Heróis dos mares

Você já parou pra pensar como o lixo afeta o fundo dos mares? E como eles chegam lá?

No jogo Heróis dos Mares vamos aprender sobre os tipos de lixo que chegam aos mares e como eles afetam a vida marinha, além de machucar os pobres bichinhos que moram por lá. Você deverá comandar um submarino para fazer uma limpeza, recolhendo todos os lixos que aparecem no mar. Vamos nessa?

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Qualidade ambiental

(EF05GE10)

Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

O jogo "Heróis dos mares" tem como objetivo sensibilizar para questões sobre meio ambiente, mais especificamente a poluição dos mares e oceanos. Nele, o jogador é um submarino que deve identificar os tipos de resíduos sólidos presentes nos oceanos e retirá-los. O Submarino deve ficar atento e não bater em nenhum ser vivo. A cada fase o jogador identificará o aparecimento de um pequeno texto com informações relevantes sobre o próximo resíduos sólidos que ele deve coletar. Com esse jogo o aluno é sensibilizado sobre os impactos dos lixos no meio ambiente e será capaz de compreender a importância da proteção da vida marinha.

Reforçar a importância da vida marinha;

Conscientizar sobre o acumulo de lixo nos oceanos;

Conhecer os materiais sólidos que são descartados nos oceanos;

Diferenciar e identificar os diversos tipos de resíduos sólidos;

Entender os métodos de separação do lixo;

Compreender a importância da destinação correta dos resíduos sólidos;

Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;

Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;

Promover discussões coletivas;

Promover reflexões acerca da poluição;

Apresentar aos alunos os tipos de resíduos sólidos;

Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;

(Sugestão 1) Monte equipes e promovam os alunos como agentes do Meio Ambiente. Cada semana uma equipe fica responsável por circular a sala de aula e a escola para observar limpeza, vazamentos de água, descargas, e qualquer tipo de poluição. Peça para que os alunos anotem os problemas encontrados e proponha alguma solução. A equipe responsável pela semana lidera a investigação, porém toda a sala deve ajudar a resolver. A ação pode ser feita também no bairro da escoal.

(Sugestão 2) Proponha gincanas para o recolhimento de papelão, latas, plástico, pilhas e baterias. Leve esse material aos órgãos responsáveis de sua cidade e reverta o dinheiro arrecadado em alguma atividade recreativa para os alunos.

(Sugestão 3) Construir brinquedos e objetos com materiais reutilizáveis.

(Sugestão 4) Organizar uma sessão de cinema e apresentar os seguintes filmes:

1. Os sem-floresta

2. Lorax

3. Rio

4. A era do gelo

(Sugestão 5) Debater o vídeo: Microplásticos e a poluição nos oceanos | Minuto da Terra

(Sugestão 6) Mostrar aos alunos a separação correta dos resíduos sólidos. Se a escola não possuir lixeiras de coleta seletiva construa essas lixeiras juntamente com os alunos.

(Sugestão 7) Organize uma visita a cooperativa de coleta seletiva de sua cidade ou peça a visita de um dos cooperados.

(Sugestão 8) Apresentar aos alunos alguns vídeos da série “Mares Limpos”. Em seguida, oriente os alunos a fazer uma história em quadrinhos sobre o assunto.

Episódio 1

Episódio 2

(Sugestão 9) Registrar em cartaz por meio de textos e ilustrações as consequências da poluição urbana nos mares e rios de todo o planeta.

As habilidades essenciais propostas na BNCC reúnem temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, sendo capaz de identificar problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. A abordagens desses conteúdos proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, além do desenvolvimento do senso crítico e exercício de ética e cidadania.

Entre esses problemas ambientais podemos citar a poluição dos oceanos. Os oceanos produzem 70% do oxigênio que respiramos e abrigam 80% das espécies animais e vegetais. São fonte de alimentos, energia, sal, meio de transporte, recreação, entre outros. Além disso, eles são importantes reguladores do clima, absorvendo boa parte do calor gerado no planeta e acomodando variações de temperatura. Os oceanos absorvem cerca de 90% de todas as emissões de CO2. Contudo, os oceanos e consequentemente a vida marinha vem sendo ameaça pela poluição gerada nas cidades. Essa poluição é consequência de diversos fatores entre eles a falta de conscientização das pessoas. A sensibilização acerca desses problemas ambientais deve ser trabalhada desde os primeiros anos do ensino fundamental.