Curupira Curioso

Venha ajudar o Curupira a encontrar os animais escondidos na selva! Ele é o guardião da floresta e precisa de um companheiro ou companheira para ajudar os animais. Ande pela mata, colete as estrelas, enfrente os obstáculos e leia as cartas com as dicas para descobrir qual animal está se escondendo nas sombras. Vamos lá?

Ciências
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

O Folclore representa a identidade cultural de uma nação. É durante a infância ouvindo contos, lendas e mitos que temos o nosso primeiro contato com o folclore. Ler livros, ouvir histórias já é um hábito dos alunos nesse período. Digamos que é uma tradição anual na escola o desenvolvimento desse assunto. Contudo, na geração conectada que recebemos hoje novas formas de ensinar precisam ser incorporadas no cotidiano, inclusive escolar. Por isso, esse jogo é uma ótima estratégia para trabalhar o tema folclore de forma lúdica, atual e divertida.

Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

Trabalhar habilidades motoras por meio do uso do mouse;

Aprender sobre a biodiversidade dos animais;

Aprender curiosidade sobre os animais;

Aprender sobre os personagens folclóricos;

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Despertar nos alunos o interesse em aprender sobre as lendas e personagens folclóricos;

Colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;

Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Primeiramente faça a contextualização da atividade. Conte alguma história ou leia algum texto que fale sobre o Curupira, sua origem, sua importância, os mistérios e envolvimento com a floresta.

Em seguida, apresente aos alunos o jogo. Explique o que deverão fazer para encontrar os animais.

A cada animal encontrado aparecerá um texto falando sobre ele.

Peça para os alunos lerem com atenção. Peça para que faça mais de uma leitura.

Após ter concluído o jogo proponha algumas das atividades listadas abaixo.

(Sugestão 1) Peça para os alunos desenharem o animal que ele mais gostou.

(Sugestão 2) Sente-se com os alunos em roda e peça para eles contarem aquilo que eles mais gostaram de aprender sobre os animais.

(Sugestão 3) Para os alunos do 3º ano peça para eles criarem uma pequena história em quadrinhos sobre o Curupira e os animais da floresta.

(Sugestão 4) Brinque com os alunos de mímica.

(Sugestão 5) Elabore um teatro sobre o curupira

(Sugestão 6) Faça perguntas sobre os textos que apareceram no jogo, como:

• O pirarucu é um peixe ou um mamífero?

• O que a onça pintada gosta de comer?

• Em quais estados vive a anta?

• Qual a importância do tucano para as árvores amazônicas?

• Quais as cores da arara?

• Quanto tempo é a gestação do peixe-boi.

• Quanto tempo vive o tracajá?

Lista de animais que foram abordados no jogo.

• Onça-pintada

• Anta

• Pirarucu

• Tracajá

• Peixe-boi

• Bicho-preguiça

• Tucano

• Arara

Observação: Cada animal apresentado no jogo possui dois nomes; seu nome popular e seu nome científico. Explique para os alunos que cada espécie possui um nome invariável, ou seja, em qualquer lugar ele é chamado assim. Esse é o nome científico.

Abaixo sugerimos outros dois jogos Escola Games que trabalharão novas habilidades, porém envolvendo o mesmo assunto: folclore.

Além dos jogos explore também as sugestões de atividades que colocamos nas fichas de cada um deles.

Curupira na Amazônia

Lendas do folclore

Além do tema folclore você também pode desenvolver atividades voltadas para a preservação do meio ambiente e ecologia, como:

• Espécies endêmicas de cada bioma.

• Espécies ameaçadas de extinção.

• Conservação de florestas.

• Relações ecológicas