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Ficha para o professor

Curupira na Amazônia

Curupira na Amazônia

Olá amiguinho,

Sua missão de hoje é montar os quebra-cabeças para revelar as belezas e encantos da Amazônia.

Vamos lá?

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Matemática

Geografia

História

Ciências

Tema

Quebra-cabeça

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

08 a 11 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprender sobre a biodiversidade da Amazônia;
  • Aprender sobre os personagens folclóricos;
  • Conhecer as características e localização da Amazônia;
  • Conhecer as características de alguns dos animais da Amazônia;
  • Estimular a aprendizagem;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar o tema Amazônia;
  • Envolver os alunos em práticas de reconhecimento dos elementos do folclore brasileiro;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Apresentar aos alunos os demais personagens do folclore brasileiro. Para isso você pode utilizar o nosso Jogo Lendas do folclore.

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam desenhos dos animais montados no quebra-cabeça.

(Sugestão 3) Promover um teatro de fandoches com elementos do folclore brasileiro.

(Sugestão 4) Fazer um piquenique com alimentos típicos da Amazônia.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos identifiquem em um mapa onde está localizada a floresta Amazônica, em seguida pedir para que eles pintem a região.

(Sugestão 7) Pedir para que os alunos montem um mural com imagens da flora e da fauna do Bioma Amazônico.

(Sugestão 8) Solicitar que os alunos façam um cartaz de conscientização sobre a importância de se preservar nossa floresta Amazônica.

(Sugestão 9) Pedir os alunos que façam uma maquete da floresta Amazônica.

Complementando o conteúdo

A importância da Amazônia.

A Amazônia não apenas abrange a maior floresta tropical remanescente do mundo, mas também abriga pelo menos 10% da biodiversidade mundial, incluindo flora e fauna endêmicas e ameaçadas de extinção, e seu rio é responsável por 15-16% do total mundial descarga do rio nos oceanos. A cobertura do dossel da Amazônia ajuda a regular a temperatura e a umidade e está intimamente ligada aos padrões climáticos regionais por meio de ciclos hidrológicos que dependem das florestas. Dada a enorme quantidade de carbono armazenado nas florestas da Amazônia, há um enorme potencial para alterar o clima global se não for administrado de maneira adequada.

Fonte: https://wwf.panda.org/discover/knowledge_hub/where_we_work/amazon/about_the_amazon/

Acesso em 28/11/2021

Curupira

Curupira é um ser mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião da floresta e por punir aqueles que entram nela para derrubar árvores ou caçar os animais. A descrição física desse ser afirma que ele teria corpo de menino, baixa estatura, cabelos vermelhos e os pés ao contrário, isto é, com os calcanhares para frente. Além disso, esse também teria grande força física. Esse personagem se originou na cultura indígena brasileira e acabou espalhando-se por todo o país. Foi uma das primeiras lendas indígenas registradas pelos portugueses.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

ENSINO FUNDAMENTAL 1

PORTUGUÊS

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

CIÊNCIA

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

GEOGRAFIA

(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

MATEMÁTICA

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/curupiraNaAmazonia/