logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Festa Junina - Caça Palavras

Festa Junina - Caça Palavras

Jogo online divertido com o tema de festa junina. O jogador escolhe entre quatro categorias: Comidas Típicas, Personagens, Música e Dança e Itens da Festa, e deve encontrar as palavras escondidas no quadro de letras. Ideal para crianças, o jogo estimula a atenção e o vocabulário enquanto celebra a cultura junina com muita cor e animação!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
2º Ano
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Decodificação/Fluência de leitura

(EF12LP01)

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O game de caça-palavras sobre a temática “Festa Junina” vai movimentar a criançada do 1º e 2º ano, educador, nas aulas de Língua Portuguesa. Antes de partirem para a aula online, os alunos têm que estudar e argumentar sobre os assuntos em estudo.

Comece a aula, professor, perguntando às crianças se elas já participaram de uma festa junina e do que mais gostaram. Deixe-as se expressarem e trocarem vivências. Realize uma “Roda de Conversa”. Nessas conversas mais informais, educador, os alunos vão se soltando e ganhando mais autonomia. É uma ótima forma de promover a comunicação e compreensão das crianças. O professor precisa ser um mediador e possibilitar um ambiente acolhedor. Assim que todos os alunos se envolverem no diálogo e os argumentos se esgotarem, o professor poderá incentivá-los para uma dancinha ou brincadeira folclórica.

As brincadeiras juninas são o melhor que há no "arraiá". Elas vão variando de um lugar para outro e dependem muito da cultura local. O “Correio Elegante” é uma brincadeira ideal para ser realizada com as crianças na aula de Língua Portuguesa. O professor vai motivar suas crianças a escreverem uma cartinha para um coleguinha muito especial. Poderá ser uma cartinha de amizade ou até com um contexto romântico. Como as crianças do 1º e 2º ano ainda são bem novinhas, melhor definir a mensagem com teor de amizade. Para realizar essa atividade, educador, serão necessários alguns materiais, como cola, tesoura, canetinhas, cartões de cartolina (os tradicionais em formato de coração) e outros complementares. É importante deixar as crianças ornamentarem seu cartão de acordo com a criatividade de cada uma. Nesse tipo de atividade, os alunos desenvolvem habilidades mais complexas de leitura e ampliam o conhecimento sobre a nossa língua. Caso ocorra na escola uma “Festa Junina”, uma criança irá entregar aos coleguinhas as mensagens de amizade visando ao correio elegante. Ela fará o papel de carteiro. Será um momento muito divertido e de entrosamento. Propomos a revisão da produção de texto dos alunos pelo professor de linguagem. A mensagem precisa ser elaborada de acordo com os parâmetros estabelecidos e os aspectos linguísticos têm que ser corrigidos.

Existem outras brincadeiras bem sugestivas, como a “Dança da Laranja”. Em duplas, as crianças vão colocar na testa uma laranja e mantê-la na mesma sem deixá-la cair. As duas vão se esforçar para a fruta não cair ao chão. A cada momento que uma dupla deixar a laranja cair, terá que sair da brincadeira. Ganhará quem aguentar dançar com a fruta na testa mais tempo. Essa brincadeira é muito animada e todos dão boas risadas. É necessário colocar uma música temática para deixar o momento mais descontraído e a brincadeira mais divertida.

Cabe aos educadores escolherem brincadeiras que estejam de acordo com o perfil da turma. Se as crianças forem muito agitadas, propomos atividades de concentração, como um dominó temático. Ele é um jogo divertido e educativo, que promove o trabalho em equipe e a socialização. A ideia é criar um dominó com figuras e elementos característicos das festas juninas, como por exemplo, canjica, chapéu, viola, pipoca, milho, caipirinha, pamonha, cocada, cuscuz, noiva, cantor, padre, bota, sanfona etc.

Após as brincadeiras, o professor precisa motivar seus alunos para a execução do game em estudo. Nele, há temas selecionados, como “Comidas Típicas”, “Música e Dança”, enfim, para o desenvolvimento de cada caça-palavras. As crianças vão encontrar palavrinhas referentes ao assunto “Festa Junina”, que podem estar na vertical, horizontal ou até na diagonal.

Quando as crianças terminarem de realizar o game, educador, que tal trabalhar com textos que ressaltam nossa cultura e vivência? Propomos uma interpretação de textos mais antigos e recentes, no caso, para que seja possível uma analogia. Como eram as músicas de “Festa Junina” antigamente?

