Operação Pirata 2

Os piratas chegaram e estão te convidando a aprender a somar e a subtrair. Vamos nessa?

Escolha a operação que quer testar e treine suas habilidades matemáticas com os nossos amigos piratas. É super divertido!

Números

Construção de fatos básicos da adição

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Números

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

O jogo online “Operação Pirata 2” é muito dinâmico e desperta o aluno para um universo divertido em que é possível fazer e refazer operações de adição e subtração a fim de avançar fases e assimilar o conteúdo em estudo.

Os jogos educativos online são uma ferramenta muito boa de ensino por serem práticos, versáteis e evoluídos. A criançada se diverte enquanto aprende. Como esses jogos exploram o lado lúdico, eles colaboram para um ensino menos tradicional e cansativo.

No jogo em estudo, o aluno trabalha suas aptidões motoras e cognitivas. Esse jogo também favorece a competição uma vez que existe a superação de fases. Isso estimula o educando a chegar ao final e também dá a oportunidade de realizar nova conta quando erra a soma ou subtração. É importante perceber que nem sempre vamos acertar e faz-se necessário retomar o pensamento para chegar a um denominador comum.

O contexto desse jogo nos remete a um cenário fantástico do universo do pirata. Os alunos podem extrapolar e pesquisar sobre o protagonista e criar fantoches para uma encenação. Como os piratas prezam pela natureza, o professor de Ciências pode propor uma pesquisa com relação à natureza no sentido de preservação do meio ambiente e planeta. Nas aulas de Português e Literatura, seria interessante trabalhar com histórias de animais domésticos, como o papagaio, por exemplo, uma vez que ele é o preferido dos piratas. A seguir, criar fantoches e montar histórias com esses bichinhos. Esse tipo de trabalho desperta no aluno o amor pelos animais. A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana. "Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada", Anatole France.

Resolver problemas matemáticos que envolvam a adição e subtração através de jogos educativos online;

Participar de eventos que promovam a interação da turma;

Realizar pesquisas que favoreçam o seu conhecimento e evolução dentro do processo ensino-aprendizagem;

Ser capaz de produzir textos verbais e não verbais dentro das temáticas propostas,

Construir valores coletivos a fim de socializar-se.

Transformar as aulas maçantes de Matemática em algo prazeroso;

Propiciar a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros;

Realizar eventos que envolvam duas ou mais disciplinas;

Utilizar-se do lúdico para dinamizar as aulas;

Possibilitar a produção de texto verbal e não verbal;

Promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e das voltadas para o emocional;

Desenvolver um projeto multidisciplinar;

Sensibilizar o indivíduo sobre as necessidades do outro, de modo que seja possível construir valores coletivos como o respeito, o senso de justiça, a empatia e a cidadania.

Começar as aulas motivando para o jogo online é o caminho para várias outras atividades. O professor deve perguntar a todos se já viram filmes ou fotografias de pirata. Pedir para que comentem suas características. Falar a respeito do papagaio que está sempre do lado do pirata dando-lhe apoio, porém comentar que na época era um animalzinho de valor e pirata gosta de conquistar riquezas.

Após explorar esse protagonista, o educador precisa incentivar para o jogo e dizer que irão passar por várias fases e realizar operações de adição e subtração.

Os professores de Português e Literatura vão pegar um gancho e entrar com historinhas dentro desse contexto, além de propor produções de textos verbais e não verbais. Os temas então serão variados: animais de estimação, preservação da fauna e flora, o fundo do mar, etc.

Agora é hora de realizar uma oficina de arte. Os alunos vão construir com material reciclável fantoches que correspondam às temáticas sugeridas. Pode ser realizada uma exposição com os mesmos ou partir para a encenação.

Para complementar o conteúdo trabalhado em todas as disciplinas, os professores podem fazer uma festa de fantasia em que o pirata será o personagem principal. Devem enfeitar a sala de aula como se fosse um navio onde a festa acontecerá. Os alunos vão achar a proposta muito animadora, afinal, fantasiar-se é algo muito prazeroso. Será um momento de muita interação. Os alunos poderão curtir várias músicas dentro do contexto estudado, mas seria muito bom iniciar a festa com a música “Pirata da Perna de Pau”, de Zeca Baleiro. Será um momento muito divertido. Antes do evento, seria interessante dividir a turma em dois grupos a fim de determinar quem vai levar os salgadinhos e quem contribuirá com as bebidas.