logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Minha querida mamãe

Minha querida mamãe

Não existe nada melhor do que o amor da nossa mamãe!

E no jogo Minha Querida Mamãe vamos treinar nossa memória, juntando as peças com desenhos iguais para ler e ouvir um belo poema sobre as mães. Além de ver lindos desenhos de mamães e seus filhinhos e treinar nossas habilidades de memória, nós vamos nos divertir de montão!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Oralidade

Produção de texto oral

(EF01LP19)

Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

Língua Portuguesa
1º Ano
2º Ano
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Apreciação estética/Estilo

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Língua Portuguesa
1º Ano
2º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Formas de composição de textos poéticos

(EF12LP19)

Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O dia das Mães é celebrado no segundo domingo do mês de maio. Essa é uma das mais importantes datas comemorativas no nosso calendário. Nas famílias, escolas, creches, empresas ou no comércio, o dia de homenagem à figura materna é um momento ideal para declarar todo nosso amor. Um projeto pedagógico sobre o Dia das Mães tem o objetivo de aprofundar naturalmente diferentes conceitos, como noção de família, de identidade, de cultura, origem e perpetuação, além de despertar amor, gratidão, respeito e valorização para com a mãe ou figura materna. Além de estimular esses valores este game possui o intuito de estimular a memória e concentração das crianças.

Objetivos para o aluno

Identificar semelhanças e contrastes por meio da análise visual (tamanho, forma, cor);

Trabalhar a relação histórica social e cultural do dia das mães;

Desenvolver a função simbólica;

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Desenvolvimento da memória fotográfica;

Utilizar estratégias de análise e comparação;

Exercitar a memória e a concentração no processo de identificação e comparação entre as imagens de mães;

Desenvolvimento e estimulação da afetividade;

Desenvolvimento de valores como: tolerância, paciência, perdão, compreensão, caráter, ética, honestidade, perseverança, amor;

Objetivos para o professor

Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;

Oferecer, de maneira lúdica e dinâmica, recursos que instiguem as crianças à percepção de similaridade e de diferença;

Trabalhar com a temática do dia das mães;

Possibilitar a integração entre diferentes áreas de conhecimento;

Possibilitar o desenvolvimento de diferentes estratégias de abordagem da realidade seja por meio de comparação;

Sugestão de abordagem para o professor

Desenvolver trabalho interdisciplinar com a professora de português solicitando que desenvolvam as seguintes atividades (1 a 5):

(Sugestão 1) Elaboração de um poema.

(Sugestão 2) Contação de histórias sobre seu nascimento.

(Sugestão 4) Elaboração de histórias em quadrinho.

(Sugestão 5) Escrever cartões e decorá-los.

(Sugestão 6) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça.

(Sugestão 7) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com a fotocópia de uma fotografia da mãe. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.

(Sugestão 8) Solicite que os alunos levem algumas fotos deles com suas mães e construam um mural.

(Sugestão 9) Construir um painel de homenagem.

(Sugestão 10) Sugestão de 100 atividades imprimíveis para trabalhar a temática.

Disponível em: https://atividadesparaprofessores.com.br/atividades-para-o-dia-das-maes/

Acesso em: 06 de Maio de 2021

(Sugestão 11) Elaboração de cartões e presentes utilizando materiais como: palito de picolé, papel de revista, garrafa PET, massinhas de modelas. Biscuit...

(Sugestão 12) Contar para os alunos a história do dia das mães, em seguida solicite que façam um desenho.

Complementando o conteúdo

A HISTÓRIA DO DIA DAS MÃE

O Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. Ann Jarvis, foi conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe. O trabalho de Anna Jarvis fez com que um memorial em homenagem a ela fosse realizado em maio de 1908 — esse foi o primeiro Dia das Mães.

Anna Jarvis engajou-se para que o Dia das Mães se convertesse permanentemente em uma data comemorativa nos Estados Unidos. Nesse sentido, ela contou com o apoio de um comerciante chamado John Wanamaker.

Ainda nesse ano, Elmer Burkett, um senador do Nebraska, levou a proposta para o Senado norte-americano, mas ela não foi aprovada. Mesmo assim, a comemoração em homenagem às mães espalhou-se pelos Estados Unidos. A partir de 1909, Anna Jarvis dedicou-se inteiramente a sua missão de conseguir a oficialização do Dia das Mães.

Em 1910, o estado que sua mãe atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Dois anos depois, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como o data para a celebração, e a medida foi ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson. A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães.

A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil. Os historiadores falam que a primeira celebração do tipo aconteceu aqui em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Essa primeira vez foi promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

O Dia das Mães foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Essa data foi uma conquista realizada por influência do movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento.

FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm

Acesso em: 06 de Maio de 2021