Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Monstro come fruta

Monstro come fruta

Você gosta de frutas fresquinhas? Conhece os benefícios que elas podem trazer para sua saúde?

Alimente o monstrinho e saiba mais sobre as frutas. Quanto mais ele come, mais informações você tem!

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Ciências

Tema

Ser Humano e Saúde

Alfabetização

Ortografia

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Entender a importância da alimentação saudável;
  • Conhecer as frutas e sua importâncias;
  • Reconhecer a importância das frutas para os seres humanos;
  • Motivar a criança a ter bons hábitos alimentares com a ingestão de frutas;
  • Conhecer os benefícios que cada uma das frutas traz para nossa saúde;
  • Desenvolver a capacidade de ler, interpretar e compreender pequenos textos;
  • Conhecer os diversos tipos de frutas e associar seus nomes às imagens;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
  • Desenvolver habilidades motoras;

Objetivos para o professor

  • Apresentar aos alunos a importância das frutas;
  • Estimular na criança bons hábitos alimentares;
  • Oportunizar momentos de reflexão sobre a importância da alimentação para a própria
  • criança e para o meio ambiente;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Estimular o reconhecimento das frutas como fonte de saúde e alimentação saudável;
  • Possibilitar o contato com a leitura, a partir de pequenos textos com informações nutricionais sobre as frutas;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Antes de propor este jogo, converse com os alunos sobre a alimentação deles. O que costumam comer? Quantas refeições fazem por dia? Quais alimentos acham que são saudáveis? Acham importante ingerir alimentos saudáveis? A alimentação deles é saudável? Por quê? Precisamos ingerir frutas? Por quê? Em que momento do dia é melhor comer as frutas? Podemos comer frutas em todas as refeições? Quais as frutas mais gostam? E que menos gostam?

À medida que as crianças forem falando, vá anotando os nomes das frutas no quadro. Depois, pergunte a elas se sabem onde nasce cada uma delas, qual é o nome da árvore e se todas nascem em árvores. É importante ter conhecimento sobre todas as frutas para orientar e responder às crianças.

Para este jogo é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações as quais terá necessidade de interpretá-las.

(Sugestão 2) Divida a turma em duplas. É importante incentivar os alunos a lerem cada uma das informações que aparecem sobre cada fruta. Os alunos deverão se revezar para descobrir cada uma das frutas. Na etapa da leitura, um colega também deverá ajudar o outro.

(Sugestão 3) Durante a atividade, entregue às crianças uma folha com uma tabela e os nomes das frutas que aparecem no jogo.

(Sugestão 4) Leve para sala de aula frutas variadas para turma experimentar a textura, cor e cheiro. Você pode vendar os alunos e pedir para que eles descubram a fruta pelo cheiro, textura ou sabor. É uma atividade que você pode aliar com os conteúdos de alimentação saudável e os 5 sentidos.

(Sugestão 5) Fazer uma excursão ao mercado de frutas e levar dinheiro. Cada um compra uma fruta para, na escola, fazer salada de frutas ou outra receita.

(Sugestão 6) Fazer observação e análise de frutas, de sua polpa e semente. Conversar com as crianças e propor que escrevam sobre cada fruta: qual a cor, como é seu cheiro, o sabor, a casca, a(s) semente(s). Depois, completar as anotações com as informações encontradas no jogo “Monstro come fruta”.

(Sugestão 7) Convidar uma nutricionista ou pediatra para conversar com as crianças sobre a importância das frutas. Preparar esta entrevista com os alunos, explicando como deve ser feita, o que vão perguntar, como se comportar, etc..

(Sugestão 8) Fotografar cada uma das atividades deste projeto e imprimir algumas fotos para as crianças elaborarem a legenda.

(Sugestão 9) Montar gráfico com as frutas preferidas das crianças. Poderão entrevistar outras turmas para esta atividade.

(Sugestão 10) Pesquisar em qual região é cultivada cada uma das frutas e qual a época do plantio.

(Sugestão 11) Contar a “História das frutas” de Auta Leal.

Depois da história, pedir para ilustrarem cada uma das frutas que apareceram no texto.

(Sugestão 12) Escrever os nomes das frutas, colocar em ordem alfabética, escolher três frutas e criar uma frase com cada uma.

(Sugestão 13) Separar os nomes das frutas em sílabas.

(Sugestão 14) Elaborar cruzadinha com os nomes das frutas.

(Sugestão 15) Jogo da memória de frutas. Os pares serão formados por: desenho da fruta e pequenos textos com seus nutrientes, assim como o jogo “Monstro come frutas”.

(Sugestão 16) Solicitar que cada aluno leve um litro de suco de fruta natural. Promova uma tarde divertida com alimentos saudáveis.

Complementando o conteúdo

CURIOSIDADE SOBRE AS FRUTAS

Os morangos são a única fruta com sementes do lado de fora. Existem 200 sementes em um morango médio.

Frutas de cor vermelha mantêm seu coração forte.

Frutas de cor laranja tendem a manter seus olhos saudáveis.

Frutas de cor amarela evitam que você fique doente.

As frutas de cor verde ajudam a fortalecer os ossos e os dentes.

Frutas roxas e azuis ajudam a melhorar a memória.

Os orangotangos adoram comer mangas! A manga é a fruta mais amada e número 1 do mundo.

Os vegetais verdes escuros têm mais vitamina C quando comparados aos vegetais de cor clara.

As maçãs ficam flutuando na água, pois são 25% de ar.

Um kiwi tem duas vezes mais vitamina C presente em uma laranja.

Abacaxis são na verdade bagas e seu amadurecimento pode ser acelerado fazendo-o ficar de cabeça para baixo (lado da folha para baixo).

Os horticultores são da opinião de que a banana foi a primeira fruta da terra.

As frutas secas têm mais calorias do que as frutas frescas, pois o processo de secagem reduz o teor e o volume de água.

Meia xícara de figos tem a mesma quantidade de cálcio que meia xícara de leite.

As sementes de lichia são venenosas e não devem ser consumidas.

Um pepino não é um vegetal, mas uma fruta.

O tomate não é um vegetal, mas sim uma fruta. Eles são considerados a fruta mais popular do mundo e têm mais genes do que os humanos.

Comer uma maçã é um método mais confiável de ficar acordado do que consumir uma xícara de café, pois lhe dá mais energia. O açúcar natural de uma maçã é mais potente que a cafeína do café.

FONTE: https://www.befitandfine.com/facts-of-fruits/

Acesso em 31 de Janeiro de 2022.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/monstroComeFruta/