Ficha para o professor
Você tem algum animal de estimação?
Já brincou com um pet virtual?
Então venha brincar conosco nesse jogo com dezenas de cãozinhos diferentes para você adotar e se divertir.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
Tema
Pet
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Comece a atividade perguntando se os alunos possuem algum animal de estimação em casa. Em seguida, solicite que eles façam um desenho e conte a história de como aconteceu a adoção de um cãozinho.
(Sugestão 2) Peça para que o aluno faça uma ficha com todos os detalhes de seu cãozinho. Caso o aluno não tenha nenhum animal em casa peça para ele imaginar como seria o seu animalzinho. Solicite que ele coloque dados como:
Nome:
Cor:
Idade:
Raça:
Brinquedo favorito:
Lugar favorito:
(Sugestão 3) Explique para os alunos o que é um pedigree e solicite que eles montem um mural com fotos de animais de estimação.
(Sugestão 4) Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre a diferença de animais domésticos. animais selvagens e animais exóticos.
(Sugestão 5) Solicite que os alunos criem uma história para seu animalzinho e transforme ela numa história em quadrinhos. Essa atividade deve ser desenvolvida com o segundo ano.
(Sugestão 6) Leia para os alunos sobre Lei Federal 9.605/98, e peça para eles construírem um pequeno texto e um desenho falando sobre ela.
(Sugestão 7) Apresente aos alunos o filme 101 dálmatas, em seguida, solicitem que os alunos façam uma reflexão sobre a postura da Cruela.
(Sugestão 8) Trabalhe com os alunos a importância da vacinação.
(Sugestão 9) Auxiliar os alunos na construção de uma cartilha ilustrada sobre o estatuto dos animais.
Complementando o conteúdo
Saiba mais:
- Lei Federal 9.605/98
A Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
- Notícias sobre lei que aumenta punição para maus-tratos de animais
https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2020/09/sancionada-lei-que-aumenta-punicao-para-maus-tratos-de-animais
Estatuto dos animais:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=979842
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Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/meuCaozinho/