Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Higiene em ação
Higiene em Ação é um jogo de trilha que ensina bons hábitos de higiene de forma divertida! A cada rodada, a criança avança no caminho da limpeza, mas ao cair em uma casa especial, pega um card surpresa. Se for um bom hábito, como lavar as mãos ou escovar os dentes, ela avança mais rápido. Mas se for um descuido, como não se limpar bem ou esquecer o banho, precisa voltar! O objetivo é chegar ao fim como um verdadeiro campeão da higiene!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 1º Ano | Vida e evolução |
Corpo humano Respeito à diversidade |
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. |

Dicas para o educador
As crianças do 1º ano, professor de Ciências, estão assimilando aos poucos os hábitos de higiene. Além dos pais e familiares, é muito importante que os educadores ajudem nesse processo visando à aquisição dos hábitos de higiene, como: escovar os dentes, pentear os cabelos, lavar as mãos sempre que possível e antes de comer os alimentos, tomar banho todos os dias, cortar as unhas, limpar os olhos, nariz e orelhas etc. Em uma “Roda de Conversa”, sugerimos ao professor uma discussão sobre as razões pelas quais os hábitos de higiene são necessários para a manutenção da saúde.
Essa temática em estudo é ótima para um trabalho interdisciplinar: uma abordagem que combina conhecimentos de diferentes áreas ou disciplinas para resolver problemas e desenvolver novas formas de pensar. O professor de Língua Portuguesa poderá desenvolver atividades abordando assuntos relacionados aos hábitos de higiene e colaborar com o professor de Ciências visando à fixação dos conteúdos. Após as aulas explicativas do professor de Ciências, as crianças poderão elaborar uma narrativa na aula de Português com abordagem do tema. Elas precisam criar um personagem preocupado com os cuidados que devemos ter com nosso corpo e também meio ambiente, pois não adianta cuidar da gente sem um olhar especial para tudo à nossa volta.
Para trabalhar o conteúdo em estudo de forma lúdica, sugerimos músicas sobre a temática, integrar recursos visuais, envolver personagens favoritos das crianças, ministrar aulas com poemas, implementar jogos interativos.
O objetivo do game “Higiene em Ação” é fazer com que a criança percorra a trilha que ensina bons hábitos de higiene. A cada rodada, o aluno avança no caminho da limpeza. Porém, caso caia em uma casa especial, pegará um card surpresa. Se for um hábito bom, como lavar as mãos ou escovar os dentinhos, a criança vai evoluir rapidamente no jogo online. Também há casa que indica descuido com a higiene e nesse caso a criança terá que voltar. Ganha quem for campeão da higiene e chegar primeiro ao destino.
Na sala de aula, para as crianças terem uma melhor noção do game, indicamos a preparação de uma trilha com produtos de higiene. A criança vai jogar o dado e percorrê-la, ao encontrar o produto, terá que descrevê-lo, mencionando sua utilidade. Essa será uma aula muito divertida e as crianças vão se interagir com alegria. Assimilar o conhecimento se divertindo é o melhor caminho para um aprendizado significativo.
Objetivos para o aluno:
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
- Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde;
- Desenvolver habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos de forma lúdica;
- Elaborar uma narrativa cujo personagem principal (protagonista) esteja preocupado com os cuidados visando à higiene do corpo e meio ambiente;
- Percorrer uma trilha na sala de aula para identificar produtos de higiene e simular o game;
- Participar de atividades integradas para obter mais embasamento e interagir-se com o outro;
- Assimilar hábitos de higiene visando ao corpo e meio ambiente para uma boa saúde e prevenção de doenças;
- Compartilhar experiências e vivências sobre hábitos de higiene em uma “Roda de Conversa”;
- Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.
Objetivos para o professor
- Possibilitar o aprendizado dos conteúdos através de games;
- Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
- Apresentar o conteúdo em estudo através de uma aula-vídeo;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Convidar um odontopediatra para dar uma palestra focando nos cuidados com a boca;
- Realizar um projeto interdisciplinar focando na produção de uma cartilha instrutiva sobre hábitos de higiene relacionados à boca;
- Utilizar músicas temáticas para incrementar as aulas e passar melhor as mensagens visando aos hábitos de higiene para uma boa saúde;
- Capacitar os alunos a reconhecer a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental para prevenir doenças causadas por microrganismos;
- Promover a interação entre os alunos, compartilhando experiências e dúvidas relacionadas ao tema;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
TEATRO: OS AMIGUINHOS DAS CRIANÇAS
Educador, tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos estão entre os principais cuidados de higiene pessoal, sendo essenciais no combate aos microrganismos prejudiciais à saúde, como vermes e bactérias. Prepare uma aula-vídeo com esse conteúdo e passe informações às crianças.
Para aprenderem a combater vermes e bactérias, os alunos vão produzir uma peça teatral denominada “Os Amiguinhos das Crianças”. Quais são eles? Claro que a pasta dental, o sabonete, o fio dental, o shampoo etc. Na peça, esses elementos vão ganhar vida e passar mensagens importantes sobre hábitos de higiene. As crianças irão se caracterizar para dar mais realidade às personagens.
Fala característica do sabonete, por exemplo:
Eu sou o sabonete, criança linda!
Seu amiguinho querido!
Removo impurezas e oleosidade.