As músicas de festa junina infantil, educador, são muito importantes para a formação de nossas crianças e elas contribuem muito para o aprendizado de determinados valores.

A música a seguir, de “Luiz Gonzaga”, leva-nos para uma época muito boa em que essas festas tinham muita alegria e diversão. A letra da canção expressa a saudade do eu lírico (voz que se expressa no poema) das festas juninas mais tradicionais, que tinham muita simplicidade e ao mesmo tempo autenticidade. Há um questionamento do eu lírico: “Ele quem mudou ou as festas juninas?”. Trata-se de uma dúvida visando às transformações culturais e sociais ao longo dos tempos. O verso “Tinha tanta poesia” merece uma reflexão. Pergunte às crianças, educador, o que está implícito nesse verso.

São João Antigo
Canção de Luiz Gonzaga

Era a festa da alegria (São João)
Tinha tanta poesia (São João)
Tinha mais animação, mais amor, mais emoção
Eu não sei se eu mudei ou mudou o São João
São João
(Tinha tanta poesia) São João
(Tinha mais animação, mais amor, mais emoção)
(Eu não sei se eu mudei ou mudou o São João)
Vou passar o mês de Junho nas ribeiras do sertão
Onde dizem que a fogueira ainda aquece o coração
Pra dizer com alegria, mas chorando de saudade
Não mudei, nem São João, quem mudou foi a cidade
São João
(Tinha tanta poesia) São João
(Tinha mais animação, mais amor, mais emoção)
(Eu não sei se eu mudei ou mudou o São João)
Era a festa da alegria (São João)
Tinha tanta poesia (São João)
(Tinha mais animação, mais amor, mais emoção)
(Eu não sei se eu mudei ou mudou o São João)
Vou passar o mês de Junho nas ribeiras do sertão
Onde dizem que a fogueira ainda aquece o coração
Pra dizer com alegria, mas chorando de saudade
Não mudei, nem São João, quem mudou foi a cidade
São João
São João
São João
(Tinha tanta poesia) São João
(Tinha mais animação, mais amor, mais emoção)
(Eu não sei se eu mudei ou mudou o São João)

A seguir, uma música de que as crianças gostam muito devido à animação nela contida. O professor de Língua Portuguesa poderá preparar uma interpretação oral e escrita, além de organizar uma bonita coreografia. Na letra de música, percebe-se a presença dos elementos centrais das festas juninas: São João, fogueira, festa do interior etc. Os versos “Fagulhas, pontas de agulhas” e “brilham estrelas de São João” remetem às luzes e fogos de artifício que iluminam o céu durante as festividades. Esse cenário incrível faz com que as crianças sintam a magia dessa festa que encanta a todos. Ilustrar a canção “Festa do Interior”, em uma aula de pintura em tela, professor, será um sucesso para as crianças mostrarem seus talentos e habilidades artísticas.

Festa do interior
Canção de Xuxa - 1997

Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Segura as pontas meu coração
Bombas na guerra-magia
Ninguém matava, ninguém morria
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Segura as pontas meu coração
Bombas na guerra-magia
Ninguém matava, ninguém morria
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
E ardia aquela fogueira
Que me esquenta a vida inteira
Eterna noite sempre a primeira
Festa do Interior
E ardia aquela fogueira
Que me esquenta a vida inteira
Eterna noite sempre a primeira
Festa do Interior
Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Segura as pontas meu coração
Bombas na guerra-magia
Ninguém matava, ninguém morria
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
E ardia aquela fogueira
Que me esquenta a vida inteira
Eterna noite sempre a primeira
Festa do Interior
E ardia aquela fogueira
Que me esquenta a vida inteira
Eterna noite sempre a primeira
Festa do Interior

Objetivos para o aluno:

  • Identificar no caça-palavras do game os vocábulos referentes ao contexto de “Festa Junina”;
  • Ler palavras novas para ampliar o conhecimento sobre a Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de leitura mais complexas, como a compreensão e a interpretação de textos;
  • Relacionar as palavras temáticas do game às festas tradicionais da cultura brasileira;
  • Conferir as respostas do caça-palavras após conclusão da etapa visando ao tema escolhido;
  • Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;
  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
  • Elaborar mensagens de amizade para o correio elegante;
  • Interpretar canções e poemas que retratam a nossa cultura;
  • Identificar a voz do eu lírico nas canções e poesias;
  • Dançar e gesticular ao som de músicas juninas populares;
  • Confeccionar um dicionário junino para exposição nos corredores da escola;
  • Participar de uma atividade que centraliza as comidas típicas de festa junina;
  • Socializar-se com os coleguinhas através de dinâmicas, aprender os conteúdos e ao mesmo tempo desenvolver laços afetivos.

