Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato

Olá amiguinho,

Te convido a conhecer as incríveis histórias de Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato é famoso e querido por todo o Brasil!

Ele é um grande nome da literatura infantil, criador do Sítio do Picapau Amarelo.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Matemática

História

Tema

Monteiro Lobato

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Estimular a aprendizagem;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver e aprimorar a leitura e a escrita;
  • Aprimorar a interpretação de textos;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar os conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a atenção e concentração.
  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Leitura e interpretação de textos do Monteiro Lobato.

(Sugestão 2) Caça palavras sobre os personagens das histórias de Monteiro Lobato.

(Sugestão 3) Elaborar um mini book contando a história do Monteiro Lobato.

(Sugestão 4) Elaboração de teatro de fantoches recontando alguma história do Monteiro Lobato.

(Sugestão 5) Leitura do Conto “Negrinha” do Monteiro Lobato, em seguida faça uma roda de conversa problematizar as temáticas referentes ao racismo diante da obra.

(Sugestão 6) Atividades imprimíveis disponíveis no site a seguir

https://atividadespedagogicas.net/2019/03/atividades-sobre-monteiro-lobato-para-educacao-infantil.html

acesso em: 20 de Junho de 2021

(Sugestão 7) Promover uma roda de leitura com os alunos, onde cada aluno ou grupo deverá apresentar o resumo sobre o que entendeu do livro (entregar para cada aluno uma obra diferente)

(Sugestão 8) Solicitar que os alunos façam uma ilustração sobre um dos livros de Monteiro Lobato. Fazer a ilustração após a leitura.

(Sugestão 9) Apresentar aos alunos alguns episódios da sério “Sítio do Pica-pau amarelo”, em seguida fazer uma roda de conversa e perguntar qual a moral da história.

Complementando o conteúdo

Conheça mais sobre a história de Monteiro Lobato em:

BIOGRAFIA

https://www.ebiografia.com/monteiro_lobato/

acesso 21 de Junho de 2021

10 FATOS SOBRE MONTEIRO LOBATO

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2018/04/10-fatos-sobre-monteiro-lobato-criador-do-sitio-do-picapau-amarelo.html

acesso em 21 de Junho de 2021

7 OBRAS DE MONTEIRO LOBATO COMENTADAS

https://www.culturagenial.com/obras-importantes-monteiro-lobato-comentadas/

acesso em 21 de junho de 2021

OBRAS DE MONTEIRO LOBATO

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa59/monteiro-lobato/obras

acesso em 21 de Junho de 2021

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/monteiroLobato/