Ficha para o professor
Escreva o plural das palavras indicadas. Não tenha medo de errar! Após três tentativas, a professora mostrará a resposta certa.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Flexão em número das palavras
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra que aparece logo acima do desenho. Se preferir, ative a tecla 'caps lock' do teclado para que as crianças utilizem a letra de imprensa maiúscula na escrita das palavras no plural. Em duplas, as crianças deverão se revezar para digitar as palavras. Ora um integrante, ora o outro, mas os dois deverão ler e trocar ideias sobre qual a forma correta do plural.
(Sugestão 2) Enfeite caixas de sapato e oriente que os alunos coloquem diferentes objetos dentro dessa caixa. Ao retirar cada objetos da caixa peça para que ele escreva no caderno o singular e o plural da palavra. Exemplo: Carro = carros. Bolsa = Bolsas. Cartão. Cartões.
(Sugestão 3) Jogo da memória.
(Sugestão 4) Jogo da forca.
(Sugestão 5) Jogo das palavras: escrever dezenas de palavras no quadro, todas embaralhadas. Solicitar que os alunos façam dois quadros no caderno. De um lado eles devem escrever as palavras em plural e do outro lado as palavras em singular.
(Sugestão 6) Utilizar palavras cruzadas.
(Sugestão 7) Utilizar caça-palavras, onde o aluno deverá colorir apenas as palavras em singular ou plural.
(Sugestão 8) Trabalhar com textos, identificando palavras no plural (grifar ou circular).
Complementando o conteúdo
Para complementar este estudo, é importante ressaltar que o plural varia de acordo com a palavra. Muitas crianças, a princípio, acreditam que escrever no plural é apenas acrescentar o S no final das palavras. Quando temos uma vogal no final da palavra (a, e, i, o, u), isto acontece sim. Mas nas outras palavras, é preciso ficar atento!
Algumas dicas para trabalhar singular/plural com as crianças nas séries iniciais:
Veja a terminação das palavras e confira o plural de cada uma:
· Vogal – basta acrescentar o S no final. Ex: folha, folhas.
· R e Z – acrescentar ES. Ex: amor/amores, raiz/raízes.
· M – retira-se o M e coloca-se NS. Ex: bombom/bombons.
· S – não altera a palavra. Ex: o lápis/os lápis.
· AL, EL, OL – retira-se o L e acrescenta IS. Ex: lençol/lençóis.
Importante: nas palavras terminadas em EL e OL, as vogais (E e O) ganham um acento. As palavras terminadas em AL não são acentuadas no plural.
· ÃO – para estas palavras, existem três formas de plural:
- pão - pães
- irmão / irmãos
- coração / corações
- Usando a palavra for composta por dois substantivos – Os dois elementos permanecem no plural.
Ex: couve-flor, couves-flores
cirurgião-dentista, cirurgiões-dentistas
peixe-boi, peixes-bois
porco-espinho, porcos-espinhos
- Quando a palavra for formada por um substantivo e um adjetivo - Os dois elementos também irão para o plural:
Ex: guarda-civil – guardas-civis
erva-doce – ervas-doces
amor-perfeito – amores-perfeitos
- Quando a palavra for formada por um substantivo e por um verbo ou uma palavra que não varia (não fica no plural) – somente o segundo elemento permanece no plural:
Ex: vira-lata – vira-latas
beija-flor – beija-flores
cata-vento – cata-ventos
- Quando os elementos forem ligados por preposições – apenas o primeiro elemento permanece no plural.
Ex: pé de moleque – pés de moleque
pão de ló – pães de ló
mula sem cabeça – mulas sem cabeça
café com leite – cafés com leite
- Quando a palavra for formada por onomatopeias, ou seja, termos que imitam alguns sons, como por exemplo: rá rá – riso, tic-tac – relógio, buá – choro, somente o segundo elemento permanece no plural.
Ex: reco-reco – reco-recos
tique-taque – tique-taques
pingue-pongue – pingue-pongues
tico-tico- tico-ticos
FONTE: https://escolakids.uol.com.br/portugues/o-plural-dos-substantivos-compostos.htm
Acesso em: 11 de Abril de 2021.
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Disponível em : http://adoletadoabc.blogspot.com/2012/06/atividades-singular-e-plural.html
Acesso em: 11 de Abril de 2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/jogoPlural/