Objetivos para o professor:

  • Motivar para a execução de um game com caça-palavras temático;
  • Possibilitar às crianças aprenderem através das competências digitais e saírem das aulas maçantes;
  • Ampliar o vocabulário das crianças e melhorar o repertório;
  • Preparar atividades que desenvolvam a atenção e favoreçam a memória visual;
  • Trabalhar os temas relativos às festas juninas através de caça-palavras;
  • Estimular a localização espacial e agilidade mental;
  • Elaborar atividades com canções e poemas populares, característicos das festas juninas;
  • Estimular a autoestima e a autoconfiança dos jogadores;
  • Promover a socialização e o entretenimento das crianças;
  • Potencializar a memorização e aprendizado das crianças através de atividades lúdicas;
  • Desenvolver habilidades motoras através de atividades que envolvam danças e movimentos típicos das festas juninas;
  • Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.

Sugestão de abordagem para o professor

Nossa sugestão para os alunos assimilarem melhor os elementos característicos das festas juninas, educador, é ler histórias ou contos relacionados à festa junina e analisar o uso da linguagem, personagens e situações. As crianças podem dar sequência às histórias ou modificá-las. A produção de textos poéticos a partir da análise de outros também contextualiza os personagens dessa festividade.

Outra ideia muito boa é a realização de uma aula de culinária com receitas das comidas típicas de festa junina. As crianças têm que analisar as instruções contidas nas receitas, identificando as palavras que indicam quantidades, tempo de preparo, etc. Após cópia e troca de receitas, as crianças têm que definir uma única receita para ser feita na cozinha da escola. Pode ser pipoca doce ou canjica, cachorro-quente, bolo etc. Essa atividade deixa as crianças muito animadas e felizes. Afinal, quem não gosta de uma comidinha típica de festa junina?!

Complementando o conteúdo

Para complementar o conteúdo contido no game em estudo, vamos propor uma atividade com as palavras nele existentes: milho, bolo, canjica, pipoca, padrinho, noiva, violeiro, sanfona, xote, quadrilha etc. Será um desafio voltado para a escrita e identificação de imagem. O professor de Língua Portuguesa vai mostrar gravuras e imagens de personagens, de elementos típicos das festas juninas. As crianças têm que identificá-las, nomeando-as gradativamente. As ilustrações podem ser de revistas ou impressas. Se o professor quiser fazer cartazes, com certeza será mais atrativo para os alunos.

Conforme o educador vai revelando às crianças os desenhos, elas terão que mencionar o nome de cada elemento. Em sequência, o professor vai anexando à lousa as gravuras ou cartazes com o nome das mesmas. Essa associação vai ajudar na memorização e escrita dos nomes, reforçando os componentes de um cenário junino. Essa atividade favorece a convivência e interação das crianças em um momento lúdico.

Para reforçar ainda mais os nomes das imagens e objetos próprios do contexto junino, o professor pode propor às crianças a elaboração de um dicionário junino. Nele, as crianças vão desenhar e colorir os elementos da festa junina, atribuindo-lhes nomes e enriquecendo mais o vocabulário. O repertório dos alunos ficará melhor e também vão testar suas habilidades artísticas. Explique às crianças, professor de Linguagem, que um dicionário junino, também conhecido como “dicionário de arraiá”, é um recurso didático excelente que reúne palavras e expressões típicas das celebrações juninas no Brasil. Esses vocábulos são usados, geralmente, nas danças, canções, brincadeiras e comidas típicas dessa festividade. Faça uma exposição dos dicionários juninos à Comunidade Educativa nos corredores da escola.

Professor de Língua Portuguesa, saiba que ao planejar aulas com atividades juninas alinhadas à BNCC, você irá proporcionar aos alunos uma experiência educativa completa e muito significativa, uma vez que vai estimular a criatividade, favorecer a percepção de mundo deles, provocar uma interação social e alavancar o conhecimento das crianças visando às nossas tradições. Nós, do canal da “Escola Games”, estamos sempre por aqui para dar apoio e embasamento aos professores que querem dinamizar, enriquecer e melhorar seu planejamento escolar.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br