Ficha para o professor
O fundo do mar está repleto de lixo!
A vida marinha vem sendo prejudicada e não podemos deixar que ela acabe. Você tem o poder e a missão de ajudar a salvar o planeta. Então agora pilote o submarino com destreza e recolha todo o lixo que encontrar.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Componente curricular
Geografia
Ciências
Tema
Poluição dos mares
Série
3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano
Idade
08 a 12 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Monte equipes e promovam os alunos como agentes do Meio Ambiente. Cada semana uma equipe fica responsável por circular a sala de aula e a escola para observar limpeza, vazamentos de água, descargas, e qualquer tipo de poluição. Peça para que os alunos anotem os problemas encontrados e proponha alguma solução. A equipe responsável pela semana lidera a investigação, porém toda a sala deve ajudar a resolver. A ação pode ser feita também no bairro da escoal.
(Sugestão 2) Proponha gincanas para o recolhimento de papelão, latas, plástico, pilhas e baterias. Leve esse material aos órgãos responsáveis de sua cidade e reverta o dinheiro arrecadado em alguma atividade recreativa para os alunos.
(Sugestão 3) Construir brinquedos e objetos com materiais reutilizáveis.
(Sugestão 4) Organizar uma sessão de cinema e apresentar os seguintes filmes:
1. Os sem-floresta
2. Lorax
3. Rio
4. A era do gelo
(Sugestão 5) Debater o vídeo: Microplásticos e a poluição nos oceanos | Minuto da Terra
https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs&ab_channel=MinutodaTerra
(Sugestão 6) Mostrar aos alunos a separação correta dos resíduos sólidos. Se a escola não possuir lixeiras de coleta seletiva construa essas lixeiras juntamente com os alunos.
(Sugestão 7) Organize uma visita a cooperativa de coleta seletiva de sua cidade ou peça a visita de um dos cooperados.
(Sugestão 8) Apresentar aos alunos alguns vídeos da série “Mares Limpos”. Em seguida, oriente os alunos a fazer uma história em quadrinhos sobre o assunto.
Episódio 1
https://www.youtube.com/watch?v=3b9W9f7GH_o&ab_channel=Menos1Lixo
Episódio 2
https://www.youtube.com/watch?v=U46R0pUhuxw&ab_channel=Menos1Lixo
(Sugestão 9) Registrar em cartaz por meio de textos e ilustrações as consequências da poluição urbana nos mares e rios de todo o planeta.
Complementando o conteúdo
As habilidades essenciais propostas na BNCC reúnem temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, sendo capaz de identificar problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. A abordagens desses conteúdos proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, além do desenvolvimento do senso crítico e exercício de ética e cidadania.
Entre esses problemas ambientais podemos citar a poluição dos oceanos. Os oceanos produzem 70% do oxigênio que respiramos e abrigam 80% das espécies animais e vegetais. São fonte de alimentos, energia, sal, meio de transporte, recreação, entre outros. Além disso, eles são importantes reguladores do clima, absorvendo boa parte do calor gerado no planeta e acomodando variações de temperatura. Os oceanos absorvem cerca de 90% de todas as emissões de CO2. Contudo, os oceanos e consequentemente a vida marinha vem sendo ameaça pela poluição gerada nas cidades. Essa poluição é consequência de diversos fatores entre eles a falta de conscientização das pessoas. A sensibilização acerca desses problemas ambientais deve ser trabalhada desde os primeiros anos do ensino fundamental.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/heroisDosMares/