O livro está disponível no link abaixo:

https://www.aprenderebrincar.com/2016/03/livro-o-coelhinho-que-nao-era-de-pascoa.html

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

MATEMÁTICA

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/pascoaEmVersos/