Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Classificação dos animais

Classificação dos animais

O professor Sapão está de volta!

Ele vai testar seus conhecimentos sobre a classificação dos animais. Prepare-se para responder questões sobre: invertebrados, vertebrados, mamíferos, aves, répteis, peixes, aracnídeos, insetos, crustáceos e anfíbios.

Após acertar 5 questões, vá até a lagoa, para ajudar o professor a se alimentar.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Ciências

Tema

Vida e meio ambiente

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano - 5º Ano

Idade

07 a 11 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer as características de cada grupo de animais vertebrados e invertebrados;
  • Compreender as diferenças entre animais vertebrados e invertebrados;
  • Nomear as classes de animais vertebrados;
  • Nomear as classes de animais invertebrados;
  • Diferenciar as classes de vertebrados;
  • Diferenciar as classes de invertebrados;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Propiciar aos alunos a compreensão da diferença entre os animais vertebrados e invertebrados;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Antes de propor o jogo, levar para a sala gravuras de diversos animais, incluindo os que aparecem no game. Proponha a construção de cartazes com a classificação dos seres vivos.

(Sugestão 2) Leve os alunos para um passeio na escola e no quarteirão e peça para eles anotarem todos os seres vivos que eles conseguem ver. Em sala, solicite que eles façam a separação deles em grupos (plantas, vertebrados, invertebrados).

(Sugestão 3) Aproveite o assunto e introduza o tema de componente abióticos e bióticos e execute a atividade acima utilizando essa proposta.

(Sugestão 4) Utilizar a atividade de botões para introduzir o assunto sobre classificação dos seres vivos. Ela está disponível no link abaixo.

https://pontobiologia.com.br/sistema-classificacao-atividade-pratica/

acesso em 09 de Junho de 2021

(Sugestão 5) Construa junto com os alunos uma árvore filogenética mostrando a relação de parentesco entre os seres vivos. Faça essa atividade de forma simples e clara, Não introduza conceitos complexos de evolução. Dê foco nas similaridades entre os seres vivos.

(Sugestão 6) No site abaixo é possível encontrar 10 atividades lúdicas para você desenvolver o tema.

https://minhasatividades.com/10-atividades-sobre-a-classificacao-dos-seres-vivos/

acesso em 09 de junho de 2021

Complementando o conteúdo

ANIMAIS VERTEBRADOS: são aqueles que possuem vértebras que formam a coluna vertebral. São classificados em:

Mamíferos: alimentam-se do leite da mãe durante algum tempo após o nascimento. Possuem o corpo coberto por pelos. A maior parte dos mamíferos é terrestre. As baleias e os golfinhos também são mamíferos.

Aves: nascem de ovos. Possuem bico, asas e o corpo coberto de penas.

Répteis: geralmente nascem de ovos. Possuem o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças.

Anfíbios: A característica mais marcante é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.

Peixes: são aquáticos e possuem os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras. Respiram através das guelras ou brânquias. A maioria possui o corpo coberto por escamas.

INVERTEBRADOS: são aqueles que não possuem vértebras.

Podem ser encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos).

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/classificacaoDosAnimais/