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Ficha para o professor

Direito da criança

Direito da criança

Você conhece os direitos das crianças? E se você é criança, conhece os seus direitos?

Hoje, em nosso game, vamos ter perguntas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei especial para as crianças e adolescentes de todo Brasil.

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

História

Tema

Língua escrita: prática de leitura

Respeito mútuo

Justiça

Série

3º Ano - 4º Ano - 5º Ano

Idade

08 a 11 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Diferenciar criança de adolescente;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Conhecer alguns direitos e deveres da criança e do adolescente;
  • Diferenciar criança de adolescente;
  • Descobrir como fazer para que seus direitos sejam garantidos;
  • Discutir sobre o atendimento da lei para todas as crianças;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Conscientizar as crianças de que possuem seus direitos e que devem ser respeitados;
  • Socializar, de forma sintetizada e compreensível, os direitos presentes no estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Propor atividade lúdica em que as crianças aprendam brincando;
  • Possibilitar o contato com a leitura, a partir das orientações do jogo, ampliando o vocabulário das crianças;
  • Desenvolver na criança a capacidade de perceber a violação de seus direitos;

Sugestão de abordagem para o professor

Propor o jogo em duplas ou trios, onde as crianças possam aprender juntas sobre o ECA.

Para enriquecer este Projeto, algumas sugestões de atividades:

(Sugestão 1) Pesquisar com as crianças, como era a infância de antigamente e identificar o que mudou, comparando com a infância das crianças que nasceram depois da lei.

Após o primeiro contato com este tema, contar para os alunos que irão conhecer o ECA por meio de uma turma que é muito conhecida de todos, é divertida, mas que também se preocupa com assuntos sérios. Acessar a Revista “A Turma da Mônica em o Estatuto da Criança e do Adolescente”, no sítio:

Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_14792.htm

Acesso em 20 de Julho de 2021.

(Sugestão 2) Explorar as páginas da Revista de forma interativa, onde os alunos possam se expressar, fazer perguntas, trocar ideias e conhecimentos.

(Sugestão 3) Após a leitura, interpretar a história oralmente através de perguntas, dando a oportunidade dos alunos tirarem possíveis dúvidas:

• O que significa ECA?

• Até quantos anos a pessoa é considerada criança? E adolescente?

• Qual é o primeiro direito garantido às crianças?

• Vocês consideram este direito importante? Por quê?

• Uma criança pode viajar sozinha? Do que ela precisa?

• O que é adoção?

• O Estatuto mostra somente os direitos das crianças? O que mais é mostrado?

• Quais os deveres que uma criança tem?

• Vocês cumprem esses deveres?

• Que outros direitos o Estatuto garante às crianças e adolescentes?

(Sugestão 4) Pesquisar e identificar o que mudou da infância dos nossos pais para a infância das crianças que nasceram após a criação da lei.

(Sugestão 5) Entrevistar um agente do Serviço Social do seu município.

(Sugestão 6) Produção de texto e cartilha informativa sobre os direitos e deveres da criança.

(Sugestão 7) Leitura do material sobre ECA no site Plenarinho, em seguida, propor produção história e quadrinhos.

Material disponível no site a seguir:

https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/07/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente/

acesso em: 20 de Julho de 2021.

(Sugestão 8) Imprimir e distribuir as atividades da cartilha a seguir:

http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1587643688641-atividades-eca-anos-iniciais.pdf

Acesso em 20 de Julho de 2021

Complementando o conteúdo

É importante conhecer o Estatuto na íntegra para abordar o assunto com os alunos, na sala de aula ou na sala de Informática.

Acesse o site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm e fique por dentro!

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público, assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O ECA foi instituído em julho de 1990, mas a realidade revela que se torna cada vez mais evidente a dificuldade de efetivação dos direitos inscritos no Estatuto na realidade cotidiana das crianças e adolescentes brasileiros. Desse modo, é importante e necessária uma ampla difusão do ECA e a proposição de ações mais efetivas que garantam o respeito a estes direitos.

Conheça sites e projetos que se remetem aos direitos da criança e do adolescente.

Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-2170.html

Acesso em 20 de Julho de 2021

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. Estratégia de leitura

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

HISTÓRIA

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/