Verdade!
Não deixe de me usar.
Tenho certeza de que vai me adorar!
Você ficará cheirosinha e livre de vermes, bactérias, doenças graves.
É preciso tomar banho todos os dias, cuidar-se!
Anime-se!
Texto: Marivalda Alves Timóteo (professora de Português e Literatura)
Peça às crianças do 1º ano, professor de Ciências, para criarem as falas características do seu personagem. Elas são muito criativas e surpreendem sempre. Ao final da peça cênica, os alunos vão assimilar conhecimentos de uma forma muito divertida. O importante será reforçar sobre os cuidados com o corpo e meio ambiente também.
As crianças vão elaborar personagens e textos, ou seja, serão responsáveis pela composição da peça de uma forma geral e os professores vão intermediar esse processo de construção. Além do professor de Ciências, o de Língua Portuguesa vai ajudar com relação aos aspectos linguísticos fazendo as correções necessárias. O professor de Teatro vai ensaiar as crianças e apresentar a peça para a “Comunidade Educativa”. Essa atividade vai se transformar em um projeto multidisciplinar. Basta que os educadores ampliem as propostas aqui sugeridas, acrescentando mais dinâmicas e atividades práticas dentro da temática em estudo.
O teatro trabalha a expressão corporal e oral, reforça o interesse pela leitura, estimula o trabalho em equipe e desenvolve a autoconfiança.
Complementando o conteúdo
BRINCANDO E APRENDENDO COM SUCATA: ROBOZINHO MENSAGEIRO
Para complementar o estudo do tema, vamos sugerir a construção de um robozinho com sucata relacionada aos produtos de higiene: caixa de sabonete, pasta de dente, frasco de shampoo, pente, caixa de sabão em pó, rolo de papel higiênico, bucha, esponja, caixinha de fio dental, cotonete etc. Peça às crianças o material necessário com antecedência, educador!
A ideia é confeccionar um robozinho e elaborar uma mensagem para ele transmitir às crianças do 1º ano sobre a necessidade de mantermos bons hábitos de higiene. Serão necessárias três aulas: uma oficina de artes para produzir o robozinho com material reciclável, uma para a produção de texto e outra para compartilhar os textos.
Durante a “Oficina de Artes” para produção do “Robozinho Mensageiro”, educador, utilize músicas temáticas, alegres e animadas para criar um ambiente mais divertido.
Explique às crianças, educador, que o robozinho será um protetor delas. Um amigo que vai lembrá-las todos os dias dos principais hábitos de higiene.
O professor de Ciências pode convidar o de Artes para montarem um projeto juntos e distribuírem as tarefas, as responsabilidades.
Ao final das atividades com o robozinho, as crianças poderão levá-lo para casa como uma lembrancinha e ele se tornará um brinquedo amigo.
**CARTILHA INSTRUTIVA: HÁBITOS DE HIGIENE COM A BOCA **
Para que as crianças tenham embasamento e possam elaborar a cartilha, sugerimos que convidem um odontopediatra para dar uma palestra visando aos hábitos de higiene com relação à boca. Assim como um dentista comum, o odontopediatra é responsável por cuidar da saúde bucal geral, mas, diferentemente do geral, ele é especializado no atendimento de crianças e adolescentes. Com ele, as crianças ficarão mais à vontade para perguntarem e tirarem dúvidas. Como esse profissional tem uma linguagem própria e mais próxima das crianças, ele conseguirá passar os conhecimentos de uma forma mais tranquila e convincente. Ele vai falar sobre os cuidados com os dentinhos e sobre a importância de visitar o dentista regularmente.
Diante de tantas funções que um odontopediatra desempenha nos primeiros anos da criança, buscar um profissional especializado é bastante vantajoso. Entre os principais benefícios, podemos destacar:
- Fazer um acompanhamento preventivo, que identificará problemas de maneira precoce;
- Acostumar a criança desde cedo com bons hábitos de higiene bucal;
- Diminuir dúvidas, ansiedades e melhorar o conhecimento dos pais;
- Resolver problemas de maneira mais prática, fazendo com que a criança cresça com o sorriso bonito.
O professor de Ciências e o de Língua Portuguesa vão elaborar um projeto interdisciplinar para organizarem o dia da palestra e também precisarão definir as aulas para os alunos elaborarem a cartilha sobre os cuidados de higiene voltados para uma saúde bucal.
A cartilha instrutiva sobre higiene bucal será elaborada por cada criança, mas com intermediação dos professores. O professor de Língua Portuguesa vai fazer a revisão dos textos e o de Ciências vai reforçar os aprendizados adquiridos com o palestrante. É importante deixar as crianças à vontade durante a produção, ou seja, elas vão se utilizar dos recursos que têm. Recortes, desenhos, material sucata, enfim, farão parte da oficina de produção. As crianças necessitarão de papel sulfite ou cartolina, papel camurça, laminado, cola, tesoura, pincel etc.
As cartilhas dos alunos do 1º ano poderão ser expostas nos corredores da escola para apreciação da maioria. Depois de algumas semanas, as crianças vão levá-las para casa e apresentá-las aos familiares.
Sabemos que as cartilhas funcionam como ferramentas didáticas que favorecem a comunicação, facilitam a exposição de ideias e auxiliam na divulgação do conteúdo.