Ficha para o professor
Você vai conhecer um pouco da história dos maiores animais que o planeta Terra já abrigou. Cada peça em exposição possui informações valiosas. Em seguida, responda as questões corretas para resolver lindos quebra cabeças.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Componente curricular
História
Ciências
Tema
Organização histórica e temporal
Série
3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano
Idade
08 a 12 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Proponha aos alunos que preencham um quadro a partir das informações obtidas no jogo. Este quadro será uma tabela com os itens: fósseis, réplicas, ovos, pegadas e dentes. Os alunos deverão escrever as principais informações sobre cada um. Atenção! É importante explicar que não deverão fazer cópia do que está escrito no jogo, mas sim resumir, escrevendo com suas palavras.
(Sugestão 2) Outro registro importante é sobre as espécies que aparecem no jogo: Tricerátopo, Pterossauro, Titanossauro, Tiranossauro Rex, Velociraptor e Uberabasuchus Terrificus. Os alunos deverão registrar suas características principais que aparecem nos textos do jogo e depois, ilustrar cada uma dessas espécies, complementando o estudo de outras espécies em sala de aula.
(Sugestão 3) Utilizar como referência os textos e atividades do livro “Paleontologia na Escola”.
(Sugestão 4) Construir fosseis com isopor, tinta ou massinha de modelar.
(Sugestão 5) Pintura de dinossauros.
(Sugestão 6) Elaboração de teatro de fantoches utilizando brinquedos de dinossauros.
(Sugestão 7) Visitar museu presencial ou virtual.
Abaixo segue link de museu virtual para visitação.
https://naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour
acesso em 25 de Maio de 2021
(Sugestão 8) Solicitar que os alunos construam uma maquete remontando as eras geológicas.
(Sugestão 9) Busca aos fósseis: enterrar num recipiente grande de areia diversos fósseis de plástico. Solicitar que os alunos brinquem de paleontólogos.
(Sugestão 10) Promover uma roda de conversa com os alunos e levantar as questões a seguir:
- Você sabe o que é paleontologia?
- Você sabe o que um paleontólogo faz?
- Você já viu algum dinossauro?
- Você sabia que parentes próximos dos dinossauros ainda estão entre nós?
- Qual seu dinossauro preferido?
- Todos dinossauros eram perigosos?
- Onde eles viviam?
- Do que eles se alimentavam?
(Sugestão 11) Construir um mural com uma linha do tempo dos eventos de extinção dos dinossauros.
(Sugestão 12) Produzir dinossauros com gesso e biscuit.
(Sugestão 13) Fazer ovos de dinossauro com gelo.
Atividade disponível em: https://tistu.com.br/pequenos-exploradores-em-casa-como-fazer-ovos-de-dinossauro-com-gelo
Acesso em 25 de Maio de 2021
(Sugestão 14) Solicitar uma pesquisa sobre os Dinossauros brasileiros.
Disponível em: https://www.uol/noticias/especiais/especies-dinossauros-brasil-.htm
Acesso em 25 de maio de 2021
Complementando o conteúdo
Ensinar paleontologia para o público infantil por meio de jogos é essencial para despertar a atenção, curiosidade e compreensão inicial sobre assunto. Para tal, é importante realizar uma atividade clara e objetiva, com o uso de linguagem acessível e didática, para que a dinâmica e o aspecto recreativo da atividade não se percam. Os filmes, documentários e animações são ótimas sugestões para complementar o conteúdo.
Para as crianças menores sugerimos:
- “Dinotrem - Um Grande Dinossauro”
- LEGO Jurassic World O FILME - O Mundo dos Dinossauros
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5lGYLsoqX64
Acesso em 25 de Maio de 2021
Para os alunos sugerimos maiores (a partir do 5ºano sugerimos)
- “Jurassic Park”
- “As Últimas horas dos Dinossauros” - Documentário: O Fim dos Dinossauros
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1X4w2k2n58
Acesso em 25 de Maio de 2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
CIÊNCIAS
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas
sedimentares em diferentes períodos geológicos.
HISTÓRIA
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/museuDinossauros/