Curupira na Amazônia

Você já conhece as histórias incríveis da Amazônia e do Curupira?

Venha jogar com a gente o super joguinho Curupira na Amazônia e se encantar com as histórias desse lugar tão famoso. A cada fase, você conhecerá uma nova história e poderá brincar de quebra-cabeça com as imagens dos personagens. É muito legal!

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Ciências
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Curupira é personagem de uma das lendas do folclore brasileiro, a qual fala de um ser mítico, que protege da floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubam as árvores. Por ser o guardião da floresta ele protege a nossa maior floresta tropical, a Amazônia. Neste jogo as crianças poderão saber um pouco mais sobre esse personagem e também sobre os animais e locais típicos da Amazônia. Este é um jogo que permite trabalhar com uma proposta interdisciplinar envolvendo os conteúdos de história, geografia, português, ciências e matemática.

Aprender sobre a biodiversidade da Amazônia;

Aprender sobre os personagens folclóricos;

Conhecer as características e localização da Amazônia;

Conhecer as características de alguns dos animais da Amazônia;

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Trabalhar o tema Amazônia;

Envolver os alunos em práticas de reconhecimento dos elementos do folclore brasileiro;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Apresentar aos alunos os demais personagens do folclore brasileiro. Para isso você pode utilizar o nosso Jogo Lendas do folclore.

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam desenhos dos animais montados no quebra-cabeça.

(Sugestão 3) Promover um teatro de fandoches com elementos do folclore brasileiro.

(Sugestão 4) Fazer um piquenique com alimentos típicos da Amazônia.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos identifiquem em um mapa onde está localizada a floresta Amazônica, em seguida pedir para que eles pintem a região.

(Sugestão 7) Pedir para que os alunos montem um mural com imagens da flora e da fauna do Bioma Amazônico.

(Sugestão 8) Solicitar que os alunos façam um cartaz de conscientização sobre a importância de se preservar nossa floresta Amazônica.

(Sugestão 9) Pedir os alunos que façam uma maquete da floresta Amazônica.

A importância da Amazônia.

A Amazônia não apenas abrange a maior floresta tropical remanescente do mundo, mas também abriga pelo menos 10% da biodiversidade mundial, incluindo flora e fauna endêmicas e ameaçadas de extinção, e seu rio é responsável por 15-16% do total mundial descarga do rio nos oceanos. A cobertura do dossel da Amazônia ajuda a regular a temperatura e a umidade e está intimamente ligada aos padrões climáticos regionais por meio de ciclos hidrológicos que dependem das florestas. Dada a enorme quantidade de carbono armazenado nas florestas da Amazônia, há um enorme potencial para alterar o clima global se não for administrado de maneira adequada.

Fonte: https://wwf.panda.org/discover/knowledge_hub/where_we_work/amazon/about_the_amazon/

Acesso em 28/11/2021

Curupira

Curupira é um ser mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião da floresta e por punir aqueles que entram nela para derrubar árvores ou caçar os animais. A descrição física desse ser afirma que ele teria corpo de menino, baixa estatura, cabelos vermelhos e os pés ao contrário, isto é, com os calcanhares para frente. Além disso, esse também teria grande força física. Esse personagem se originou na cultura indígena brasileira e acabou espalhando-se por todo o país. Foi uma das primeiras lendas indígenas registradas pelos portugueses.